::Porsche 356 'Gesetzloser'::

"Fuck off the puritans". Apesar de bastante agressivo e incorreto, creio que a frase expressa bem o sentimento de cerca de 99,9% das pessoas que acessam este blog (os 0,01% são os que acessam pela primeira vez e não gostam do conteúdo). Expressa também o sentimento de algumas pessoas na década de '50, quando a Porsche desembarcou seus primeiros modelos nos Estados Unidos e os puristas achavam um verdadeiro sacrilégio modificar modelos que beiravam a perfeição. Não demorou muito para que os irmãos Emery surgissem àquela época com seus Porsches 356 bastante de modificados. Estes "bastardos" recebiam o nome de Outlaws.

Apesar de tantos olhares de reprovação, mas com muitos outros de admiração, os Outlaws sempre foram muito apreciados e fizeram muitos jovens da época sonharem em montar bólidos baseados nestes modelos. Alguma semelhança dos os dias atuais?

Pelo sim, pelo não, a verdade é que Fred Veitch, de Colorado Springs/USA, sonhou com um só seu e sabendo que um amigo havia comprado um exemplar para servir de doador n restauração de outro 356 na década de '80, insistiu durante anos para que o que sobrou do 356 fosse vendido a ele, mas o amigo relutava. "Meu amigo David Jacobs usou o carro como doador para a restauração de um 356 na década de 80, em seguida, abandonou-o ao lado de seu celeiro. Por vinte anos eu tentei comprá-lo e ele não quis vendê-lo. Então, em 2002 ele deu à minha esposa para o nosso 25º aniversário de casamento", diz Veitch e o que seria um presente de grego tornar-se-ia um dos mais belos 356 Outlaws.






O projeto logo recebeu o nome de Gesetzloser, que é a gíria alemã para "sem lei". Nada mais apropriado. O Porsche 356, chassi n° 51608, ano 1953 foi encaminhado para a oficina de um amigo de Fred, que durante sete anos cuidou de cada detalhe, peça, acessório e pormenores, sempre sob a supervisão criteriosa do proprietário. Apesar dos 50 anos de idade, a carroceria não estava demasiadamente deteriorada, mas precisava de algumas peças novas e de um meticuloso trabalho de funilaria para poder honrar o belo desing. O capô dianteiro foi substituido por outro confeccionado em fibra de vidro, enquanto o traseiro recebeu uma peça moldada em alumínio. A carroceria foi completamente lixada, jateada e as partes irrecuperáveis e enferrujadas foram trocadas e recuperadas apenas com moldagem em aço e solda. A parede corta-fogo dianteira foi deslocada para frente para acomodar detalhes do novo interior e a parede corta-fogo traseira invadiu o local dos bancos traseiros para que o novo motor pudesse ser instalado. O túnel da transmissão também foi modificado para a instalação da nova caixa de marchas e foram instalados suportes para amortecedores nas caixas de rodas. Foram confeccionados novos braços para a suspensão dianteira, mais curtos, baixos e em formato de caixa (retangulares) para mais resistência. A soleira das portas foi confeccionada em aço inox e, do mesmo material, foi confeccionado o tanque de combustível alocado no porta-valise. Uma roll cage (gaiola) de três pontos confeccionada em titânio foi instalada logo atrás dos bancos dianteiros e no mesmo material foram moldados novos pára-choques dianteiros e traseiros. Ainda nesta etapa, Fred escolheu instalar duplas lanternas com LEDs e modificar os limpadores de pára-brisa para cima do vidro, como nos primeiros VWs da década de 50.





















Com a funilaria completamente pronta e os detalhes decididos, o 356 foi encaminhado à pintura e lá recebeu a cor Azure Blue, modificada com uma maior quantidade de pigmentos pretos para deixar o Porsche com uma tonalidade mais sombria e diferenciá-lo de alguns originais nesta cor. Então alguns acessórios puderam ser instalados e os novos vidros selaram o interior. Os vidros laterais traseiros foram confeccionados em lexan e neles foram feitas saidas de ar, como nos modelos de competição. Faróis auxiliares instalados ao lado das barras de impulsão (pára-choques) e os faróis principais receberam lâmpadas de xenônio. Fred solicitou a confecção de dois badges com a inscrição "Gesetzloser" para o painel e traseira.











O interior recebeu um banho completo em couro e tecido alemão. Os pedais de competição com dois cilindros-mestre para equalizar a distribuição da frenagem foram instalados e os reservatórios deslocados para o lado do tanque de combustível. Os bancos em concha GT modelo Bomber Jacket foram forrados em couro e o volante de madeira original Porsche fazem par com a manopla de câmbio confeccionada em titânio. Os manômetros do painel foram modificados, revisados e auferidos para o novo sistema de rodagem e foram adicionados novos manômetros de temperatura de óleo e pressão do turbo.










SIM!!! Já que era para ser um "fora da lei", para quê manter o motor aspirado? Ao motor VW boxer Type 1 refrigerado a ar, com medidas internas de 82x90,5mm (2.100cc), foi adicionado um turbocompressor com baixa pressão afim de tornar os passeios do Sr. e Sra Veitch ainda mais emocionantes. Foi escolhida esta base mecânica por ter suas paredes internas mais espessas e aguentar bem a maior pressão de trabalho. Os sistema de injeção instalado é um CB Performance e gerencia todo o funcionamento do motor. As mangueiras de água, combustível e os conduites de óleo são todos em malha de aço inox. Uma ventuinha de Porsche 911 foi instalada para auxiliar na refrigeração. O motor recebeu ainda um reservatório de cárter seco para reduzir a temperatura do óleo lubrificante, confeccionado em aço inox e as tampas dos corpos de borboletas foram usinadas em alumínio. A embreagem agora conta com acionamento hidráulico.





A suspensão conta com amortecedores Koni nos quatro cantos. Os freios são a disco sólidos e perfurados nas quatro rodas de diâmetros de 12,5" na dianteira e 10,5 na traseira, com pinças Wilwood de quatro pistões na dianteira e dois na traseira presos por suportes da Porsche. Os novos braços da suspensão dianteira receberam uma barra estabilizadora incorporada de 19mm para impedir que a cambagem da roda externa à curva atinja um grau positivo em curvas. A chapa de aço que forma as torres da suspensão dianteira original foi substituida por outra mais espessa, pois não existe barra anti-torção superior e, desta forma, pode-se aumentar a rigidez estrutural do 356. Na suspensão traseira o Porsche recebeu uma barra estabilizadora confeccionada em titânio de 19mm, uma barra anti-torção de 30mm e um compensador de cambagem da Skimants com feixe de duas lâminas para ajuste e manter o 356 alinhado e seguro mesmo nas curvas mais fechadas. As rodas utilizadas no "Gesetzloser" são as que equipavam originalmente os Porsches 993 e 964 da década de '90, perfuradas para alívio de peso e deixando o Porsche 356 com um estilo ainda mais 'Glöckler Race' e são calçadas com pneus Kuhmo Ecsta de medidas 195/50-16".









Pesando 760kg e com potência de 204cv, o 356 "Gesetzloser" apresenta uma relação peso/potência digna de muito carro esportivo atual. Sua dirigibilidade extremamente direta e crua faz com que o exemplar se desenvolva bem em qualquer traçado ou reta, mas o que Fred gosta mesmo é de passear com sua esposa a bordo deste "fora da lei".








::Wallpapers::



Sou apaixonado por "build threads" e sempre que posso acompanho diversos deles. O único problema é conseguir sintetizar todo o projeto em um post leve, não-cansativo, com as fotos corretas, descrevendo ao máximo as modificações, sem perder o norte da matéria... mas confesso que já estava sentindo falta de ver um destes projetos concluidos e poder relatá-lo por completo.

Espero que gostem.
Abraços!

19 Acelera!!!:

  1. Com todo o respeito...

    PUTA QUE PARIU!!! Muito animal esse Porsche. Sonho total!

    Parabéns pelo blog.

    Rafael®

    ResponderExcluir
  2. animal demais! o carro em si ja tem um design monstro!

    ficou lindo demais!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhhhh!!! Parabéns run4fun! Baita post!
    Cara, que tezão! Que projetaço! Ignição na esquerda, motor a ar turbo, trambulador à mostra, peças feitas em inox... Putz cara! Esse é meu norte!

    Valeu Rafa! Abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com inveja!

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  5. Faço coro ao amigo acima,

    Que belo carro e parabéns pelo blog.

    Abraços,

    Roberto.

    ResponderExcluir
  6. Faço par com o comentário do Rafael...
    Lindo Porsche !!!

    ResponderExcluir
  7. te acompanho a tempos rafa, mas estou sem palavras com esse projeto, colocaram total dedicação e respeito que um 356 tem que receber, todos são unicos, e ver um não replica com esse primor, me deixa muito contente, quero ter um destes, mas a condição financeira vai me levar a ter uma replica, assim espero, abss e o blog sempre com a nata. vlw

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, adoro posts sobre carros antigos e melhor, aparecendo a sua restauração/modificação...
    continue assim, o blog cada vez está melhor, parabéns mesmo...

    abração

    ResponderExcluir
  9. Caro Run,

    sou um aficcionado por Porsche.

    Este da matéria então...

    Parabéns pelo site!!!

    Abraço.

    Danovan (matosnovaes, UnoClub)

    ResponderExcluir
  10. SIMPLESMENTE Ñ HA PALAVRAS NO DICIONARIO PARA DISCREVER A MUNHA EMOÇÃO DE LER AS MATERIAS E VER ESSAS FOTOS!!! É UMA MARAVILHA CARA VC É D+

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores posts do blog!

    ResponderExcluir
  12. projeto Minucioso! e de muito bom gosto... so não consegui gostar dos lipadores de parabrisa, Mas o restante do conjunto ta perfeito!

    parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir
  13. vlw pelo post...perfeito...esse porche é animal...muito bom mesmo...vlw!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos pelos comentários. Realmente é um carro onde os detalhes são peças fundamentais e ao mesmo tempo, não. Um legítimo outlaw.

    Obrigado ainda aos elogios ao blog e ao meu hobby. Mesmo sendo um "passa tempo", tento entregar a vcs algumas postagens de qualidade e conteúdo.

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  15. coisa rara de se ver!!!

    demorei pra visitar o blog...mto ocupado, mas sem duvida num perdi nada!!!!!!

    belas materias como sempre!!!

    ta de parabens!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente perfeito!
    Fiquei cheio de idéias...

    ResponderExcluir
  17. Obrigado! Por brindar-nos com essa linda sequencia de fotos, e principalmente de um Porsche. vlw!coutinhocarlos@ig.com.br

    ResponderExcluir