::VW Gol G3 1.6 Turbo::

Nossos hermanos Argentinos da Manzini Preparações resolveram apimentar um pacato VW Gol G3 ano 2000, que lá só é equipado com o motor 1.6L de oito válvulas.

Com um conjunto íntegro em mãos, a idéia inicial sempre foi turbinar o Gol para correr "las picadas" (arrancadas argentinas). A idéia de montar um turbo simples, sem peças internas forjadas e baixa pressão foi deixada de lado logo no início para poder montar um conjunto mais completo e robusto, mas ainda assim, sem estardalhaço.

.:run4fun:.
.:run4fun:.

Pistões, camisas e bielas forjadas da Iapel entraram em cena e um novo coletor foi montado. A turbina é uma T3 240 da Master Power que conta com intercooler frontal exposto pela grade inferior e, enquanto está sendo amaciado, trabalha com apenas 1Bar de pressão regulado por meio de válvula wastegate. O escape confeccionado em 2,5" foi feito pela Vertgo e a injeção original recebeu um re-mapeamento. Estima-se entre 250 a 300cv para esta configuração.

.:run4fun:.

Internamente o VW Gol argentino conta com poucos acessórios, justamente para não chamar atenção. Foram instalados apenas dois manômetros: um de mistura ar/combustível e outro que informa a pressão de atuação da turbina da empresa Orlan Rober.

A suspensão recebeu uma nova configuração de molas e amortecedores aliando o conjunto à nova potência do motor. As rodas 7x16" receberam pneus 205/40-16" permitindo que o VW Gol ficasse muito atraente e com alguma borracha para "torcer" nas arrancadas.

.:run4fun:.

Com um conjunto simples, mas bem acertado, este Gol anda entre 14,2 e 14,8 segundos nos 402 metros no autódromo de Galvèz-AR. Nada mal para uma receita simples, divertida e bastante eficiente.

Abraços!

2 Acelera!!!:

  1. mto bom esse g3

    arrumado do jeito q eu gosto!!!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito o gol. Que rodas são essas?? Modelo, tamanho.

    ResponderExcluir