::Começou 2013 - Seria cômico se não fosse trágico::

Se pensam que todos os meus posts descritivos são movidos à álcool e insanidades... vocês estão certos. Em partes. Este é mais um deles, mas não estou bêbado. Não agora. Ou eu penso que não.

É mais complicado de explicar do que viver.

O ano começou bastante diferente de todos os outros que eu vivera. Pela primeira vez tive a oportunidade de passar o natal e o ano novo com minha família completa à beira mar. Já faziam 7 anos que eu não tirava férias e desde o início de 2012 estavamos programando este descanso para todos. Precisávamos.

Graças a Deus 2012 foi um ano repleto de realizações profissionais e pessoais. Claro que houveram atropelos, desilusões, dificuldades e momentos de desespero, mas tudo foi superado e o que não foi está em vias de findar. Um passinho de cada vez e se necessário, voltamos uma casa nesse jogo da vida para que possamos seguir em frente.

Reformamos o escritório, o projeto do Fusca engrenou, solidifiquei relações interpessoais, conheci novos amigos, dei mais valor aos que eu tinha e as coisas foram se encaminhando bem. É... eu recebi meu pote de ouro.

Minha sobrinha/afilhada nasceu, minhas pequenas passaram o ano sem qualquer susto de saúde e família vai bem, obrigado! Pé de coelho, folha de arruda, figuinha... porra nenhuma dessas crendices populares. Graças à patroa re-fortaleci minha fé e ví que meus percauços eram apenas erros de projeto de vida, falta de programação e vacilos.

Ninguém é responsável pelos seus erros, mas você nunca acerta sozinho!

Se em 2011 uma das minhas maiores realizações pessoais foi começar a redigir textos para o Jalopnik, em 2012 a realização veio por meio da participação na Revista Super Speed. 2013 é uma icógnita, mas a estratégia é fortalecer ainda mais os elos que unem este hobby e nunca deixar a peteca cair.

Creio eu que melhorei nas fotografias. Não sou e nem quero me promover a fotógrafo, mas preciso me virar por aqui enquanto os amigos Rodrigo Romão, Diogo Glovatski e Felipe Noveli não viram profissas/ricos e começam a viajar Brasil afora apenas para fotografar carros para o blog e demais projetos.

Projetos.... essa palavrinhas tem me incomodado por demais desde o início de Dezembro/2012 por conta da minha completa falta de tempo. O amigo Mauricio Trommer me fez uma proposta irrecusável, mas devido à correria de fechamento da empresa para o recesso e alguns desentendimentos em alguns veículos de comunicação, precisei segurar a peteca para não deixar tudo desmoronar. 2013 vai ser mais um ano de realização hobbystica (desculpem o neologismo infundado, mas não ví palavra melhor para descrever).

O ano começou bem. Não tinha como ser diferente.

Dia 01/01/2013 às 06:00 AM na praia de Cabo Branco/PB

Na foto acima eram aproximadamente 06:00 da manhã na capital paraibana. Depois de uma noite inteira regada a Old Parr e Logan (Jack acabou antes mesmo da festa começar!), nada melhor que um mergulho no mar para lavar a alma (e a cachaça) com o pai, sentar no barzinho, pedir uma porção de Fava e uma Skol extremamente gelada na companhia de um cara que me deu um dos melhores presentes de 2012.

Levar as minhas neguinhas na praia, descansar ao sol, falar besteiras, esquecer (mesmo que parcialmente) as preocupações do trabalho, viver em família e proporcionar às minhas filhas este ambiente, fez 2013 começar melhor.

Pilhas recarregadas, hora de trabalhar pra valer e fazer um mundo novo acontecer.

A ansiedade de voltar tinha um nome: Gorete.

Eu não via o Fusca desde o dia 19/12 e até a volta era inevitável passar um dia sem pensar nela. Via Fuscas zuados e comidos pela maresia da praia e lembrava dela. Ví alguns bem inteiros e a lembrança só aumentava a vontade de voltar e ver o que ela tinha evoluido. Vai ser bom ficar um tempo longe e descansar disso tudo, eu pensei.

É uma pena que pensamentos não concretizam sonhos.

Dia 07/01/2013 eu chego no escritório para começar os trabalhos, deixo a mochila, ligo o notebook e vou à oficina. Confesso que não entendi bem o que aconteceu, mas o sentimento que tomou conta de mim foi um misto de revolta, ódio e vontade de matar.

Segundo o mecânico, um de seus auxiliares estava movendo os carros na oficina e não viu a Gorete. Baixou uma caminhonete do elevador e uma das rodas amassou o teto do Fusca. Ao meu ver, tentaram passar o Fusca por debaixo do elevador e não viram que o carro de cima estava baixo demais. Quando o Fusca pegou na ondulação do meio do elevador, o carro subiu e bateu o teto no pneu do carro que estava em cima, pois o teto tem marca de arrasto. Uma descida não causaria isso:



Então troquei meias-palavras com o mecânico e deixei clara a minha indignação. Tudo bem, ele iria mandar arrumar e ainda temos contas a acertar. Apesar da chateação, preferi engolir a seco de deixar para a "conversa final", afinal, marcas de oficinas acontecem em todos os lugares e esta não seria a primeira (e nem de longe a última). Achei mais alguns arranhados novos e um desalinho na dianteira. Voltei ao trabalho.

Hoje ao sair do trabalho (após um verdadeiro temporal) passei pela frente da oficina e ví o Fusca com as portas abertas e um cabo pendurado como se fossem tentar uma chupeta. O auxiliar veio chegando com um Corsa e conectou as baterias. Eu de longe, só olhava sem ser visto. Uma, duas, três... sete tentativas de fazer o Fusca funcionar e NADA. Me aproximei e ví aquilo que não queria ter visto.



A frente não estava "um pouco" desalinhada. Estava completamente torta! Um dos braços de sustentação do capô estava completamente torto e não descia! O vão passa uma mão inteira e fica bem do lado da caixa de fusíveis! Com a chuva forte, o porta-malas do Fusca ficou completamente enxarcado.

Pra piorar minha indignação, alguém foi trocar as maçanetas e manivelas das portas e retirou os vidros para poder regular as canaletas. Resultado? Bancos, carpete, peças e assoalho completamente molhados! Em alguns pontos era possível mergulhar a mão!

A cara de desespero do auxiliar e da esposa do mecânico quando me viram chegando e tirando fotos foi de completo desnorteio. Nenhum deles sabia me dar explicações sobre o por quê a porra do carro estava daquele jeito!

O mecânico (dono e com quem eu trato tudo) não estava lá. Colocamos o Fusca pra dentro da oficina empurrando e, no alto de toda a educação que meus pais me deram, fui claro: PEÇA PRA ALGUÉM ENXUGAR O INTERIOR PRA NÃO FUDER AINDA MAIS A CAGADA E NÃO QUERO MAIS QUE TIREM ESSA PORRA DAQUI ENQUANTO EU NÃO CONVERSAR COM O DONO!

Um moleque que ajuda por lá foi logo tratando de catar uma esponja, um balde e ir secando o interior. A esposa do dono pediu calma, que isso não era culpa deles, que a chuva veio de repente e blá, blá, blá...

É... realmente... a culpa deve ser minha, que trabalho feito um filho da puta pra dar asas aos meus sonhos, pago as contas e coloco $$$ na mão de um bando de imbecil que não se importa com um projeto onde antes de qualquer valor só importa o sentimento.

Pois bem, este é o sentimento: Desilusão!
Algo que estava tão perto, cada vez fica mais e mais distante. Ao que parece, estou salgando carne podre. Dando um passo adiante e três para trás...

Preciso pensar seriamente no que fazer. Ou levo o carro para casa e termino em 20 anos fazendo eu mesmo minhas cagadas, ou continuo insistindo em acreditar que existem profissionais sérios e comprometidos em realizar sonhos.

A vontade é de rir, pois chorar não vai resolver meus problemas.

11 Acelera!!!:

  1. eu cheguei a conclusão, quer que funcione? faça voce mesmo... em sc so me ferro com os ditos "profissionais" triste isso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase nessa. O problema é levar ela pra casa no estado em que está.
      Não ainda ainda e tem muita coisa na oficina que precisa ser feita antes de levar embora mesmo em mal estado.

      Excluir
  2. Caralho Rafa! Que idiotas!!! Fico muito puto com a falta de respeito que esses "profissionais(???)" tem com o dinheiro dos outros. Depois ficam chorando, dizendo que não tem sorte na vida, pois não tem clientes.

    Detesto deixar o carro nas mãos desses merdas. Sei que não podemos generalizar, mas até hoje não achei um que não fizesse uma cagadinha. Pena que a falta de tempo, e espaço, me impedem de fazer muita coisa no meu carro.

    Força ai Man!!!!

    Abração

    Alvaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alvaro!

      O cara vinha trabalhando até bem, mas foi eu me afastar um pouco que tudo desandou.
      É foda!

      Excluir
  3. Chega a dar revolta. Tenho um Chevette L 1993. Ando com ele baixo, em dezembro comprei 4 molas novas, para levantar o carro e viajar de boa. Dia 29/12, horas antes de eu pegar a estrada oi carro faltou freio, a oficina onde eu levantei o carro estava fechada. Fui em outra oficina, o problema do freio foi o suporte da mangueira da pinça q estava solto e quebrou o cano de oleo. Conseguir comprar o cano o mecânico trocou o cano e prendeu o suporte. Peguei a estrada, 40 Km depois senti um ruido estranho, encosto o carro e vejo que o fdp não apertou a pinça de freio, onde segura o suporte, um parafuso se perdeu no caminho e o outro estava quase solto. Agora aprendi, pode ser a oficina que for for, qualquer serviço, vou ter que conferir parafuso por parafuso.

    ResponderExcluir
  4. Mas afinal o que gerou tamanho estrago na alça do capô? De descaso com os sonhos alheios entendo bem, o meu carro esteve em uma oficina para fazer uma geral na parte elétrica, resumo? deixaram os vidros abertos e uma gata deu cria dentro do carro, mas coragem e paciência, se ainda faltar muita coisa que você não possa fazer insista para que o dono da oficina termine o resto faça você mesmo é bem mais seguro.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Brasília eu já desisti de procurar bons serviços de lanternagem, até as concessionárias daqui são ruins. Eu também parei o meu projeto por conta das cagadas que tenho visto nessas oficinas, meu outro carro e o da esposa sofreram recentemente por conta de maus serviços, principalmente da POLICARROS (513 Norte). Meu projeto ficará parado até eu encontrar uma oficina que preste um excelente serviço e que respeite o cliente. Boa sorte com a Gorete. Abraço Raphael7

    ResponderExcluir
  6. É por isso que eu procuro fazer todo tipo de serviço no meu carro, ninguém entende/respeita o apreço que temos por nossos projetos. Existem sim oficinas que cuidam realmente de nossos sonhos, as muitas vezes o valor é fora de nossa realidade, ou a distância fode com tudo. Mas tenha fé Rafa, essa é uma paixão bandida, você ainda vai ter desilusão e muitas felicidades com esse projeto, se fosse fácil não teria graça, eu também passo por muito i$$o. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara acompanho seu blog faz um tempo já..acompanho sua saga com a Gorete e isso me faz cada vez ter mais ânimo p/ nunca desistir do sonho de ter um antigo(leia-se VW "a ar", qualquer um que seja).

    Quando vi esse post, fiquei puto e indignado por vc..PQP!! Não sei se existem palavras p/ consolar, então não vou falar nada, a não manifestar a minha indignação.

    Não desista da Gorete por conta de terceiros..como vc mencionou, esses bostas não trabalham com sonhos, apenas com pçs.

    Abraço!

    Fé em Deus e pé na tábua!

    ResponderExcluir
  8. Caramba brow, é de ficar indignado!Já vi cada coisa parecida com essas tbem,isso é total falta de respeito! Bola prá frente e troque de oficina!
    Abraço e ótimo 2013!
    Fabiano

    ResponderExcluir
  9. Fico muito triste por tudo que aconteceu com gorete,mais tem fé em Deus que tudo vai da certo!!!
    Cara se eu soubesse que vc iria passear em joão pessoa eu tinha te encontrado pra fazer novas amizades e conhecer vários lugares lindos. um abração e boa sorte.

    ResponderExcluir