::Opel Vectra model B 3.0 V6::


Ao observar este belo Opel Vectra B nas fotos de um dos eventos do portal Raceism, da Polônia, me ocorreu algo desconcertante. Já fazia algum tempo que eu buscava algum Vectra num estilo diferenciado para trazer ao blog, mas queria em terras nacionais e não encontrei nenhum que me abrilhantasse os olhos. Resolvi então buscar informações e fotos daquele que estava exposto no evento.

Alguns meses se passaram e em meu arquivo apenas as duas fotos que o evento divulgou sobre o carro. Um clique ou outro malacabado aqui e outro acolá em fóruns aleatórios, até que dois belos ensaios foram publicados. Então meu queixo caiu.






Em ambos, o fotógrafo Hidden Lucas tratou de expor o belo Vectra model B de Thomas "Un_ix" a um ambiente pacato, completamente oposto do temperamento e visual deste carro. Observe bem! É um simples Vectra, mas são os pequenos detalhes que tornam os olhos fixos em certos pormenores, pois são eles que deixam até os maiores entendedores do modelo boquiabertos.

A pintura é a mesma utilizada nos Audi S5 e denomina-se Gray Meteor, uma tonalidade bastante diferente dos cinzas comuns que encontramos nos catálogos. Para tornar o visual ainda mais agressivo, pára-choques da Zender foram instalados na dianteira (juntamente com a grade superior grelhada e sem símbolo) e traseira, sendo que este último ainda conta com um aplique inferior confeccionado em fibra de carbono feito pela Carsdream. Os faróis dianteiros foram abertos e um novo molde foi feito para a adaptação de um conjunto de projetores originais da Mercedes Benz W211. As lanternas traseiras são da Hella e sua lente de duas cores destaca-se da original por seu aspecto fumê na área da seta e ré.





Os destaques externos do projeto são as belíssimas rodas OZ modelo Futura de medidas 8,0x18" ET 35mm calçadas com pneus 205/35-18" na dianteira, enquanto na traseira são utilizadas rodas de medidas 9,0x18" ET 22mm calçadas com pneus 215/45-18". São elas que escondem os enormes discos de freio herdados de um Lancer Evo IX de 308mm, com pinças Brembo e pastilhas Ferodo. Um conjunto de coilovers da Koni é quem dita as regras na suspensão, enquanto as torres dianteiras são amarradas por uma barra anti-torção da Wiechers.


Internamente o que é sóbrio chama a atenção por ser original. Os bancos dianteiros são os belos Recaros vindos de um Vectra GSI com couro de padronagem da Porsche, mas com inserções de Alcantara. A mesma padronagem segue pelos forros de porta e revestimentos de colunas. Ao abrir as portas traseiras o que se vê é apenas a semi rollcage de quatro pontos em alumínio polido da Wiechers e dois amplificadores, sendo um iPaul 4300 e um DM2000, que são controlados por uma unidade central Pioneer modelo DEH-P88RS-II e abastecem os falantes das portas e locais originais com um barulhinho bom.




Ao abrir o capô, a diferente tonalidade do cofre é o que ajuda a destacar os cromados e aparatos confeccionados em fibra de carbono que embelezam o forte motor 3.0 V6 que agora gera saudáveis 255cv. Para chegar nesta cavalaria, um filtro de ar K&N foi instalado em um coletor desenvolvido pela MG Motorsport enquanto o escape foi completamente refeito pela Slaskie com coletores e tubos em aço inox. Um radiador de óleo da Mocal foi instalado logo atrás da grade dianteira para manter o lubrificante sempre na temperatura de trabalho ideal. O acerto foi feito com o uso de uma piggy-back ECUMaster DET III FIT feito pela ProjectXS e deixou tudo dentro do bem equalizado. A embreagem conta com platô reforçado e engrenagens Lucas Lobro para dar conta da nova disposição do motor.


Não trata-se de enaltecimento do que é gringo ou menosprezo pelo que se vê em nossas terras, mas um projeto dessa magnitude e esmero no acabamento é algo a ser bem observado e partilhado.

Por várias vezes fui pego admirando estas fotos e imaginando como montar algo semelhante com o que temos por aqui e logo me vi com um corpo de Vectra CD, um motor V6 de Captiva na garagem e alguns tostões sobrando na conta bancária para tentar solucionar esta equação.

Abraços!

3 Acelera!!!:

  1. Ou quem sabe mesmo o 4.3 V6 das S-10/Blazer da década de 90... Ia fazer alguns corações baterem mais rápido, certamente.

    ResponderExcluir
  2. Belo Vectra.

    http://leroicotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir