::Salvem o MAB::

Quem acompanha algum fórum ou blog automobilístico do Brasil, certamente já viu algo sobre o Museu do Automóvel de Brasília. Trata-se na verdade de um pequeno memorial da nossa cultura automobilística, com diversos exemplares raros, curados por Roberto Nasser.

Muitos dos moradores de Brasília/DF talvez nunca tenham ido ao museu. Um prédio baixo, sem recursos visuais/arquitetônicos, encravado no meio do Eixo Monumental... que não chama atenção de forma alguma, mas abriga verdadeiras relíquias da história automobilística nacional com alguns carros que ostentam um padrão de originalidade de deixar no chinelo muito carro novo por aí. Trata-se de um trabalho precioso... que o Ministério dos Transportes está querendo destruir.

O Min. dos Transportes requisitou à Fundação Memória dos Transportes (mantenedora do museu) o espaço para servir como arquivo-geral de documentos. Reitero o que já foi dito em vários locais: ISSO É UMA ENORME BABAQUICE!!!

Será que o calhordas (ir)responsáveis pela guarda e cura destes mesmos documentos que estão querendo enfurnar no espaço do MAB não conhecem um equipamento chamado scanner? Aquele que se digitaliza documentos de todos os tipos e tamanhos para guarda em formato de arquivo em backups? Se o problema é armazenamento e autenticidade, a tecnologia também resolve! Basta assinar digitalmente os arquivos por meio de certificação digital e pagar o aluguel de algum disco rígido junto a empresas especializadas. Contrato firmado e tudo bonitinho, não será necessário mais do que um pequeno espaço dentro de uma mísera gaveta para guardar a entulheira de papeis que estão querendo colocar no lugar da Limosine Itamaraty, do GT Malzoni, do Simca, Ford Model A, Alfa Romeu Giulia...

O Museu é aberto para visitação ao público de Terça a Domingo, das 11:00 às 18:00hs e, na minha opinião, vale mais a pena uma visita lá do que a muitos "pontos turísticos" de Brasília, principalmente para quem curte a história do automóvel e belos exemplares.

Já existe uma petição pública on line de apoio ao MAB que será encaminhada à Presidência da República e neste final de semana, no dia 12/09/2010, às 10:00hs, os entusiastas brasilienses irão se reunir no Memórial JK para acompanhar o retorno do Ford Galaxie do ex-Presidente Juscelino Kubitschek e em seguida seguiremos em caminhada para o Museu do Automóvel de Brasília.

Àqueles que puderem comparecer, façam este esforço! Acordem cedo no Domingo e façam seu dia valer a pena! O assunto pode ser tema da prova do MPU e nada melhor do que estar por dentro do assunto!
; )

Encontro vocês lá!

Grande abraço a todos!

2 Acelera!!!:

  1. Rafa, sou arquiteto e apaixonado por carro, meu projeto final de graduação foi um MAB... conheci muitas pessoas relacionadas ao Nasser mas não tive a chance de conhecelo, ainda mais que foi meio nas correria meu projeto, sabe como é né!!
    Mas o principal motivo de esse ser o meu tema na época, foi que, como pode uma cidade planejada para o Automóvel, ter tantos memoriais, e não ter um Memorial/ Museu do Automóvel... Espaço o uql, no meu projeto, tb seria espaço para encontro e festas temáticas!! tipo reunião de carros anos 40... depois 50... depois 60... e assim vai!! Hotrod, ratrod, RoodRide...
    Ja dei a minha colaboração e assinei a petição online!!! Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Aldo, É EXATAMENTE DISSO QUE ESTOU FALANDO!!!

    Brasília é um local excepcional para desfrutar de um veículo. Ruas largas, paisagem "limpa", bom limite de velocidade nas vias principais... e não temos um local bacana de verdade para salvar nossa pouca memória.

    Temos carros muito bacanas aqui que ficam escondidos em garagens simplesmente porque seus proprietários não tem um local bacana onde podem expor seus veículos! O MAB msm é um "enjambre" que não tinha a menor estrutura e o Nasser foi lá e arrumou. Ainda não é o ideal, mas ajuda-nos a viver bons momentos.

    Se quiser expor teu projeto nestas páginas, entra em contato por e-mail!
    Terei enorme prazer em apresentá-lo aqui. Ao menos, EU fiquei curioso em saber como foi teu projeto!

    []'s!

    ResponderExcluir