E não venham pensando que isso ocorre apenas aqui no Brasil. No mundo inteiro existem aqueles que já compram seu carro pronto e aqueles que não resistem nem mesmo a pequenas modificações. Assim aconteceu com Gionni dos foruns Pro-Touring e Lateral G e seu Plymouth Road Runner 1971. Adquirido completamente original, estaria perfeitamente apto a receber um certificado de originalidade e desfilar com toda a pompa em eventos de carros antigos após uma pequena restauração, mas Gionni nunca pensou nesta hipótese.






Assim que pegou o carro, enviou-o direto para a pintura. A cor Tawny-Gold Metallic (GY9)original do modelo foi mantida, mas todos os badges e emblemas foram extirpados da carroceria. O retrovisor direito não existia mas fora implementado a fim e equilibrar o visual. Tiras e detalhes de pintura foram re-feitos em preto fosco para contrastar e realçar detalhes. Os faróis agora são de lente lisa e contam com lâmpadas Philips super-brancas para iluminar o caminho. Na traseira, as lanternas agora são novas e receberam LED´s para iluminarem melhor.
Externamente, além dos inúmeros e meticulosos detalhes de acabamento, os ítens que mais chamam atenção são as enormes e belíssimas rodas Budnik modelo Ice de medidas 8x19" na dianteira e 10x20" na traseira devidamente calçadas por pneus Nankang NS-II Ultra Sport de medidas 235/35-19" e 285/30-20" respectivamente. Para acomodar estas rodas, algumas modificações deveriam serem feitas e já que teria que alterar a suspensão, Gionni resolveu radicalizar e encomendou um jogo de suspensão completo da AlterKtion que conta inclusive com braços tubulares na dianteira e barra de direção de 1.125". Na traseira as modificações foram ainda mais profundas exigindo ainda novos pontos de fixação para a adaptação da suspensão four-link juntamente com barras de reforço estrutural transversalmente soldadas às longarinas. Estas peças foram devidamente construidas para aumentar a rigidez estrutural do carro, evitando torções indesejadas e as peças da suspensão para receberem as bolsas da suspensão a ar que mesmo quando completamente vazias, deixam o belo Plymouth rodar normalmente.



O recheado interior faz as honras. As antigas "poltronas" que outrora repousavam no interior do Plymouth foram substituidas por dois bancos em concha reguláveis da VTSP e entre eles instalado um console feito especialmente para o exemplar em alumínio cm suas laterais em couro. Neste console estão os quatro manômetros AutoMeter da linha Carbon para monitorar a pressão do ar interno das bolsas da suspensão. O cuidado interno foi tão grande que as cúpulas dos instrumentos foi re-feita em madeira e teve alumínio aplicado em suas bordas. Estes intrumentos foram ainda atualizados (velocímetro com MPH e KM/H) e ponteiros cromados. O volante agora é um Budnik Stiletto e o som é o mais simples possível, mas sem deixar a desejar. No habitáculo estão instalados 4 auto-falantes triaxiais da JBL e no porta-malas um subwofer e amplificador da mesma marca. Quem comanda a sonorização é um Mp3 Pioneer que sequer cogita abafar o som do motor.


Para empurrar este "Corredor de Estradas", habita no cofre um singelo 340"V8 da linha Chrysler/Dodge. Este motor foi completamente revisado e re-pensado em alguns de seus pontos chaves para poder liberar mais alguns cavalos sem qualquer comprometimento à durabilidade e resistência do conjunto. Os cabeçotes foram retrabalhados pela TTI em sua admissão e exaustão com o uso de válvulas maiores e com um leve rebaixo deixaram a taxa de compressão na ordem de 10,7:1. O responsável pela mistura na alimentação é um carburador Edelbrock, anteparado por um filtro de ar K&N, que em conjunto com a ignição eletrônica da FBO não deixa o sistema perder o compasso.


Para transmitir os cerca de 340cv para as rodas traseiras, é utilizado um diferencial Mopar 8.75 com relação de 3,23:1 que não deixa o carro travado nas rodovias, mas também não deixa o carro lerdo em arrancadas mais apressadas. O conversor de torque do câmbio automático é um 727 Torque Flite reforçado com engrenagens de competição e shift-kit para trocas mais rápidas. Este Road Runner conta ainda com a ajudinha de um conversor de torque da PTC que segura a marcha lenta em 2.600Rpm para as arrancadas, assegurando que o carro não irá apagar pois pode-se afundar o pé que o kit mantém a rotação pré-determinada.
Se você achou o carro bem tratado por cima, o mesmo cuidado e esmero foi empregado na parte inferior deste '71. Após a completa amarração do chassi e deividas instalações das suspensões dianteira e traseira, todas as peças, agregados e demais detalhes foram pintados de preto fosco que contrasta com o brilho do sistema de escape em 2,5" com H-pipe. O sistema conta ainda com coletores de escape Flowmaster 40 Séries e abafadores Magnaflow de 4" que terminam logo antes da suspensão traseira, cujo ronco é capaz de intimidar até mesmo os mais acostumados.




Não é o fato de um projeto não poder ser feito todo de uma vez, que pedaços possam ser esquecidos ou simplesmente ignorados. Projetos bem pensados, elaborados e planejados tendem a dar certo com mais facilidade e sem grandes dores de cabeça para seu proprietário.
Hoje, Gionni desfila contentemente pelas ruas da Suiça com seu bólido americano devidamente preparado e artisticamente personalizado.
Grande abraço a todos.
Belo carro pra passear nos fins de semana! =D
ResponderExcluiradd?
vlw
Excelente.
ResponderExcluirO visual está perfeito, sem exageros.
O 340 V8, por sua vez, dispensa apresentações.
abs