::[White Monday] VW Fusca'62::

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Confrarias são associações de pessoas em devoção a um santo em comum. Deixando de lado todo e qualquer ceticismo religioso e partindo para uma comparação automotiva, o grupo Confraria VW não poderia ter recebido outro nome. O culto aos VWs a ar são realizados religiosamente aos Domingos em Curitiba/PR.

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Um dos membros deste grupo é Douglas Xavier, proprietário do belo VW Fusca'62 branco que estampa esta postagem. O carro já foi adquirido com más intenções, afinal, depois de seu último besouro (um '65 arrebatador), era a única coisa que poderia se esperar de Douglas. A facilidade de transformar este Fusca em um modelo diferenciado e único veio da experiência adquirida anteriormente e em carros de amigos, onde Douglas aprendeu com esmero a montar suspensões encurtadas e rebaixadas destes pequenos besouros e toda sua família refrigerada a ar. Desta experiência nasceu a Bug Suspension.

O carro apresentava uma boa estrutura e integridade quando chegou na mão de Douglas, mas a placa preta e originalidade sequer eram consideradas eram metas. O estofamento original permanece perfeitamente intocável, pois as capas de banco modelo Copacabana protegeram assentos e estofados ao longo destes 60 anos. Então Douglas logo tratou de começar a personalização do "Rato" e o nome veio como que por acaso: Numa pequena desmontagem do interior para manutenção logo apóa a aquisição, uma carcaça de um rato morto foi encontrada debaixo do banco do motorista.

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Uma alavanca de câmbio JSC dos anos '60 substituiu a original e de quebra tornou os engates mais curtos e precisos. Um Motorádio de 3 faixas foi instalado no painel e é o responsável por tocar ondas curtas e longas no interior do besouro. O volante marfim recebeu uma capa em couro caramelo da Lace-On para combinar com as capas dos bancos e forros de porta. O vidro traseiro recebeu uma persiana e agora o interior do Fusca não recebe diretamente a incidencia dos raios solares, além de ficar muito mais charmoso.

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A primeira coisa que chama atenção neste exemplar é a concordância dos itens e acessórios de época. Externamente, um par de retrovisores Albert Swan Neck faz par com um belo jogo de rodas Fittipaldi de tala 7x15" foram pintadas de branco, que tiveram suas bordas polidas. O visual ficou arrebatador após a instalação de um par de pneus dianteiros de medidas 195/45-15", enquanto os traseiros são mais "gordinhos", de medidas 195/65-15". Douglas ainda mantém em casa o conjunto de rodas originais, mas estes foram calçados com pneus dianteiros de medidas 155/60-15" enquanto os traseiros são os altos 5-60/15" originais.

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A necessidade de pneus baixos na dianteira deve-se por conta da altura utilizada no dia-a-dia. O quadro de suspensão dianteira do tipo embuchamento foi encurtado em 60mm em cada lada (perfazendo 120mm no total), ganhou mangas de eixo deslocadas e ainda duas catracas para refulagem. Isso ajudou para que os pneus não raspassem nos pára-lamas enquanto a direção é completamente esterçada. Na traseira um par de facões regulaveis tornou a suspensão traseira mais fácil de ser manuseada.

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O motor já não é mais o original. Buscando mais potência e um acesso mais fácil a peças de reposição, o coração que agora habita nesse velho senhor é um Tork de 1.600cm³ com um leve trabalho nos cabeçotes e um comando diferenciado para equalizar o funcionamento das válvulas. A admissão conta com dois carburadores Solex de 32mm, enquanto a ignição agora é eletrônica e conta com um alternador para não deixar faltar energia ao conjunto. A capela do motor foi substituida pela do modelo 1.200cm³ que possui maior capacidade de refrigeração. O escape foi completamente re-feito e conta com tubos de 1,5" de diâmetro com os quatro tubos unindo-se em apenas um por meio de uma pirâmide central. Quando o barulho do escape direto incomoda, Douglas instala uma ponteira com abafador intermediário de Brava para amenizar o som.

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Um senhor de muita saúde e com vasta experiência, certamente com muita história ainda para contar.

7 Acelera!!!:

  1. Parabens oela matéria Rafa,e lógico parabens ao Doug dono do Ratão!!

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  2. Parabéns Rafa pela matéria!!
    Como sempre mandando bem!!
    E parabéns ao Doug pelo bom gosto!!Carro cada vez melhor!!

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  3. opa valeu criançada...rafa sem duvidas parabéns pela matéria!

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  4. Muito boa a materia!
    Parabens doug o fusca e lindo!

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  5. Rafa,

    Tenho um amigo que mora em CTB e tem um 69 placa preta IMPECÁVEL! Fui obrigado a enviar esse post para ele porque fusca + trilho de trem tem tudo haver com ele. O cara trabalha na ALL, empresa responsável por maior parte da malha ferroviária do país. Estou tentando convencer ele de fazer umas fotos do besouro, mas tá difícil. hehehe

    Parabéns pela matéria!

    Abraço…

    Rafael®

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