::VW Gol GL 2.0 Turbo Euro::



Quando Jorge Ben resolveu cantar:

"Foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa
E a galera agradecida se encantava..."

Talvez ele não estivesse se referindo a este VW Gol GL '93, mas certamente se encantaria com os pequenos detalhes e a combinação inusitada de motor forte, rodas 16" e um visual arrebatador. Que vos digam os participantes do BubbleGun Treffen 3, a maior reunião de VWs do país, organizado pelo pessoal da Volkspage.



O carro de Herbert 'Betinho' Formiga é quase que um membro da família. Foi comprado de seu irmão há mais de seis anos, e neste meio tempo já passou por diversas fases e estilos. Agora ele desfruta de um de seus melhores momentos, onde o motor afinado parece perfeitamente casado com a suspensão, freios seguros e um visual diferenciado por conta do jogo de rodas adotado.



Utilizando como base um motor 2.0L, as modificações foram incrementadas aos poucos. Hoje a potência aparece de forma linear e o torque abundante faz com que a tocada traga prazer, e não preocupação quando se aceleram carros mais antigos com motores fortes. O carro é bem equilibrado. Bielas Spa e pistões Iapel agora são forjados para suportar a sobre-pressão do conjunto. O bloco não precisou ser usinado e o virabrequim permanece com suas medidas originais.

Já o cabeçote sofreu um retrabalho para melhorar seu fluxo, teve seus dutos polidos e recebeu válvulas de admissão de 40mm, enquanto as de escape passaram a ser de 34mm, sem alterar os tuchos que continuam a ser mecânicos. O comando utilizado é um bravo SamCams 350T (296° x 296°) que gosta mesmo é de giros mais altos, e a junta do cabeçote é confeccionada em aço. A alimentação é dada por duas bombas Bosch (GTI), controladas por um grande dosador HP que abastece com vigor o carburador 3E de álcool. A ignição conta com o auxílio de uma bobina Accel e velas NGK de grau térmico 9°.



Quem faz a festa a bordo do Gol ficar ainda mais divertida é uma turbina Holset Hx40 que trabalha tranquilamente com 2,2 bar de pressão. A estimativa é que o Gol esteja com cerca de 350cv após os últimos upgrades - e ainda deve receber mais alguns mimos antes de seguir para os rolos. Para que toda a potência pudesse chegar às rodas, o platô agora muscula a perna a cada troca de marchas com suas 1.200 lbs de pressão, enquanto a embreagem de seis pastilhas confeccionada em cerâmica garante o perfeito acoplamento do motor e câmbio. Neste, as primeiras quatro marchas agora são forjadas e garantem a integridade de todo o conjunto quando bem cambiadas pela alavanca de engate rápido. Um blocante de 70% garante que a potência seja dosada entre as rodas.



As rodas são réplicas de Mercedes-Benz Classe A (W168) modelo AMG I de medidas 7,5x16". Para diferenciá-las, foram polidas e "encapadas" com pneus 195/45-16" ligeiramente menores que a tala das rodas, mas com a intenção de tornar o modelo visualmente parecido com alguns VW Golf Mk1 enquadrados no estilo Euro Look. Como a furação era incompatível, os cubos foram refurados para que as rodas casassem perfeitamente. A suspensão agora é composta por torres com ajuste de altura (rosca) e amortecedores preparados para maior carga, enquanto os freios utilizam discos de Santana ventilado na dianteira e tambores na traseira.



Ao volante, um modelo que parece ter virado febre entre os exemplares personalizados herdado da linha Surf, enquanto os bancos Recaro abraçam o motorista com segurança e oferecem ótimo apoio em curvas. Um contagiros de 5" da Auto Gauge com shift-ligth mantém o motorista em alerta e está posicionado bem à altura dos olhos, acima do painel. à frente da alavanca de câmbio, um console abriga um trio de manômetros Cronomac que informam sobre a pressão do óleo, combustível e turbo, além de um módulo 3Step da ODG.



"Fio maravilha, nós gostamos de você
Fio maravilha faz mais um pra gente ver"
Já cantava Jorge Ben e muitos dos participantes do BBGT3.

Crédito das fotos: Thiago Marinelli

6 Acelera!!!:

  1. Arrebentou na escolha das rodas! Realmente incrível!

    E a piada do Gol 1000 dá um toque de sarcasmo. Hehehe!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ver um Gol sem orbital.

    Lindo, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Lindao o Gol!! Parebens ao dono!

    So corrigindo: contagiros Auto GAGE nao GaUge ;)

    Parabens pela materia!!!

    ResponderExcluir
  4. ALtamente pertinenteo tema do texto!

    É um gol de anjo, verdadeiro Gol de Placa!

    ResponderExcluir
  5. É de longe o Gol mais estiloso do Brasil, eu sempre disse isso! Betinho você tá de parabéns meu velho, sempre gostei muito do seu carro, ele é muito bem resolvido em todos os sentidos, sem falar que você é um figura, um cara simples e gente boa! Matéria mais que merecida, parabéns ao Rafa por mais essa!
    Abração
    Bill

    ResponderExcluir
  6. Carimba, que o Gol é LEGAL! sahuasuhashuashu show Rafa! Parabens Bettinho, anos a fio dedicados ao Golzao so podiam resultar nisso!

    ResponderExcluir