::Ford Maverick GT 302" V8::

Em nenhum outro lugar do mundo o Ford Maverick é tão idolatrado quanto no Brasil, mas isto não impede que existam muitos admiradores e aficcionados pelo modelo (também conhecido como Comet, nos EUA) mundo afora. O norte-americano Chris é um desses apaixonados por Mavericks & Comets. Seu Ford Maverick '72, adquirido completamente original, mas precisando de reparos e um "dono" de verdade vem sofrendo ao longo do tempo as mais diversas modificações para tornar-se um legítimo Touring Car.

.:run4fun:.

Do motor original de oito cilindros em "V" a 90° de 302" (exatos 4.950cc), praticamente só restou o bloco pois recebeu pistões hipereuteticos da TRW de taxa 9:1, cabeçotes AFR 185 montados com comandos Ford Motor Sports X303 cam .542 e balanceiros roletados, coletor Edelbrock Performer RPM Air-Gap. O motor é alimentado por um carburador Holley 670cfm modelo Street Avenger. Os prisioneiros são da ARP e a ignição fica por conta do módulo MSD 6A enquanto um novo jogo de polias da March Performance embeleza e cumpre sua função vital. O câmbio adotado é um T-5 de relação 3.35 e o diferencial mantém a relação 3,55 e foi blocado em 70% para não perder completamente sua utilidade nas ruas. O escape é da Flowmaster confeccionado em aço inox. Chris ainda não mediu, mas chuta uma potência próxima aos 350cv.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

A carroceria permaneceu original, mas alguns acessórios necessários foram adicionados sem descaracterizar o mito. Sobre o capô original dos GTs, Chris adicionou um scoop original dos Comets GT e logo abaixo do pára-choques dianteiro, instalou um spoiler destinado aos Mustangs '67. A pintura Bahama Blue usou como base os veículos GM que foram produzidos em '94. As rodas são da American Racing modelo Hopster de medidas 8x17" na dianteira e 9,5x17" na traseira, calçadas com pneus BFGoodrich de dimensões 245/45-17" e 275/40-17", respectivamente. A suspensão dianteira recebeu molas trabalhadas enquanto a traseira teve seus feixes desarquados em 4", deixando a carroceria mais próxima ao solo e melhorando a estabilidade.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Internamente o Ford Maverick ostenta bancos herdados de um Chevy Camaro, manômetros de pressão do combustível, pressão da água, vacuometro e pressão do óleo, velocímetro e tacômetro da AutoMeter instalados em um console especialmente desenvolvido logo abaixo do painel. O volante é um Grant de 13,5" de diâmetro. Quem comanda a som a bordo é uma unidade central da Pioneer que, com a ajuda de um par de amplificadores toca um kit de duas vias Pioneer instalado em pezinhos na dianteira e outro kit duas vias Cerwin Vega 5.25 na traseira.

.:run4fun:.
.:run4fun:.


Futuramente a suspensão traseira perderá os feixes de mola para receber um conjunto completo 3link da Total Coast Involved - TCI que além de permitir a utilização de molas e amortecedores do tipo coilover, agrega um reforço extra ao Maverick e ainda permite a utilização de discos de freios de até 11" de diâmetro, transformando definitivamente este belo Maverick GT em um legítimo Touring Car. A suspensão dianteira deverá ser substituida por um modelo tubular adaptada para receber amortecedores reguláveis e contar com disco de freio Willwood. Chris pretende ainda melhorar o sistema sonoro e modificar diversas peças do interior, mas isso são fases de um processo que ainda deve demorar um pouco.

Abraços!

6 Acelera!!!:

  1. Lindo esse carro, um dos meus preferidos, esse tá zerado, é o famoso "primo pobre" do Mustang né, abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo...
    Run4Fun, seu blog ta show cara, lembro quando eu te conheci a uns 5 anos atraz num encontro de corsa e uno no posto texaco da EPTG... Eu tinha um fotolog chamado RScar... e eu tambem estou no forum HOTCAMPINAS...
    Ta de parabens pelo blog cara...

    ResponderExcluir
  3. bacana...isso sim é carro de gente grande!!! saudodo mavecão v8...lindo dmais.

    ResponderExcluir
  4. lindo esse maverick! sensacionl!

    ResponderExcluir
  5. alguem sabe me dizer que amortecedor e este:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Silvio eles são amortecedores COILOVER .

      Excluir