::Honda Civic EG6 VTi::

A paixão por um automóvel pode começar das maneiras mais estranhas possíveis. Nesses tempos de desing arrojado e novidades tecnológicas, carros novos são sonhos de consumo de muitos, mas a grande maioria tem sempre uma queda por modelos antigos que participaram de sua história pessoal.

A história de Thiago Cardoso com os Hondas começou de uma forma atípica. Ex-proprietário de um veículo de grande porte, beberrão e luxuoso, o nosso querido Omega CD 4.1L, ele se viu seduzido e embasbacado com a elasticidade, desenvoltura e agilidade do pequeno motor Honda VTEC B16A3 de 1.6L e 160cv @ 7800Rpm que habitava o cofre do um VTi de amigo. "Meu Deus, este carro está possuído! Como pode um 1.6 andar daquele jeito!" - Dizia Thiago sobre as aceleradas com seu amigo.

.:run4fun:.

Já em casa e com a adrenalina de volta aos níveis normais, Thiago tratou de adquirir o seu Civic VTi para poder usufruir todos os dias, sem precisar pedir a chave emprestada para o amigo. Cadastrado no fórum Honda Club, Thiago conheceu muito melhor seu Honda e as melhores maneiras de cuidar e usufruir do "pequeno notável". Em suas assíduas visitas ao fórum, viu um VTi que lhe encheu os olhos. "O carro pertencia ao membro Rodolfo (ROHEME), um cara muito gente boa, já tinha comprado com ele um escapamento 4x1 para o meu antigo VTi 93 e dai foi fácil a negociação." - relembra.

O VTi em questão trata-se de um modelo hatchback que recebeu uma completa pintura amarela e rodas originais pintadas de preto-fosco com yellow-lips nas bordas calçadas com pneus 195/55-15". Impossível passar despercebido. O veículo conta ainda com faróis Projectors Black Mask e xenon de 8.000k realçando ainda mais a agressividade natural do modelo.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Outras fotos do ensaio feito pelo amigo
Mohamed Jr. você encontra clicando aqui!







Apesar de belo, a principal meta de Thiago não é um carro "bonitinho", mas um carro forte e confiável. Fã das marcas Spoon e Skunk2, ele vem cuidando bem do VTi fazendo a manutenção das peças gastas pelo tempo e já preparando o bolso para importar diversas peças das marcas de sua predileção, para ter um carro realmente exclusivo. Algumas peças já entraram em cena e tornaram o pequeno Honda bem mais esperto. O B16A3 recebeu coletor de admissão Skunk2 com CAI para melhor admissão do ar frio no filtro cônico de duplo-fluxo, volante do motor Fidanza priorizando altos giros e embreagem F1 Racing stage3 para ter a certeza da transmissão da potência de forma correta para as rodas. A central é uma Crome Ostrich e o escapamento agora é em inox de 2,5" para dar vazão aos gases da melhor maneira.

Na suspensão as molas utilizadas são as Tein Gold Series em conjunto com amortecedores Skunk2. Este conjunto deixou a carroceria um pouco mais baixa que o original e como seu uso não foi projetado para as "ótimas" estradas brasileiras, todas as irregularidades são transmitidas para o interior, mas nada que desmotive a condução do arisco Hatch amarelo. "Realmente é um carro com um ótimo custo/beneficio, porém como qualquer esportivo, não possui conforto algum apesar de possuir airbag duplo, ar-condicionado, freios ABS e teto solar. Tem uma suspenção extremamente sensível que chega a lembrar muito um kart." - declara Thiago, deixando claro como é pilotar o VTi com esta configuração.

"Tenho em foco usar peças das marcas SPOON e SKUNK2, sempre tive um afeto muito grande pela SPOON devido ao único e exclusivo motivo: GRAN TURISMO. Sim, foi através dele que me inspirei a transformar esse EG em um legitimo SPOON, porém sei que o caminho a ser percorido é longo e caro, e demandará de muita paciência, sacrificio e principalmente, de muita grana."

Esta matéria só foi possível devido ao amigo e fotógrafo Mohamed Júnior que criou a "ponte" para o contato entre as partes.

Ao Júnior, ao Thiago e a todos os visitantes, meu muito obrigado!

11 Acelera!!!:

  1. Show de bola ...essa lora eh d+ ehaeahuaeh

    ResponderExcluir
  2. Q lixo! parece carro de baiano

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais linda! Parabens TH, pelo manco! Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Ta bem legal, adoro esses Civics mais antigos, as lanternas estão show de bola, ficaram lindas, combinaram muito bem com a cor do carro! só não curti muito as rodas, achei que ficaram estranhas!

    ResponderExcluir
  5. Ficou doido seu carro Thiagão! E para quem falar mal, que se matem nos seus carrinhos novos, feitos de materiais tão "vagabundos" que até embrulha o estômago...

    Carlos Prata
    Fã do Gol GTI 2.0 (antigo, claro)

    ResponderExcluir
  6. com todo o respeito, vai se fuder apezeiro turbão do caralho! entende nada de carro, o cara aí do VTEC ta querendo fazer um Spoon legitimo, ou o mais perto disso. Isso custa umas 10x mais que o teu AP 2.0 GTS boladão que encontra peça até em açougue. e detalhe: arregaça o ap, mesmo sendo 1.6. se não acredita, tenta segurar os 160cv dele original :) e respeita o cara, se veio criticar, nem perde tempo. além de que o carro do cara ta bonito, vai procurar um spoon na internet e vê se ele nao tá no caminho. isso SE souber o que é a spoon, né. lixo do cacete!

    ResponderExcluir
  7. ae o APEZEIRO TURBÃO,
    quero ve vc pega o VTI....
    ah varios videos no youtube de apzinhos tomando nabo de vti....
    vai segurando... vti maravilhoso em... abraç...

    ResponderExcluir
  8. léo VTEC BH
    Respeito e muito os APs... mas VTEC meu amigo.. é da gringa! Motor é muito bom tanto pra "dar cacete" qto para andar na maciota. O amarelão no VTi ficou show.. lança umas rodas na cor Dourado escuro.. fica mais fino ainda. Abraçs.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um da mesma cor e ficou gringo.....

    ResponderExcluir
  10. Tá um show o teu canhão!!! Eu tb tenho um, 1.800 VTec e não quero outra coisa!!! Parabens pelo carro, tá Lindo. Um Abraço à Tuga!!!

    ResponderExcluir