::VW Gol 1.9 Turbo::

Dia desses estava lendo um artigo sobre "Tempo de Transição", que basicamente consiste em programação e planejamento do seu tempo entre uma atividade e outra. A verdade é que por muitas vezes perdemos segundos valiosos em deslocamentos entre dois pontos e isso pode ser crucial em certos momentos da vida como fechar um bom negócio, ver a primeira palavra do seu filho ou mesmo (época de Copa do Mundo) aquele belo gol no início da partida.

Algumas pessoas pouco se importam com isso, mas para aquelas que se importam, um veículo que possa acelerar rápido e tenha grande desenvoltura no trânsito pode ser essencial. Antônio Cesar, o Xandinho Sorocaba do fórum HotCampinas deve precisar economizar bastante tempo, pois seu Volksvagen Gol 1.9 Turbo consegue efetuar todas as suas atividades essenciais e ainda arrancar alguns suspiros por onde passa.



Com base em um ex-Gol 1000i ano 1991, Xandinho resolveu que o melhor era reformar completamente seu judiado exemplar. Comprou diversas peças novas em concessionária e trocou tudo o que era necessário para deixar o visual externo melhor do que estivesse saindo da fábrica. A carroceria perdeu a apática cor branca original do modelo para receber um belo banho de Cinza Andino (tinta PPG e verniz). Os pára-choques, faróis e setas foram comprados novos pois os anteriores já apresentavam desgastes que poderiam denegrir todo o trabalho empregado na reforma. A suspensão foi completamente refeita pelo amigo Toninho Suspensões que além de rebaixar o VW Gol a uma altura interessante, conferiram-lhe um ótimo casamento com a preparação que estava por vir. Para fugir da combinação "Gol Quadrado + Orbital", Xandinho optou por equipar seu exemplar com belas rodas derivadas do Passat VR6 de medidas 7x16" equipadas com pneus Toyo Proxes TR4 de medidas 195/45-16".









Mecanicamente, do ex-1000 não sobrou nem um parafuso. O proprietário adquiriu um bloco AP 1.800cc com um virabrequim deste mesmo motor e instalou pistões forjados Iapel, utilizando bielas originais. O cabeçote é da linha AP 2.000cc e recebeu um comando 0.49G, o mesmo utilizado nas versões esportivas do Gol. Para a alimentação foi instalado junto ao tanque de combustível um sistema catch-tank com bomba de combustível do Gol GTI e mangueiras de combustível Goodyear que levam o combustível para o carburador Brosol 2E. A "cereja do bolo" fica por conta do kit turbo pulsativo com turbina Biaggio .50 x .48. A pressurização recebeu mangueiras em silicone em suas emendas e além de garantir um visual bacana ao motor, vedam perfeitamente o sistema. A tampa de válvulas foi pintada na mesma cor da carroceria e recebeu um adesivo alusivo à assinatura de um dos ídolos de Xandinho (e meu também): Ayrton Senna. Uma bela homenagem. Para aumentar a rigidez da carroceria, foi instalada uma barra anti-torção superior entre as torres de suspensão. Todo o escapamento conta com tubos de aço carbono em 2,5" para dar vazão ao gases e, de quebra, uma sonoridade extremamente agradável. A montagem e acerto ficou a cargo da Nunes Preparações, que fez um belo trabalho.





Caprichoso, Xandinho não deixou a parte interior passar desapercebida e deu um trato completo instalando vidros e travas elétricos nas portas com comando por alarme, um novo painel com conta-giros incorporado e três manômetros (pressão do óleo, Hallmeter, pressão do combustível) instalados nos locais das saídas de ar centrais. Um quarto manômetro de pressão do turbo fica instalado logo à frente da manopla de câmbio. O volante agora é o mesmo utilizado na versão Rallye, a manopla de câmbio e os bancos da 4ª geração do Gol foram forrados em couro legítimo com costuras azuis. Um charme a mais com um toque de exclusividade.




Xandinho está pensando em vender seu estimado Gol. Agora que está montando um negócio próprio, algumas prioridades mudaram e é necessário abrir mão de algumas coisas para que outras possam render bons frutos. É como diz o ditado: "Vão-se os anéis e ficam os dedos". Quem interessar, pode contactar Antônio (Xandinho) pelo seu e-mail.

Fica o desejo de uma boa venda e muito sucesso no futuro para que novos projetos tão bem executados possam estar por aqui novamente.

Grande abraço!

7 Acelera!!!:

  1. Sou apaixona neste gol ! é muito lindo, a cor, as rodas, o motor, tuudo !
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Show memo esse golzinho quadrado,quero um igual esse manolo!xD

    ResponderExcluir
  3. acho que o ditado é "vão se os anéis, ficam se os dedos" asuhaushasuhas

    ResponderExcluir
  4. Anônimo: http://www.notcliche.com/lbw/wp-content/uploads/2009/05/tf2_achievement___facepalm_by_mrshrike.jpg pra mim!!!

    ResponderExcluir
  5. Queria o email do Xandinho para contato com ele, é possivel???

    ResponderExcluir
  6. Nossa velho, muito show. Se fosse meu, eu dormiria dentro do carro

    ResponderExcluir