::Pesquisa para TCC - Bruno Ordones::

Um amigo está fazendo um Trabalho de Conclusão de Curso-TCC e precisa de alguns dados quantitativos para elucidar sua pesquisa. Esta foi uma das maneiras que encontrei para ajudá-lo (além de responder a pesquisa, claro)

Bom dia a todos,

Faço Design de Produto na Universidade FUMEC em Belo Horizonte e tenho curso de extensão em Design Automotivo e de Transportes, coordenado pelo prof. Luiz Severiano Dutra, mestre em vibrações e acústicas pela UFSC, que foi designer da Fiat por 18 anos e que é meu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso.

Para o TCC, tenho que fazer pesquisas de mercado, perfil do usuário, o que o usuário quer, hábitos de consumo, quanto está disposto a gastar, etc.... e os dados devem ser quantitativos. Tenho noções das respostas pois estou pequisando sobre isso há alguns anos, mas preciso dos números reais então aqui entra a ajuda de vocês.

Gostaria de que respondessem sinceramente algumas perguntas. Sintam-se à vontade pra repassar a pesquisa adiante em outros fóruns e pra amigos que vocês acreditem que podem ser usuários e compradores em potencial do produto.

O projeto é o seguinte: um jogo de rodas customizáveis, de qualidade, alta tecnologia e grande exclusividade.

Como?
A parte da customização seria usando o mesmo princípio básico das rodas M-System I e M-System II da BMW, que eram uma roda "function over form", 5 raios, resistentes e leves e que utilizavam inserts externos para mudar o visual: um sendo uma turbine wheel também conhecida como "white wall" por fazer aparentar que o carro utiliza pneus de banda branca, mas que eram direcionais e puxavam o ar para resfriar os freios, diminuindo em média em 10% a temperatura dos mesmos, e a segunda versão é muito bonita e conhecida como shooting stars por parecerem com estrelas ninjas. Além dessas versões, o usuário podia também usá-la sem nenhum insert só como uma roda 5 raios preta com bordas polidas. Pra não distrair do intuito do tópico, postarei os links das fotos pra quem não conhece as rodas e o sistema:

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.


No meu modelo, quero fazer uma roda-base clean e clássica, podendo ser utilizada dessa maneira em uma gama grande de veículos e por muitos anos sem aparentar ser ultrapassada, e o usuário ainda ter opção de comprar inserts à parte para customizá-la ao seu gosto pessoal, veículo que ela estiver sendo utilizada, tipo de utilização (como trackdays ter um insert turbostyle pra resfriar os freios melhor, pro dia a dia versões diferentes e mais flat/aerodinâmicas pra ajudar no consumo de combustível, inserts que combinem com modelo X e Y de carro, etc).

O objetivo com isso é fazer com que o usuário/cliente seja incentivado a aceitar pagar um valor alto inicial por um jogo de rodas de altíssima qualidade e tecnologia de ponta tendo a certeza de que poderá modificar o visual da roda de acordo com o gosto pessoal no determinado momento, o modelo de veículo que ele tiver e fazer com que a roda possa ser o reflexo do que ele valoriza.

A roda proposta terá aro/barril de fibra de carbono para que haja diminuição do peso não suspenso e da inércia rotacional, e centro em alumínio T6061 usinado já que para uso normal rodas com centro em ligas de magnésio não são recomendadas pois criam fissuras em pouco tempo e acabam quebrando (caso alguém tenha interesse, tenho muitas fotos de Dymag da produção inicial quebradas e rachadas pelo uso do mag, tanto que as mais recentes tinham centro em liga de alumínio e mag).

Atualmente há uma tendência mundial no downsizing dos automóveis por muitas questões, e com isso até as marcas de luxo estão entrando nesse mercado com novos produtos econômicos, "green" e menores, mas nem por isso com menos conforto, materiais nobres e qualidade de construção (vide o Toyota iQ travestido de Aston Martin Cignet pra que a AM consiga atender às regras de consumo médio exigidas pelos EUA e União Européia).

Os compradores desses pequenos luxuosos provavelmente terão os mesmos desejos de customização e personalização que temos, mas atualmente só existem rodas custom nos aros 18 pra cima (de marcas como HRE, iForged, 360 Forged, Dymag, etc...). A única empresa atualmente que fabrica rodas custom em aros menores e com talas largas é a CCW. Aí entra o modelo.

Pretendo fazer o modelo nas dimensões 15x8 pra poder ser pequena e leve e ainda assim poder receber pneus largos que modelos mais potentes de luxo possam possuir e chegar no "stance" desejado, atingir uma fatia do mercado que não possui muitas opções nesse perfil (de exclusividade, tecnologia de ponta, qualidade altíssima, etc) e também poder ser retrofitted e utilizada em modelos clássicos e track cars como Atoms e Caterhams que estão cada vez ficando mais comuns.

O que acham?
Pra participarem da survey fiz um formulário no Google Docs que supostamente é só entrar e responder. As respostas são anônimas então por favor sejam o mais sinceros possíveis, mesmo tendo algumas perguntas que imagino que sejam um pouco chatas e invasivas de serem respondidas.

O formulário está aqui: FORMULÁRIO PARA RESPOSTAS - BRUNO ORDONES

E por favor repassem adiante!

Obrigado,

Bruno Ordones


Peço a todos os que se sentirem a vontade para responder, o façam com toda a sinceridade possível. Isso não vai te custar nada a não ser alguns segundos e para uma pesquisa, a sua resposta é fundamental.

Obrigado a todos!

5 Acelera!!!:

  1. Valeu Rafa!
    Se alguém tiver interesse em ver alguns dos meus trabalhos, meu portfolio online é: http://www.coroflot.com/brunoordones

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Respondido! Boa sorte no seu TCC cara!

    ResponderExcluir
  3. Rafa tentei responder mas não consegui ... ta dando URL errado. Conheço o Bruno de longe, da época da Tuner ... sempre entro no seu blog, e agora vejo esse post. Mundo pequeno mesmo. Abçs

    Ps.: Poste mais coisas sobre seu Fuc. heheh to animadão com a história. Abçs !

    ResponderExcluir
  4. Cara!

    Também sou estudante de Design!
    E achei muito legal o projeto do teu TCC! Já estou divulgando com meus colegas e amigos! Espero que tu passe!


    Ah se poder, poderiam por o resultado final no blog depois? Fiquei muito curioso com o desenrolar deste projeto.

    Abraço e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Philip,assim que o Bruno disponibilizar o resultado, atualizo aqui!

    Confira os trabalhos dele no http://www.coroflot.com/brunoordones

    ResponderExcluir