::Toyota Celica LB 2000GT Top Secret::

Falar de uma das maiores e mais cultuadas preparadoras mundiais é algo que não vou me atrever nesta postagem. Além do (pouco) conhecimento acerca do universo automotivo e devido ao fato da página principal sobre a empresa ser completamente em japonês (do qual não entendo 'lhufas'), seria uma grande heresia errar uma vírgula sequer na descrição deste monstro da preparação. Apesar de todos os pesares, arrisco-me a redigir este post sobre um dos mais belos trabalhos efetuados pela empresa de 'Smoky' Nagata (honroso apelido ostentado devido aos enormes burnouts efetuados), proprietário e fundador da Top Secret Performance Engineering Service: Um Toyota Celica GT LB (LB = Lift Back, ou traseira curta).



Encontrado em um ferro-velho, o exemplar sofreu uma grande re-estruturação. A deteriorada carroceria foi encaminhada para a Top Secret II, oficina de lanternagem da empresa para que toda a lataria fosse tratada e recuperada. (In)felizmente alguns pontos estavam tão oxidados e maltratados pela ação do tempo que mudanças, reparos e reforços estruturais foram adicionados para que o ressureicido Toyota pudesse voltar à vida na cor branca. Isso foi apenas mais um incentivo para que a equipe da Top Secret inserisse melhores equipamentos e toques personalizados no exemplar.









Apesar do aparente aspécto original na parte externa, apenas com rodas mais atualizadas, o Celica apresenta novas lâmpadas de xenônio Bellof Spec Le Mans GT instaladas nos faróis originais de '75 e lanternas traseiras com LEDs perfeitamente adaptadas às dez barras. As rodas adotadas são as belas Volk Rays, linha Gram Ligth, modelo 57C de 15" pintadas de branco e cobertas por pneus Bridgestone Potenza modelo RE-01R. A suspensão é composta por amortecedores da própria Top Secret e deixa o Celica mais estável em curvas e em acelerações.














Falando em Top Secret é fácil imaginar este Old School com um imenso 2JZ-GTE de seis cilindros derivado do Supra, sobrealimentado, com potência descomunal, mas 'Smoky' resolveu que seu carro de uso diário deveria ter um motor mais tranquilo e dócil para encarar o trânsito cotidiano. Só não pense que um motor original foi instalado. No cofre (não existe designação melhor para o que está debaixo do capô) foi instalado um motor Toyota TwinCam 18RG de 1.968cc de 16 válvulas, originalmente dotado de 145cv. O motor recebeu um corpo independente de borboletas com cornetas anodizados em dourado, flauta de combustível em aço inox e um gerenciador HKS F-CON V Pro. O filtro de óleo é de alto fluxo da GReddy e o escape em inox recebeu tratamento cerâmico na cor azul, assim como o bloco. De resto, todas as peças continuam originais com excessão da embreagem de disco simples da ORC. Sem muita preparação e firula, este Celica já bateu a marca de 210km/h nas mãos de seu proprietário.









Internamente a luz de cortesia recebeu um conjunto de LEDs que iluminam muito mais os belos bancos reclináveis Bride modelo Low Max e os cintos de quatro pontas da Takata. O tecido dos bancos dianteiros estendeu-se até os traseiros tornando o interior mais harmonioso. O volante é um modelo Top Secret devidamente personalizado para 'Smoky' e o painel original ostenta ainda dois manômetros smooke para monitoração da pressão nas linhas de óleo e combustível. A forração interna em couro nas portas, acabamentos traseiros e porta-malas é original e demonstra o cuidado no acabamento com o símbolo identificador do Celica em baixo relevo em algumas partes.












Confesso que há tempos estava a procura de um exemplar oriental Old School para um tópico, mas não esperava encontrar tamanha perfeição. Buscando modelos nesta linha, encontrei o site/fórum Japanese Nostalgic Car com inúmeros exemplares.

Fica a dica.
Boa leitura.

Abraços!

8 Acelera!!!:

  1. Lindão esse toyota esse vizual do motor é de arepiar qualquer um!!!

    ResponderExcluir
  2. Carro velho com mecânica moderna, sem dúvida, é o que motiva meus dias!
    Valeu Rafa!
    E ai? Passamos do meio milhão já???

    ResponderExcluir
  3. Celso, neste meu último acesso o contador já somava 507.454 acessos!

    Já passamos do meio milhão de acessos e ainda preciso preparar um post 'especial' para os visitantes.

    Relaxa que vem coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez fiquei na mão por conta do PhotoBosta.

    Já estou re-upando as fotos em outro servidor e de agora em diante, CHEGA de photobucket.

    []'s!

    ResponderExcluir
  5. Bah guri!

    Notei que até carregaram mais rápido!
    Impressão ou realmente pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Celso, não sei o que ocorre com o photobucket. Depois de mais de três meses sem utilizá-lo, resolvi hospedar as imagens do Celica lá, mas sempre acontece a mesma coisa: Banda Extrapolada. Não vou mais utilizá-lo. As imagens no Imageshack carregam mais rápido mesmo em tamanho normal.

    Já tentei hospedá-las no blogspot, mas os formatos não me agradam. Salvo uma ou outra excessão.

    Enfim... creio que não terei mais este tipo de problema por aqui.

    []'s!

    ResponderExcluir