::Fiat Uno SCR::

A verdade é que fui arrebatado pelo Fiat Uno quando tive um. Apesar de tamanhas discussões controvessas, em diversos fóruns e tantas caras torcidas ao falar do pequeno Fiat, desde que tive um, passei a gostar destes simpáticos "caixotinhos" e volta e meia acabo procurando alguns modelos equipados/preparados para deleitar meus olhos.



Aqui no Brasil, a mania de apreciadores de Unos começou a cerca de 6 ~ 7 anos. Hoje conheço pessoas que só vendem seus Unos para comprar outro mais novo. Neste grupo ainda encontro pessoas que não vendem seus Unos por preço nenhum. A verdade é que apesar dessa "onda" ter começado a pouco tempo aqui no Brasil, na vizinha argentina os Fiats são os grandes objetos de preparação no país, apesar de que, assim como no Brasil, a miscigenação e a grande quantidade de modelos importados, vem roubando um pouco dessa grande massa.






Numa destes passeios por fóruns argentinos, encontrei um exemplar relativamente simples, mas que deixou muito carro mais potente para trás ao percorrer os 250m do Autódromo de Mar del Plata em meros 12,28 segundos empurrado por um motor 1.7L de oito válvulas. Agora o belo Fiat Uno SCR conta com algumas melhorias que ajudaram a elevar sua cilindrada para 1.8L com o uso de virabrequim de Fiat Linea, bielas utilizadas nos modelos MPI, pistões forjados, cabeçote preparado com válvulas maiores e carburador preparado para dar conta do recado e manter o sistema sempre bem alimentado.






Como a grande maioria dos automóveis preparados para a arrancada argentina, este Uno SCR teve sua suspensão completamente trabalhada para suportar as vigorosas arrancadas, contando agora com amortecedores de maior carga e molas preparadas que ajudam a transmitir toda a potência do motor 1.8L, estimada em 160cv, para os pneus radiais montados em rodas orginais do modelo SCR de 13".

Uma das grandes vantagens deste exemplar é que seu proprietário também pode utilizá-lo diariamente, pois o Uno está completamente regularizado, bastando apenas que a suspensão traseira seja regulada para um nível mais baixo.



Fato é que quem aprecia um motor de Uno preparado, sempre recorre aos sites e fóruns argentinos para ter uma idéia, buscar soluções, importar peças ou apenas ver qual é a insanidade da vez que nossos hermanos estão aprontando.

Abraços!

5 Acelera!!!:

  1. bacana esse fiat uno... pena q é mto raro ver uma boa preparação assim por aki!!!

    boa materia!!!!!

    abraçossss

    ResponderExcluir
  2. Carrinho valente.
    To no segundo, até hoje não tive problemas.

    Nego zoa mas a verdade é que na prática a coisa é bem diferente. Nem todo mundo pode ter o carro que gostaria. A realidade brasileira é outra.

    Quem tem Uno sabe do que eu estou falando, e quem já teve, pode até achar feio, mas tem que respeitar. O caixote é mais que boa parte dessa meninada besta aí e da trabalho.

    A propósito, já rodei por esse blog aqui outras vezes por outros motivos, outras matérias. Bem interessante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE AMIGO, TENHO UM UNO 1.5R 1989, E GOSTARIA SE POSSIVEL QUE VC PASSASSE ALGUNS SITES, BLOGS E FORUNS ARGENTINOS PARA PESQUISAS. FUTURAS.
    KIPBYREGGAE@HOTMAIL.COM
    GRATO

    ResponderExcluir