Sam Cool é funcionário da Volvo Caminhões na fábrica de Ghent, na Bélgica. Com o lançamento do modelo C30 ele, assim como tantos outros, viram-se fascinados pelo menor modelo da marca Suéca. Não demorou muito para que Sam adquirisse o seu. Era preto, com o bodykit em plástico preto e tão logo ganhou rodas Borbet XL 8,0x18" e uma prática suspensão a ar. Dotado de um motor de quatro cilindros, 1.600cc sobrealimentado por uma turbina de geometria variável, intercooler e movido a diesel, o C30 1.6D é capaz de desenvolver 110cv @ 4.000Rpm, mas com um toque especial na injeção de diesel, um leve aumento na pressão da turbina e um bom filtro de ar, Sam conseguiu extrair aproximadamente 140cv e, consequentemente, melhorou bastante o torque.
O Volvo C30 ganhou ainda retrovisores em fibra de carbono com repetidor de pisca incorporado e uma barra anti-torção superior dianteira da própria Volvo para reforçar o monobloco. Extirpou o limpador do vidro traseiro, retirou os emblemas, adicionou detalhes internos OEM (Original Equipment Manufacturer) e quando estava parado num semáforo, acertaram a traseira do C30! Resultado? Perda Total.
Triste ao ver se C30 naquele estado, Sam resolveu que teria outro, mas que seria melhor. Com o dinheiro do seguro, rumou novamente à concessionária Volvo e solicitou outro C30, desta vez na cor Cosmic White Metallic e com o kit R-Desing. Levou para casa um jogo de rodas originais Serapis 7,0x17" como brinde, mas que praticamente não foram utilizadas pois os planos de Sam para este Volvo C30 eram muito mais maléficos.
Nem bem chegou em casa e o novo C30 já foi recebendo os mimos do anterior, que ainda estava no quintal de Sam. Logo depois foi a vez de mandar o carro para a oficina e instalar uma suspensão a ar sob medida para o Volvo que mal respirou e já foi rumando para a pintura dos spoilers, pára-choques e alargadores laterais. Voltou para casa já com as Borbet XL: um brinco!
Não demorou muito para que as novas rodas Dynamics Racing entrassem em cena e deixassem o visual do C30 ainda mais fulminante. As rodas possuem as mesmas dimensões de tala e aro, 8,0x18", mas off set delas é bastante diferente, sendo que na dianteira o off-set é de 40mm enquanto que na traseira utiliza-se off-set de 52mm. Estas medidas diferenciadas fizeram com que ao esvaziar-se as bolsas de ar, os pneus de medida 225/35-18" encostassem nos pára-lamas, impossibilitando o C30 de baixar ainda mais. Problema resolvido com o ajuste da cambagem. Na dianteira adotou-se ângulo de - 0,5° enquanto que na traseira foi necessário uma abertura maior no ângulo, de - 1,25°. Ao longo do tempo foram os pneus quem mais sofreram, mas o objetivo principal foi atingido, fazendo com que o C30 literalmente deitasse no chão quando as bolsas estivessem vazias.
Com o bodykit reluzente e com um visual "clean", Sam resolveu abrir o espaço direito destinado ao escapamento das versões T5, com saída dupla, e instalar outra ponteira. Aproveitou e re-fez o final do escape em aço inox com as duas ponteiras de maior diâmetro. Com este pacote de modificações, rumou para o Racewars e lá mesmo recebeu alguns pinstripes discretos no capô e no console interno central feitos por David Anthony Garcia. O C30 tomou um belo banho e saiu de lá sendo considerado um dos 100 carros mais bonitos da Bélgica no Racewars 2008.
Além do prêmio, o C30 foi convidado para estampar diversas revistas automotivas da Europa e sempre ia ganhando alguma modificação. Um reservatório de 90lbs/min para o ar gerado pelos dois compressores da suspensão foi instalado, mas logo sairia de cena para a entrada de um cilindro menor, mais bonito e eficiente que ficaria exposto no porta-malas.
Nem mesmo as lâmpadas de seta escaparam das modificações. As dianteiras permaneceram, mas as traseiras foram substituidas por modelos transparentes e as dos repetidores laterais agora são transparentes e piscam brancas e devem ser substituidas por LEDs em breve. Isso ajudou a melhorar o visual do carro tirando das lanternas o reflexo alaranjado das lâmpadas. Foram encomendados apliques em fibra de carbono para cobrir as colunas "B" e as soleiras, além de novas tampas para os reservatórios do motor em aço inox, bem como a vareta de óleo vidos do Ford Focus ST. A capa do motor recebeu ainda pintura alusiva à bandeira da Suécia (casa da Volvo) e demais detalhes pintados de preto brilhante, o que tornou o cofre mais limpo e apresentável nos encontros e exposições que o C30 participa.
Internamente o Volvo recebeu uma bela manopla da Heico que veio acompanhada de uma nova grade fontal para o C30, que acabou perdendo a barra e o brasão da Volvo na dianteira. Foram instalados ainda adesivos alusivos ao cavallino rampante da Ferrari, mas que neste C30 recebeu um alce rampante no escudo. Deboche? Saibam que a própria marca já utilizou desta alusão em outros de seus carros mais apimentados.
Um carro que certamente vai cativar inúmeros outros jovens ao descobrirem o quão belo fica um C30 personalizado, mais até que Audis, BMWs, Mercedes, Alfas... e assim a marca Volvo vai se desvinculando do aspécto de carro familiar para conquistar uma nova geração de jovens que não se identificavam com os demais modelos da marca.
Grande abraço a todos e um ótimo 2009 que se inicia!
Alucinante, Rafa..
ResponderExcluirComecarei a frequentar mais seu blog
Grande abraço e feliz 2K9
Celoj - CPT RA
Caro Rafa,
ResponderExcluira Volvo não é "suíssa", ela á "sueca".
Abraços...
PUTZ! Juro que achei que tinha corrigido essa meleca antes de postar.
ResponderExcluirAgora sim está definitivamente corrigido!
Obrigado!
Gostei bem dos espelhos e de tudo o resto!
ResponderExcluirGostaria de saber se ha alguem por aqui que tenha contacto com estes acessorios para os volvos c30.
Agradeço a todos.
Cumprimentos
Esse carro é muito foda, no entanto vcs que estão mais por dentro do assunto do que eu, lhes pergunto!!!!
ResponderExcluirNa faixa etária de preço de R$ 60 a 70 mil qual o melhor coupê atualmente?
E meus parabéns pelo site, ta muito maneiro!!!!ganhou mais um adepto!!!
Luis Bragança
caro luis, o melhor cupe na atualidade eh o proprio c30, na sua versao 2.0 manual. custa em torno de 60 mil ou menos ate, e eh um excelente carro, muito estiloso e de excelente qualidade de construçao. nao ah nada melhor, atualmente, acho ate melhor mesmo do que comprar um hyundai i30 ou stilo, golf. mas eh uma compra totalmente emocional, soh compre se for pra curtir o carro. pra usar diariamente um mais popular vai ser bem melhor
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