::Fiat Punto Abarth SEB2 GT3::

Aqui no Brasil o Fiat Punto chegou a pouco tempo, mas na Europa, a versão que temos por aqui como "lançamento", já é a terceira linhagem deste compacto que circula por lá e agrada em cheio a todo os seus proprietários, tanto que não é incomum venderem o antigo e adquirirem outro modelo mais recheado ou apimentado.

Foi o que fez Tom Snelling. Ex-proprietário de um Punto Sporting equipado com rodas 17" e algumas modificações, Tom viu em outro Punto uma ótima oportunidade de desfazer-se de seu aspro para adquirir um GT. Com um motor de quatro cilindros em linha com 1372cil, a terceira geração deste modelo desenvolve originalmente 130cv @ 5600Rpm, atingindo a velocidade máxima de 200km/h e sai da imobilidade para atingir os 100km/h em meros 7,9 segundos. Com algumas modificações, Tom conseguiu extrair um pouco mais de potência de seu GT3, tornando-o ainda mais interessante, sempre buscando o equilibrio entre visual e performance.

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Com a venda do Sporting, Tom retirou algumas peças que não estavam inclusas na negociação e estas serviriam perfeitamente para o GT3. A barra anti-torção superior dianteira era uma delas e ajuda a segurar o carro nas aceleradas mais vigorosas. Do Sporting também veio o capô com uma entrada de ar que manda ar diretamente para a boca do filtro cônico de duplo-fluxo. Com um amigo, Tom trocou os faróis dianteiros originais por outros do modelo Rallye com projetor e instalou neles lâmpadas de xenônio de 6.000k da alemã Bosch que iluminam muito mais e não sofrem com a perda de foco como no anterior.

Ainda no cofre do motor foram instalados um catch-tank em aço inox para que não falte combustível, um radiador de óleo com ventoinha para manter o óleo do motor na temperatura ideal e as mangueiras de junção agora são de silicone da Samco. A turbina é a T2 original, mas trabalha com maior pressão e é controlada por um booster TurboXS com duas fases. Para não poluir o visual do cofre, a bateria foi deslocada para o porta-malas com os novos cabos passando por dentro do veículo e o intercooler é de maior capacidade e foi re-alojado na grade do pára-choque dianteiro, melhorando o visual e a captação de ar.

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Para monitorar o motor foi instalado um manômetro digital de temperatura no painel central, dentro do cinzeiro e logo acima uma chave-caça para acionar a ventoinha do radiador de óleo em uma placa de fibra de carbono. Na coluna "A", bem aos olhos do motorista, estão manômetros AutoGauge que informam a pressão da turbina e um voltímetro. Com um sistema shortshift da ProGT para reduzir o tempo das trocas de marcha. Ainda no interior, Tom alterou o fundo do painel de instrumentos para a cor branca e com a logo "GT" da Lockwood no conta-giros dando um aspécto mais esportivo ao opaco inteior que em breve deve receber novas modificações.

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Externamente o Punto GT recebeu o conjunto aerodinâmico dos Puntos Abarth compostos pelo pára-choque dianteiro com maior abertura e spoilers laterais mais acentuados. As belas rodas originais de aro 14" foram sumariamente substituidas por outras tão belas quanto OZ Superturismo de medidas 7,0x16" recobertas por pneus Toyo Proxes T1-R de medidas 195/45-16". O conjunto encobre os novos discos de freios redimensionados com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, prensados por pinças Brembo para suportar a nova potência que já ultrapassa os 220cv @ 6.000Rpm e ainda sofre acertos.

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Para os que acham essa cavalaria pouca, lembre-se que a versão GT3 do Fiat Punto é bastante leve e que as modificações mais sérias ainda não chegaram. Em breve estão previstos novos upgrades na parte de pressurização, peças internas forjadas, cabeçote trabalhado... tudo num carro com menos de 1.000kg!

It's the darkside, baby!

Abraços!

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