::Gorete! Ande, vou lhe usar!"::

Tenho medo que minhas palavras se voltem contra mim. Já falei inúmeras vezes o quanto me arrependo de anúncios e prelúdios que insistem em dar errado. Em bom português: Olho gordo é FODA!

Esperei as coisas acontecerem, esperei o tempo passar, deixei o Fusca de lado e foquei em outras coisas. Meu trabalho foi um dos principais pontos e me arrependo amargamente de não ter dado a devida atenção à minha família, em especial minhas filhas e esposa. Elas sentiram bastante minha falta, pois cheguei a virar finais de semana seguidos trabalhando direto, fora a carga horária diária de mais de 12 horas.


Eu precisava tirar "carros" da minha cabeça e isso foi conquistado a duras penas. Me afastei de amigos, não fui mais a encontros, perdi contato com pessoas que sempre colaboraram comigo... fui um verdadeiro filho da puta desnaturado (perdão, mãe) e estou pagando o devido preço. Dos que me distanciei, desculpem.

O fato é que me fez bem e disso tudo tirei grandes aprendizados. Aprendi que o excesso é que me fez mal, então precisava diminuir o ritmo. O trabalho rendeu bons frutos e novo ânimo para continuar tocando o projeto, que parou por puro desânimo e eu não estava nem ligando. Faltava tão pouco, mas o interesse é tamanho que sequer um parafuso eu adquiri nesse interim. Fiz de conta que ela não existia, mas sempre tinha alguém a perguntar: "E a Gorete? Como anda?" Na resposta eu evitava utilizar da educação, para não gastar, sabe como é?! E saia algo assim: "Ela não anda. É um carro de enfeite, uma samambaia albina."

Querendo ou não aquilo me incomodava. Parece como se falassemos de um câncer que não sara, não cura, não dói... mas incomoda. Era estranho.

Ganhei as chaves da Gorete já fazem um ano e exatamente um ano depois recebo outra notícia: O mecânico que está cuidando dela me chamou no dia 30/07 e falou que precisariamos conversar.

"Puta que o pariu... lá vem merda."



Chegando na oficina, foi difícil conter a emoção. O Fusca estava sobre o elevador, sem as rodas e sem nenhuma peça da suspensão dianteira ou traseira. Olhei ao redor e reconheci as peças que juntei por mais de dois anos com a ajuda de amigos, por indicação, juntando grana, pagando parcelado, economizando nas roupas que compraria pra mim... tudo veio à mente de uma só vez e junto das lembranças, um sopro de esperança.

Conversamos sobre detalhes importantes do projeto e o mecânico compreendeu como quero o carro. Pretendo não economizar em peças fundamentais, mas não vou sair por aí rasgando dinheiro à rodo. Pequenas peças foram adquiridas, médias peças foram encomendadas e as grandes vão ter que esperar alguma $$$ aparecer, pois não serão prioridades a não ser que sejam emergenciais. Como já tinha guardado boa parte das peças características do projeto, agora é hora de fazer TODA a suspensão e freios de um carro que há mais de 5 anos não anda mais do que 10 metros a cada 6 meses, ou seja: Tá tudo fudido!

O ânimo ainda não é dos maiores, mas pequenas peças de manutenção já foram adquiridas. Na primeira ida à loja, voltaram na sacola:

# Cilindro mestre de freio duplo
# Reservatório deslocado para o fluido de freio
# Pivôs dianteiros e traseiros novos
# Calços da carroceria
# Retentores
# Coifas para os braços de tração
# Kits de rolamento


Além das peças básicas, como estavamos pensando nos freios e o cilindro mestre de freio foi adquirido novo para poder suprir com folga a adaptação do conjunto de discos de freio traseiro, adquiri ainda um jogo de cubos traseiros (pasmem) originais! Estavam num estoque antigo de uma velha oficina e serviriam para adaptar juntamente com os discos as rodas Mille Miglia Cup1 de furação 5x100mm que guardo a sete chaves jogadas em algum canto.

Na hora de refurar os cubos para a utilização das Cup1, a merda: Os furos das rodas tocariam o center-bore dos discos. A furação dos discos é 4x130mm e serviria perfeitamente para a utilização com rodas originais ou mesmo as réplicas que utilizam esta furação. Na hora só pensei: "Malditas rodas Lamborghini! Se já as tivesse vendido, já estaria com as SprintStar 15" com pneus 165/50 e 205/65 nas mãos!"


Aqui a furação das rodas 5x100mm


Aqui o disco de freio traseiro sobrepondo a roda. Note que a furação da roda tocaria o center-bore dos discos.

Resultado: Voltam os tambores para a traseira e devolve-se os cubos originais para a loja. Discos dianteiros refurados e tambores traseiros refurados. Agora é hora de colocar uma mão no bolso e outra na cabeça para não fazer burrada. O carro tem que rodar. Só isso! Chega de inventar moda ou querer comprar tudo o que aparece pela frente.

Os discos ficarão guardados até uma segunda oportunidade para utilizá-los com rodas de furação compatível, o que me dói o coração pois foram um ótimo presente do amigo Plautos e eu estava ansioso por utilizá-lo.

Outra peça que já foi instalada foi o quadro de suspensão dianteira feito pela galera da Gamby Suspensões. O quadro entrou JUSTO! Parece que foi feito com o carro lá! Lembro aos que não acompanharam a saga dessa peça, ela foi completamente confeccionada em Pomerode/SC sem qualquer relação com o carro! O Fusca não saiu de Brasília e os caras da Gamby compreenderam exatamente o pedido, fazendo com que as torres ficassem rentes à carroceria, me deixando ainda mais louco para ver o carro montado, no chão e com as Cups instaladas (e ainda tem as mangas deslocadas!).


Recém instalado, o quadro ainda vai ter melhorias!

Conforme orientação do próprio Elton, da Gamby, ainda vou colocar uma rosca entre o parafuso inferior e o quadro, soldando-a e sustituindo o parafuso por um menor para assegurar que ele não empene, cepe, se perca, suba... ou lime no asfalto.


Será que vai pegar? SIM!!!

Uma das peças que o mecânico pediu com certa urgência foi a caixa de direção. Ao procurá-la no mercado, encontrei diversos modelos e peças, mas o que eu estou interessado (da TRW original e novo) custa parcos R$ 380,00 (!!!) aqui em Brasília e de brinde consigo a mesma folga de direção (característica dos Fuscas) e pouco diâmetro de esterçamento (outro brinde de fábrica).

Lendo e buscando mais informações, caio num fórum de Buggys onde uma adaptação tem se mostrado muito eficiente e recomendada por todos os que fizeram a adaptação: Utilização da caixa de direção mecânica do GM Monza. Segundo relatos, é plug&play, só precisa de uma pequena chapa para fixação e não dá muito trabalho... para quem usa quadro original. Malditas invenções!



Sinais da idade avançada e dos maus tratos.

Como meu quadro dianteiro é encurtado em 6 cm, braços e demais componentes deverão ser medidos e torneados para um ajuste perfeito. Como trata-se de uma adaptação, provavelmente gastarei mais que os R$ 380,00 pedidos pela caixa nova, mas com a garantia de não ter folgas, conseguir esterçar sem manobrar 4x e com a ótima vantagem de ter uma direção mais macia e precisa. Vai que um motor forte chega antes do previsto...

Ainda estou pensando na possibilidade, mas é como eu já disse: Essa piranha não está atrás de nenhuma Placa Preta. Ela só quer abusar do meu dinheiro.

2 Acelera!!!:

  1. Essa piranha ainda te aperreia, mas seja paciente que logo vc a usará como lhe der na telha.

    Em breve vc fará com que ela lhe proporcione belíssimos momentos de prazer e sintonia. Como numa simbiose entre homem em máquina, curtirás belas paisagens e amizades através das poucas, porém macias estradas que ainda existem nesse Brasilzão - vide o convite do Floripa Boxer.

    Esse hiato com a Gorete pode ter vindo a calhar. Desse um belo passo no quesito suspa. Agora é bola pra frente e que o próximo intervalo de tempo tome conta de teu planejamento financeiro e de tua mente recheada de idéias maluco-maléficas.

    Ah, sem deixar é claro de cuidar do teu bem mais precioso: tua família.

    Abraços! ;)

    ResponderExcluir
  2. O meu esta demorando tanto que já perdi a paciência, mandei montar o carro, estou usando no fim de semana rsrsrsrsrs, e o pintor que se vire rsrsrsrss boa sorte com seu carro.

    ResponderExcluir