::VW Fusca'71 RustedLive::

"Vão se foderem" os que acharem que este blog virou um reduto aircooled. Não vai ser sempre assim, mas bons projetos que acompanho há tempos e, de uma forma ou outra, acabo me envolvendo, inevitavelmente acabarão vindo para estas páginas...

Logo quando conheci a turma do RatVolks, conheci também a galera do RustedLive. Lá se vão mais de quatro anos isso. Um dos carros que menos me chamavam atenção era o Sedã'71 de Rodrigo Berghetto, pois dentre alguns rebaixados, mais antigos, rats propriamente ditos e alguns envenenados, o dele não me apresentava nada demais. Na minha ignorância, era mais um Fusca rebaixado sem grandes pretenções.




A história data justamente da aquisição do carro. Este Fusca sempre pertenceu à família de Rodrigo. Comprado em 1971 por seu bisavô, o carro foi utilizado ininterruptamente até 1994, quando este senhor veio a falecer, deixando entre outros legados o Fusca. Pulando de mão em mão entre os familiares, aos poucos o Fusca foi deteriorando-se, perdendo peças características de época e alguns detalhes. Em 2003 chegou às mãos de Rodrigo que decidiu deixá-lo o mais original possível (não era mesmo da minha laia) e levou o Fusca para uma boa reforma. Funilaria, pintura, mecânica, elétrica... e o Fusca'71 voltou às mãos de Rodrigo zerado.













"De uns anos pra venho mantendo ou tentando manter esse padrão mais old school. Original e baixo, com umas rodinhas legais. De modificações visuais externas não são muitas. As mais visíveis são as rodas. Prefiro fazer modificações internas e de performance no momento" - declara ele.

Foi aí que comecei a abrir meus olhos para este exemplar. Quando a galera do RustedLive diz que vai andar baixo, não é aquele "baixo" que estamos acostumados. É BAIXO mesmo! Para isso o eixo da suspensão dianteira foi encurtado em 8cm, recebeu duas catracas para regular a altura e trabalha com amortecedores de Chevrolet Chevette. Na traseira foram utilizados facões reguláveis e amortecedores dianteiros da picape Chevrolet D-20. Ainda assim, Rodrigo não está satisfeito e já executa o projeto de um novo quadro, mais curto e possivelmente com mangas de eixo rebaixas da Empi para melhorar o conforto e acertar o off-set das rodas que ficaram mais para fora do que as utilizadas anteriormente.










As rodas que equipam o exemplar vieram de um Santa Matilde (semelhantes às Gasburners que equipavam os Porsches) de medidas 6,0x15", montadas em pneus dianteiros 185/55 e traseiros 195/55. "Talvez também mande as Santa pra reforma, pra virarem umas gas (5x130). Elas estao refuradas para 4x100, coisa comum aqui em Curitiba, infelizmente." - diz Rodrigo. Completando o visual externo, um par de lâmpadas de xenônio de 8.000k iluminam os caminhos deste Sedã'71 nas quentes noites frias de Curitiba ao som estridente do escape 4x1.






Rodrigo substituiu o motor 1.500cc original por um 1.600cc com kit Torque, cabeçotes trabalhados, alimentados por uma dupla de carburadores Solex 32 e comandos de válvulas 2ag utilizados nas últimas Kombis a ar. O câmbio tem coroa e pinhão com relação 8x33, original dos Fuscas 1.500cc. A alavanca de câmbio foi substituida por uma Scat modelo Drag Fast que deixou os engates mais curtos, precisos e macios. Se ficou bom de andar? Veja o vídeo:






O interior original ostenta o painel imitando madeira Jacarandá intocado. Nem mesmo o espaço destinado ao rádio foi violado. A forração interna foi completamente substituida por carpete creme, tornando todo o conjunto muito bem resolvido e harmonioso. Um termômetro de época está ao lado do velocímetro e um conta-giros mantêm Rodrigo atento às trocas de marcha. Yeah! Old is cool!










Outro carro para o uso diário? Que nada! "O carro é meu automóvel diário. Uso ele todo dia, vou pra todo local com ele e nunca me deixou na mão. As viagens com ele são inúmeras, de diferentes distâncias, desde ir para a praia (200km), até rodar o estado (2000km)".

Hoje em dia comparo o Sedã'71 do Rodrigo como a Maitê Proença. Vai ficando véio (o Fusca, hein?!) e cada vez melhor!

Abraços!

18 Acelera!!!:

  1. show de bola a materia heim...maite proença foi foda..kkkk e o fusca ta top mesmo

    ResponderExcluir
  2. Bastante clean e sem denunciar os anos de experiência e histórias pra contar.

    O melhor eh o termômetro de época :D

    Ficou bastante harmonioso (como vc mesmo citou) junto ao painel.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Porra bem loco mesmo!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. sempre vejo essa barca andando por ai mesmo. as vezes mais baxo tbm. bacana a fuketa. abrx

    ResponderExcluir
  5. tesao de materia e o carro é um espetaculo :D parabens rafa e parabens ao begueto pelo bólido...

    ResponderExcluir
  6. prefiro as calotas disco voador
    mas ta bonito o fuscão

    ResponderExcluir
  7. muito bom mesmo,parabéns pela matéria e ao proprietário

    ResponderExcluir
  8. valeu por ceder espaço pro meu pau veio ai!!!
    sei q o pessoal curte mais os vws antigos, mas tem q dar valor aos fuscao e mais moderno tbm..

    iNGO, quem sabe as santa matilde nao vao pro fuque do rafa hen heeh

    vlw

    ResponderExcluir
  9. Andinho Guarapuava-PR6 de dezembro de 2010 23:11

    Semprei axei esse fuscão bonito,qndo pude ver de perto em Campo Mourão chorei...
    Carro lindo por demais
    parabens pela matéria e pelo veiculo!!

    ResponderExcluir
  10. Jovem o carro é muito bonito de longe por fotos, pois as fotos q foram tiradas de perto, muitos detalhes a desejar, sei la pra mim tinha q reastaura inteiro esse fusca.

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que ja tive o prazer de ver (e andar) bem de perto!!! Sem noção!!!

    ResponderExcluir
  12. é um carro do dia a dia anonimo, por isso o desgaste e a falta de cuidados. isso é extremamente notavel e creio que o dono não se preocupa nenhum pouco com isso, afinal é pra ser usado não.

    ResponderExcluir
  13. Carro loco!! Parabems!!!
    Gosto das rodas GasBurner..muito bom!!
    Franco

    ResponderExcluir
  14. Aircooleds are cool, fodam-se os detratores!

    ResponderExcluir
  15. como sempre materias top!

    esse fusca e lindo msm

    vlw!

    ResponderExcluir
  16. É por isso q o nivel de fusca no BR é uma M, ninguem se preocupa em preserva, cuida, faze com q seu carro seja impecavel, só senta e anda, por isso q nessa M de revista revista Fusca & cia, só aparecem Joinhas, pois não tem fusca pra faze materia, so Joinha.

    ResponderExcluir