::VW Passat'87 1.700cc Turbo::

"... mas bebi. E aquele frescor que por momentos me acalma, tantas outras me torna insano, doente e irracional. No momento em que minha mente insandecida e atormentada por coisas simples, rotineiras e comuns se revolta, meu corpo clama pelo doce sabor que escorre em minha garganta, pelo prazer das pernas trêmulas e a sensação de poder em minhas mãos. Sim, eu adoro acelerar."
Por Rafael Souza




Está cientificamente comprovado: A velocidade é um vício!

Quem não acredita, basta dar uma googleada por aí e confirmar que adrenalina é uma droga que causa dependência. Lógicamente é natural, mas quem acelera sempre tem níveis de adrenalina acima do normal. Por sorte, faz bem.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.


Quando Roberto F. Santos Filho, o Betinho do site/fórum RacingArt adquiriu seu primeiro carro, o vírus e a dependência já estavam presentes. Sem tantos recursos, mas com um objetivo e uma boa oportunidade, apoderou-se de um VW Passat GL '87 que pertencia a um amigo. O carro era utilizado para arrancadas na categoria Desafio 14's e já contava com um motor turbinado e... quebrado.

Como quem não tem cão caça com gato, Betinho vendeu o cabeçote e fez um mix bacana para não ficar original. O motor de bloco AP 1.6L recebeu novos pistões de 87,5mm, um cabeçote de modelos 1.8L standart, um comando 49G e assim, fazendo a cilindrada subir para seus 1.700cc. A alimentação é feita com o uso de um carburador 2E que recebe todo o álcool de uma bomba elétrica modelo GTI regulado por um dosador HP. A taxa de compressão fechou em 8,5:1 para o uso de turbo sem maiores complicações pelo preparador Henrique Chimentão.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.


O coletor de escape é do tipo pulsativo e faz a turbina Garret .63/.50 encher com vigor os 1,8Bar gerados pelo conjunto. A regulagem da pressão é feita por uma wastegate da Beep Turbo e a vazão do excesso da pressurização é liberado através de uma blow-off da mesma empresa. A ignição conta com velas NGK e cabos de 7,8mm. O corte de giros está ajustado para 8.700Rpm e garante a diversão de Betinho pelas ruas de Curitiba/PR.

O conjunto ficou tão bom que o Passat foi utilizado por Betinho em uma longa viagem, percorrendo mais de 2.200km com uma média de consumo de 11km/l

A suspensão foi preparada para uso em pista e conta com buchas de PU em todo o conjunto, molas de Chevrolet Opala na traseira, as originais preparadas na dianteira e amortecedores de menor curso e maior pressão. As rodas que equipam o Passat são originais do Fiat Idea HLX de medidas 6x15", calçadas por pneus Pirelli P7 de medidas 195/60-15" e receberam pintura preto-fosco com lips vermelhos nas bordas.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.


Como nem tudo na vida são flores (muito pelo contrário...), o carro foi furtado na porta da casa de Betinho e os meliantes só não levaram o carro por conta de seus segredos. O carro foi abandonado a poucos metros da casa, mas já não contava com todo o sistema de som, manômetros e alguns pertences pessoais. "Vão-se os anéis, ficam os dedos".

Com o tempo as coisas se acertam e o Passat volta melhor do que está. Força e paciência são grandes virtudes que lhe desejo, amigo!

Abraços!

3 Acelera!!!:

  1. é daqui de Curitiba né? reconheci pelo parque Barigui... hehehe... tem como me passar o endereço desse preparador?? tbm qro dar um upgrade aqui na minha ximbica!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela excelente matéria!conheço o betinho e acompanhei um pouco do processo desse carro quando ele postou no racingart.bom saber que já está andando forte assim!parabéns ao site e ao betinho pela dedicação!

    ResponderExcluir
  3. Força! Vai voltar melhor do que estava! :D

    E continuar acelerando pelas ruas... gritando pelo escape que oq eh bom o tempo não apaga!


    ABraços!

    ResponderExcluir