:: Blá, blá, blá...::

Bom, não é a primeira e nem mesmo a última vez que faço isso, mas se chegarem a ler, este é apenas um daqueles posts que começei sem assunto, sem destino, sem foco, sem nada... Faço essas coisas para aliviar a cabeça. Escrever relaxa (ao menos para mim) e me faz corrigir pequenos erros que cometo e/ou penso em cometer. Antes de mais nada, desculpem.

Não sou muito de desculpar-me, talvez pela minha arrogância, ignorância ou falta de senso crítico apurado. Dar foras e cometer garfes é comigo mesmo. As palavras que escrevo ainda consigo controlar, mas as que falo...

Tento pensar em tudo com antecedência para programar, projetar, reduzir custos (ossos do ofício), ordenar projetos e fazê-los acontecer. Pode parecer mentira, mas não o é. Acabo de ler uma mensagem de um amigo forista (merda de mundo digital, mas... que abençoado seja!) do qual combinamos de fazer a matéria de seu carro e nela diz: "(...)Fiz amigos, perdi amizades, conheci várias outras pessoas legais e hoje formei um circulo de amizade MUITO forte e esse elo só está crescendo. É triste sobre as amizades que perdi, mas a vida é assim. O que não deve ficar na SUA vida, você precisa deixar para trás e seguir em frente, prosperar e sempre estar junto das pessoas que realmente gostam de você."

Isso me fez pensar sobre os sete anos em que passei a "fazer" blogs. O Primeiro que montei seguia a essência básica daquilo que um blog deveria ser: Auto-exposição desmedida. Nele eu falava de praticamente tudo que acontecia em minha vida. Mandava mensagens para as namoradas da época (cada uma a seu tempo), falava de carros, mandava mensagens para amigos, falava de mais carros... mas sempre numa medida pequena pois a plataforma para a divulgação das mensagens no antigo servidor era uma porcaria. A idéia me foi lançada por uma amiga que montou um para ela, achou bacana e me passou o "virus".

Com tamanha dificuldade para divulgar posts relacionados a carros em fóruns e e-mails, ví na migração para o novo servidor um verdadeiro "mundo novo" onde a facilidade de acesso e formatação seriam grandes parceiros. E deu certo.

Minha primeira filha, Júlia, nascera em Jul/2007 e meus compromissos, contas e responsabilidades cresceram de forma assustadora! Mas com a cabeça centrada, fé em Deus e em Nossa Senhora, foi perfeitamente possível conciliar trabalho, família, amigos (ainda que com muita dificuldade e algumas perdas) e o blog. Então comecei a planejar a migração para o novo servidor....

Logo que passei para cá, em 2008, ví a necessidade de modificar completamente a disposição, localização e formato dos padrões oferecidos pelo blogger (provedor do blog) para adequar à nova proposta dada àquilo que sempre foi, é e será para mim um hobby. Nisso foram sacrificados algumas postagens bem bacanas, mas é preciso "perder alguns anéis para que se salvem os dedos". Com tudo acertado, hora de "trabalhar". Sim, trabalhar entre aspas mesmo! Não queria um compromisso muito forte com o blog pois minha vida pessoal estava passando por transformações de proporções inimagináveis e não faria deste passa-tempo um meio de escravidão virtual. Descaso não tem nada a ver com isso, apenas prioridades.

Um amigo fala pra outro, um colega indica um fórum, divulgo algumas matérias em fóruns específicos... e PIMBA! Em menos de um ano no ar, o blog já ultrapassava a marca de 100.000 acessos contados individualmente! Sucesso? Pode até ser, mas o que mais importava pra mim eram as qualidades das postagens e os comentários, críticas e sugestões que a galera postava em "comentários", tópicos em fóruns e aqueles que eu recebia pessoalmente. Fico cada vez mais entusiasmado, excitado e motivado para continuar...

Em 2009 o blog passou por algumas mudanças básicas para melhor adequar-se à Web 2.0, mas como sou meio relapso, não consigo dar a devida atenção às atualizações dessas ótimas ferramentas (orkut, facebook, RSS, Twitter...), mas vez ou outra lanço as atualizações e percebo que o retorno é imediato e em grande quantidade. Ok, ok! Falha minha! Prometo me dedicar mais, desde que minhas duas filhas deixem. Sim, DUAS! Em Fev/2009 nasceu a Manuela.

Algumas de minhas melhores postagens ocorreram neste ano e algumas delas renderam-me ótimos apreciadores. Um cantinho todo especial foi criado no AutoEntusistas para acompanhamento dos leitores às atualizações de blogs reconhecidos pelos especialistas daquele blog e o meu está lá no meio. Uma honra para mim ante MONSTROS que redigem por lá. Vadiando pela internet, visitando blogs amigos, eis que me deparo com uma atualização do blog 1320ft (que trata com extrema sensibilidade do universo da arrancada no país) onde o que me chamou atenção foi o título: Run Lola, run! But .:run4fun:.!. Curioso, cliquei e me emocionei com a descrição empregada acerca deste que é um mero mural eclético do meu gosto. Sinal que meu mal-gosto tb agrada.

Todo início de ano é complicado pra mim. Sou contador e é exatamente nestes primeiros seis meses do ano que o trabalho mais aperta. É fechamento de balanço anual, declaração de IRPF, obrigações acessórias, declaração de PJ, além de gerenciar uma equipe de trabalho em um escritório que tenho em parceria com meu pai (contabilidade = doença genética). Nisso, criança adoece, mudo de um apartamento para uma casa, as finanças apertam... e o blog vai ficando para cumprir EXATAMENTE tudo aquilo para o que eu pensei: Ser apenas um hobby.

Acordo às 06:00AM, preparo tudo para acordar a pequena Juju, dou-lhe banho e visto o uniforme. De lá direto para o trabalho para uma jornada de cerca de 12h diárias. Volto para casa e brinco com as pequenas, fico com a patroa até a hora em que dormimos e quando a insônia ataca, é quando consigo redigir as matérias do blog. Portanto, erros de português acontecem nas horas de sono! Perdoem!

Me falaram certa vez que era possível anunciar em alguns locais do blog para arrecadar alguma $$$ com cliques e anúncios. Como achei que era poluição demais para o blog, preferi deixar para lá, pois aprendi que aquilo que te dá prazer, não pode GERAR dinheiro, mas deve consumí-lo, no meu caso, noites de sono. E eu me importo? Nem um pouco. No dia seguinte lá estou eu de pé às 06:00AM.

A escolha dos posts é completamente aleatória. Não existe pauta, redação, edição... é tudo nas minhas costas e tento dar conta de tudo, errando o menos e acertando o máximo possível.

Ao contrário do que muitos podem pensar, não tenho um super-carro ou um carro completamente modificado. Pra ser sincero as únicas coisas que me lembro de ter adicionado ao meu Fiat Siena 1.0 Fire Flex 2008 foram duas cadeirinhas de criança, lubrificante e combustível ao longo de dois anos. Mas é ele que carrega a mim e toda a minha família para cima e para baixo com pouca desenvoltura e ânimo, mas carrega e nunca me deixou na mão. Em um post na época da inauguração do Dirty Kids Crew, o amigo Enzo criou uma postagem questionando "O que nos move..." e lá falava e citava exemplos da galera que ele conhece e falava bastante (como escreve bem esse menino!). Pensei, pensei, pensei em postar algo, mas faltava-me inspiração e ela só veio este final de semana...

Aos que acompanham o blog a mais tempo, já devem ter lido meu Relato de um AutoEntusiasta, aos que não tem saco pra ler tanto (como chegaram até aqui?), segue um breve resumo:

1° Carro - Um Ford Escort XR3 2.0i ano 1994 completo. Completamente original e bem conservado. Deu PT por conta de um incêndio.
2° Carro - Um Fiat Mille Fire 1.0 ano 2004 pelado. Com ele me enveredei por campos desconhecidos de preparação, estética, Low Life... Vendi para adquirir moradia.
3° Carro - Fiesta GL 1.0 ano 2000. Carro era da patroa, casamos e só ficamos com ele.
4° Carro - Fiat Siena 1.0 Fire Flex ano 2008. Compramos por conta do espaço. Com duas filhas pequenas e um monte de tralha para carregar, o carro é campeão.
5° Carro - VW Fusca 1500 ano 1976. Comprei em parceria com meu pai e do jeito que chegou está e só Deus sabe quando vai ser a reforma do Fusca. Mais sobre o Fusca...

Voltando ao assunto, o Siena é um carro "pau pra toda obra". Usamos para tudo e como é o único carro da casa, divido com a patroa e ainda assim dá briga. Como não dirijo-o sozinho, chega a ficar mais de mês sem ver água para limpeza. Nunca foi batido e sequer "encostão" ele levou. É completamente selado e completamente original. É o mais completo que havia na época para este modelo e a cor é a que mais me encanta no catálogo da Fiat até hoje. Mas ainda assim sou desgosto com o carro pelo fato de não poder mexer nele justamente porque não sou o único motorista e não teria coragem de colocar um carro rebaixado com rodas 16" na mão da minha esposa. Ela até dirige bem, mas sabem como é...

Este final de semana acordei cedo e determinado a uma bela empreitada sobre o imundo Siena. Da última vez, haviam dois meses que mandei o carro para um lava-jato. Não gosto disso, mas tenho feito isso com constância com o Siena (tadinho...). Dois baldes, shampoo, cera, pretinho para os pneus, limpa vidros, algodão e muita, mas muuuuuita água. Desde que comprei o carro nunca havia submetido-o a tal tratamento estético. Ao iniciar o carro parecia estar triste, cabisbaixo, descontente e deprimido. Depois do banho (lá pelas 21:30. Não falei que era o dia inteiro...) nova passada de algodão para um polimento final e o Siena faltou piscar os faróis como se me chamasse para uma volta. Não pude negar. Júlia no banco de trás, Ohana no banco dianteiro e vamos para a casa da sogra deixar a enteada. Obviamente existem mais de três opções de caminho para a casa da sogra. Um de 10km, outro de 13km e outro de 25km. Por questões éticas, fui pelo mais curto e voltei pelo mais longo dando-me o direito de errar o caminho de propósito. Júlia voltou comigo e chegou em casa já dormindo. Sim, o Siena além de tudo é aconchegante ou então a Fiat instalou algum dispositivo invisível para que as crianças que andem neste carro durmam, pois nenhuma das minhas filhas anda mais de 10km acordada no carro.

Pensei em apresentar o Siena de uma forma diferente, para dizer "esse é o que me move" para o pessoal do DKC, mas na verdade o que me move é a vontade de ver minhas filhas num mundo cada dia melhor e o que eu puder (e não puder também! Basta não me dizerem que é impossível) para que isso aconteça.

Se eu posso oferecer a vocês uma leitura bacana, com fotos legais e um conteúdo de qualidade após um longo dia de trabalho e estudo, faço-o com prazer! Assim, ajudo vocês a relaxarem, terem uma noite melhor, um dia mais produtivo e continuamos fazendo o mundo girar com mais qualidade.

O mundo é grande demais para se abraçar, mas aos poucos se consegue. Aproveito o embalo para agradecer do fundo do coração a toda a galera que tem me dado uma força MONSTRA nesses anos todos de blog e pelo reconhecimento daqueles que lêem, comentam, olham, criticam, sugerem e elogiam. Nada disso seria tão bacana de escrever se não fosse a galera que colabora com o blog direta ou indiretamente. Não vou citar nomes. Comecei, mas a lista se estendeu demais, fiquei com medo de esquecer alguém (nada bom) e preferi deixar apenas um "SALVE!".

Enfim, desculpem o longo texto sem fotos, mas vocês que tanto desejam novidades por aqui, terão, mas calma. Meu ano começou agora e só aos poucos vou implementando as novidades. Espero que tenham paciência para aguardar, pois eu terei toda a paciência do mundo para redigir. Agora a pouco (fazem um ou dois meses) o amigo Jorge Mazzaro da Hot&Rusty ofereceu-se para fornecer muito material sobre a cultura Hot Rod nacional e eu, de pronto, aceitei. Então, aguardem!!!

Um grande abraço a todos!

25 Acelera!!!:

  1. Parabens véio , vç captou tudo o que passa na cabeça de nós que gostamos tanto de carros e fique tranquilo que vç é só mais um paizão de familia com quem nos identificamos e tambem sabemos de grande parte do que vç nos disse .

    Um grande abraço do Digão !

    ResponderExcluir
  2. Acho que nunca havia comentado aqui no blog, simplesmente por achar que o comentário não seria bom o suficiente (talvez pela falta de tempo para escrever) mas ao ler este post me motivei a fazer um comentário.
    Não sei exatamente o que escrever mas uma coisa não posso deixar de falar... esse texto me inspirou, não sei para o que, mas valeu a pena lê-lo.
    Gostaria de dar os parabéns pelo excelente blog. Mesmo que não tenha tempo para atualizá-lo sempre, eu acho que todos entendem o seu lado.
    Trabalhar, cuidar das filhas, patroa e blog... muita coisa para cuidar as mesmo tempo e ainda assim você o faz.
    Enfim... não vou me prolongar muito senão vou acabar fazendo um texto gigante igual ao seu, contando experiências pessoais e vai acabar ficando chato para ler.

    ps: Não esqueça do fusca, estou ansioso para ver a reforma dele começando.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente............. OBRIGADO!!!! Sim; com letras maiusculas; um MUITO OBRIGADO!!!.

    Os posts; a qualidade das fotos e os textos são excelentes aqui.

    Me delicio ao ver fotos de carros modificados; grandes rodas; carros no estilo street; aprendo sobre cultura (ex Rat Volks...) e curto muito os brindes que comemoram os constantes aumentos de acessos... 100.000; 200.000 .... 700.000; etc nos deixam felizes.... kkk

    Parabens pelo bom gosto e novamente OBRIGADO por nos presentear com cultura; belas fotos e diversão...

    Não se preocupe com as atualizações; sabemos que quando as temos; é porque bom material foi postado... até quando não existem fotos o material "editorial" é de qualidade....

    De um leitor que aprecia e recomenda o site aos colegas...

    ResponderExcluir
  4. primeira vez q comento no blog..

    parabens pela dedicaçao..

    ja li o blog todo

    ate o blogger antigo ja vi tds as postagens..

    assim como o whisky com o tempo a qualidade do blog aumenta sempre

    parabens pelo trabalho

    muita sorte pra tu e para tuas gurias..

    ResponderExcluir
  5. Negão, pense num cara doido por carro, vasculho a internet de cabo a rabo e nunca vi algo tão bem feito e gostoso de ver e ler! Já vasculhei seu blog de cabo a rabo, li todos os posts do seu histórico e fico ligadíssimo nas suas atualizações. Parabéns pela família, blog e a paixão que tem por ambos. Fica o abraço, a esperança de um futuro maravilho e um pedido: coloca mais um post com Montana, tenho uma e sou apaixonado! rsrsrs. Grande abraço, Dico Neri >> opsdesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rafa, como dizem nós os manezinhos de floripa, ''arrombassi a tarrafinha toda'', ''tu és o cara, mô kiridu''

    Sintetizou todo o ''dia a dia'' de uma geração de aficcionados por carros do país, muito bom ler este texto e poder, de coração, dizer porra, é isso mesmo.

    Se vc coloca o video do you tube, do magrão que comenta dos carros, esse post tem que entrar para os ''anais'' da historia.

    Um grande abraço do fã de floripa.

    Fernandout

    ResponderExcluir
  7. Galera, muitíssimo obrigado a todos. Se soubesse que gostariam tanto de ler essas "baboseiras", teria postado os outros "descarregos" que redijo antes de algumas matérias. Servem para ajudar a aliviar a cabeça, depois apago e começo a matéria.

    Obrigado de coração a todos.

    @Ops! Se vc leu o post, a resposta é só uma: AGUARDE! :evil:

    ResponderExcluir
  8. É isso ai piá, a vida de um apaixonado por carros que tem esposa e filhos não é fácil mesmo. Parabéns pelo blog, já sou um leitor antigo daqui então nem preciso falar mais nada. E claro, continue sempre assim com esse excelente trabalho ...

    Um grande abraço,

    nEoTTi

    ResponderExcluir
  9. Força, cara... O blog é fodastico !

    Minha visita é diaria atras de novas e belas materias !

    ResponderExcluir
  10. Como muitos disseram, seu blog é um dos melhores e mais "informais" sobr eo mundo automotivo. percebe-se que você escreve de coração e por essas e outras inclusive entrei em contato com você para participar do Gol Fest.

    A maioria dos outros blogs tem palavras bonitas e frufrus pra enfeitar um texto sobre coisas que geralmente nao prestam.

    seu blog está e sempre estará nos meus favoritos, mesmo que você poste uma vez por mês terei prazer em ler no Google Reader. ;)

    ResponderExcluir
  11. Você está mais do que certo!

    Tu tens um blog de conteúdo da mais alta qualidade e mereces todo apoio e sucesso do mundo, ja que nos transmites uma boa leitura automotiva, ao tempo em que te esforças tanto para conciliar responsabilidades, família e trabalho!

    Como um leitor citou acima, OBRIGADO por dispor do seu tempo para nos presentear com CULTURA AUTOMOTIVA!

    E quanto ao fusca, não esquenta. Tu tens o carro do século. Alguns anos a mais não o farão mal pois sabendo da sua dedicação com o blog, o resultado final será primoroso! Bom, se for um RatLook aí ja já não será tão primoroso assim. :D

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Você é o cara!
    Tem gente que vemos todos os dias, conversamos e nem damos a mínima!
    Tem gente que nunca vemos e damos o maior valor!
    Tem gente que conhecemos mais de 10 anos e não confiamos e nem apreciamos muito a pessoa!
    Tem gente que a gente conhece, pouco se vê, pouco sabemos do dia a dia, mas estão lá de coração na mão por nós!
    Tem gente que nem você, não preciso ter 20 anos de amizade pra te achamar de amigo!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Estarei aqui no F5 "aguardando", Negão! Grande abraço, Dico Neri >> opsdesigner.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Queria dizer que sou um assíduo frequentador do teu blog. Não sou muito de comentar, mas não pude ficar quieto ao ler este post. A única coisa que tenho pra dizer é ISSO É VIDA!

    Parabéns.

    Rafael®

    ResponderExcluir
  15. parabens pelo blog, de otima qualidade e de muito bom gosto com relacao aos carro postados!
    nao sou casado, mas tenho uma filha tbm, tenho um Escort original, morro de vontade de mexer, mas o orcamento apertado me quebra, adorei o post, eh bom saber que nao sou o unico.
    forca pra todos nos!!!

    PS: posta alguns escorts tbm
    abraco

    ResponderExcluir
  16. Tú é um sortudo, já tem a família formada e pelo visto, agora é só cuidar dela.
    Carrinhos e carrões veem agora com o tempo e trabalho.

    Abraços, from UC.

    ResponderExcluir
  17. Eu (Goku) do Raceinblood acredito que acompanho seu blog já tem um tempo meio de longe (sem comentar), mas sei que você tem o talento para agradar até o mais purista do mundo automotivo aqui no seu blog, e sem receio digo que você foi uma das fontes de inspiração para criação do meu blog!
    Muito obrigado mesmo!
    Você não cuida de um blog, você cuida de nós fiéis leitores!
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Eu li tudo Rafa! Rsrs

    Cara, belo texto e parabéns pelo seu "hobby". Esse blog é um dos meus passatempos prediletos!

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  19. Fazer um blog bacana realmente dá trabalho e requer dedicação. Ainda mais com três mulheres em casa.

    Valeu a menção do AE no seu texto!

    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  20. Cara nem sei o que dizer... porra o Blog é "F*da!" só temos que agradecer mesmo... eu estou a 10 anos com o Carbritus também como puro Hobby e sei como é... força ai para nós continuarmos na caminhada... belo texto, lindo pensamento. E família é tudo! É isto ai forte abraço!
    TIAGO SITE CARBRITUS

    ResponderExcluir
  21. Amigo, sua habilidade em escrever cada vez mais me surpreende, e apesar da "nossa proximidade" em relação à arte sobre rodas, vejo que muito mais que customizar, correr e pensar em carros, você nos lembra que viver e ter esse apego a tudo que nos arrodeiam faz tão bem quanto esse hobby e inspiram a continuar atrás dos nossos sonhos e objetivos! E digo que não é por ser casado e com filhos que o faz andar de carro mil, sou solteiro moro só mas na garagem tbm tem um mileto guerreiro, mas... o futuro que nos aguarde!! SUCESSO DEMAIS PRA TI! Abraço! William (Godspeed Ctba)

    ResponderExcluir
  22. chega de bla bla bla e vamos atualizar!!!!!

    ResponderExcluir
  23. É Rafael, as prioridades mudam bastante com o tempo, algumas amizades ficam para trás, outras o seguem pelo resto da vida, mas o que mais importa é SEMPRE estarmos junto de pessoas que gostam de nós e fazermos de tudo para que nossa família, amigos e afins, fiquem bem e se sintam confortáveis com a nossa presença...

    Acompanharei melhor o seu Blog ;)

    Grande abraço e fique com Deus :D

    ResponderExcluir
  24. Logo bem cedo tive o prazer de ler esse seu post, já conversamos por email referente ao projeto do meu gol 1.9 de São Luis. Eu admiro todo seu esforço, toda cultura envolvida e depositada nesse lugar, e acima de tudo a pessoa que você demonstra ser, sendo extremamente cuidadoso com as pessoas, e principalmente com a família. Espero que você nunca termine com isso aqui, porque além de acabar com algo seu, do seu coração, você vai ferir muitos pelo brasil todo. FORÇA é a palavra que deixo hoje pra você. E mesmo não sendo atualizado como você deseja, é um prazer ter esses posts "desatualizados" que você libera pra gente.

    Forte abraço,

    Diego Buxexa - São Luis/MA

    ResponderExcluir