::Every Second Counts::

Cada segundo conta.

Enquanto você lê estas palavras, seu tempo está sendo desperdiçado de alguma forma. Eu deveria estar dormindo, pois amanhã é vespera de ano novo e não dormi nada bem na noite anterior, e, se neste dia 31 eu não tiver outros minutos de sossego, provavelmente minha virada de ano vai ser bem cansativa e, como bom jovem-idoso que sou, reclamarei bastante. Se você leu esta postagem até aqui, poderia estar fazendo algo mais produtivo, afinal, ler as palavras que escrevo aqui, nem sempre rendem bons frutos.

Mas tudo na vida é uma questão de erros e acertos. Você sempre terá 50% de chances de acertar algo e as mesmas 50% de chances de errar sempre. Não adianta tentar mudar. É impossível aproveitar tudo que a vida oferece em todo nosso curto tempo de "hospedagem" neste mundo, mas creio eu que sempre devemos tentar, aproveitar e curtir cada segundo como se fosse o último, afinal, qualquer hora dessas acertamos.

Assistindo "Um bom ano" (A good year, 2006) em Intercine, tomando Coca-Cola em copo de 700ml cheio até a tampa, ouvindo Ben Harper - Glory & Consequence (Live from Mars, 1995) - Sim, ouço música com TV ligada e prestando atenção em filmes que já assisti algumas vezes - não é a melhor maneira de dizer-lhes para aproveitar melhor a vida, mas não é nem de longe isso o que quis dizer-lhes. Ahá! Se você achou que este é mais um daqueles posts sem pé nem cabeça que escrevo para aliviar a mente, finalmente começamos a nos entender, mas não se esforce demais. Ninguém nunca conseguiu.

Amanhã a patroa vai levar minha sogra para o aeroporto. Em janeiro é a vez dela ir ao encontro da mãe e levar minhas duas pequenas. Vou ficar sozinho em casa e morrer de saudades delas, mas minhas prioridades e metas são outras para este ano que se inicia amanhã. E você achando que eu falando de aproveitar melhor a vida era sério... aham... Eu poderia muito bem largar tudo o que estou disposto a fazer, apertar o botão do FODA-SE e ir com elas, afinal, será a primeira ida das minhas pequenas à praia... e eu não estarei lá. Mas tracei planos... Preciso concluir a reforma da casa que não acaba nunca por motivos financeiros, preciso comprar um carro para chamar de MEU e cuidar dele como sendo tal (o Siena tá dando dó do descaso que estou tendo com ele. Continua bem cuidado, mas depois que tirei as rodas, voltei à estaca zero em empolgação), contas a pagar... é mais complicado quando se está na pele do filadaputa aqui...

Mas cada segundo conta...



... e eu preciso fazer dar certo, pois mesmo depois de casado, ainda não aprendi a contar com ninguém além de mim. Faço dos outros dependentes, mas odeio depender de alguém para qualquer coisa que seja.

Administro bens, empresas, blogs e fóruns, mas me vejo psicologicamente desequilibrado em minha vida pessoal ao ceder aos desejos e encantos das minhas pequenas. Basta um sorriso, um abraço, um beicinho de choro ou uma lágrima qualquer para ceder aos seus encantos. Coração de pai é fraco, besta e idiota. Quem mandou querer criar dois anjos? As mulheres que me cercam deixam meu mundo mais atormentado e ao mesmo tempo numa paz incomensurável. Não me perguntem "porquê"! Não sou analista de vocês!

Creio em reencarnações. Deus não seria capaz de poupar-nos de coisas tão incríveis que ocorrem em outras épocas mantendo-nos presos em um pequeno período, mas tenho certeza que tudo nos é "deletado" quando nascemos novamente. O que é?! Deus também entende de Tecnologia da Informação! Eu mesmo acho que sou originário do século XVII, ou ao menos é de onde vem boa parte do meu jeito de ser. A patroa já me disse inúmeras vezes que já nasci velho, que quer passar o resto da vida comigo, mas sabe que serei um porre de aguentar quando estiver na casa dos 50 anos pra lá. Já disse que ela não precisa se preocupar. Dou um jeito de me tornar suportável. Ela, por outro lado, prometeu jogar minhas cinzas em Boneville.

Ah, que se foda. Vou abrir um vinho e comemorar minha estagnação temporária. Ou vocês acham que só porque este é, provavelmente, o último post de 2010 eu vou mudar da água para o vinha da noite para o dia?! Vou continuar aproveitando meus segundos e aconselho-os a fazerem o mesmo.

Um ótimo ano de 2011 para todos! Que Deus os abençoe, que cada gota de suas veias se transforme em metanol ao longo dos anos e que este veneno que circunda vossos corpos jamais se esvaia.

Um grande abraço a todos!

::VW Jetta - DubStore::

"... Quanto mais simplicidade,
Melhor o nascer do dia."
Pato Fu - Simplicidade




Há quem curta inúmeras alterações, por vezes, em proporções descabidas, mas a verdade é que quanto mais simples o projeto, as propensões de se agradar são maiores, afinal, quem já viu um carro ficar feio com belas rodas e baixo?

De propriedade de José Augusto, o Zeweek, dono de uma das mais completas lojas virtuais do ramo de personalização automotiv do país, a DubStore, este Jetta mal teve tempo de rodar original pelas ruas. Com a "faca e o queijo na mão", precisando de um "garoto-propaganda" para sua loja, Zeweek não pensou duas vezes e mandou instalar em seu VW Jetta um belo jogo de rodas Momo modelo Ten-S com acabamento em cinza de medidas 8,0x19". off-set 40mm, devidamente calçadas com pneus Dunlop Direzza DZ101 de medidas 225/35-19". Um jogo de molas H&R ajudou conciliar perfeitamente o novo jogo de rodas e a carroceria. Sob as lentes de Felipe Sant´Ana, o VW pode ser apreciado:







Já estaria bom o suficiente para qualquer um que utiliza o carro diariamente, mas Zeweek não estava afim de parecer com os outros e nem queria correr o risco de topar na próxima esquina com um carro semelhante ao seu, então mandou plotar o teto do Jetta com adesivo de alta resistência em preto brilhante, enquanto a o párachoque dianteiro perdia o aplique cromado original e recebia o adesivo do teto entre as grades com um pequeno aplique vermelho na grade superior. Lâmpadas de xenônio dos faróis e neblinas fecham o pacote. Perdeu a sisudez do sedan e ganhou esportividade.








Por se tratar da versão top de linha do sedan da Volksvagen, não existem opcionais ainda a serem instalados. O carro já conta com todos os ítens de conforto e segurança a bordo, mas nada impede que mais para frente algo não possa ser aprimorado.

O dia há de continuar a nascer feliz, pois a felicidade não pode ser contida.

Abraços!

::When the dreams come true::

Há quem não acredite em Papai Noel. Eu mesmo tenho algumas dúvidas, mas a realização do sonho de um bom amigo, neste natal, soou como um ótimo presente.

.:run4fun:.


Depois de um longo período de hibernação e alguns percauços (como todo projeto, né?!), o Chevrolet Chevette do amigo Celso voltou ao seu lar-doce-lar. Ainda faltam algumas etapas, mas só de voltar para casa andando (e forte, diga-se de passagem), já encheu seu proprietário de alegrias e felicidades.

Obrigado por compartilhar esta felicidade, amigo!

Feliz Natal a todos!

Grande abraço!

::VW Apollo 2.0i - Pra gringo ver::

Todos lembram do VW Apollo 2.0i aspirado do Bill, não é?

Todos conhecem o site/fórum VW Vortex, não é?

Então, o Bill também! Daí como na gringolândia não tem Apollo, ele resolveu compilar as fotografias do Rod (da galera do Dirty Kids Crew) e mandar pra ver o que os gringos achavam...



E as reações... impressionaram.

Desde a matéria, muita algumas coisas mudaram. Sai o antigo cabeçote, entra um novo trabalhado pela Paula Faria com coletor de fluxo cruzado. Sai a injeção HIS, entra uma Fueltech FT200, novo comando... e tem mais coisa vindo.

Sim, o Bill é retardado.

Aproveitem o vídeo e o final de semana.
Juízo, mamíferos!

Abraços!

::Gorete - Chega de alisamento!::

"Tudo na vida é passageiro, menos cobrador e motorista". É com esse (retardado) ditado popular que começo mais este capítulo da história da Gorete.

Depois de passar 06 (SEIS) meses para fazer a funilaria e pintura, finalmente ela saiu da oficina. Não saiu zero, afinal, são quase 35 anos, mas ficou a contento. Após todo o processo, já tem volta marcada para um polimento final e finalização dos detalhes que tinham para serem sanados e alguns outros que podem surgir (e já surgiram).

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.


Na prática, a teoria é completamente diferente. Ninguém disse que seria fácil ou mesmo barato montar um Fusca. E olha que o nosso exemplar não é nenhuma raridade, série especial ou coisa de outro mundo para achar peças, mas encontrar peças de QUALIDADE e com um preço HONESTO (não disse barato, apenas honesto) já é complicado, incluir FACILIDADE nesta lista é desnecessário. Peças de péssima qualidade e mísero acabamento existem aos montes e em qualquer budega de esquina e nem todas elas são baratas. Resumindo: Nem tudo o que está na Gorete é de qualidade sequer mediana, mas com o tempo vou garimpando ferro-velhos e substituindo as peças porcas aos poucos. Devagar e sempre.

Para vedar o porta-malas do Fusca a Gorete sofreu uma cirurgia. Como a borracha original não encaixava pois os pára-lamas não tinham mais as rebarbas que abraçavam esta borracha, foi preciso rebitá-la e colar ela na lata... não deu certo. Ficou tão "merda" que nem foto tirei pra não passar vergonha. Na parte superior, que antecede o parabrisa, a borracha ficava exposta e completamente destoante do conjunto. Coisa porca mesmo! Mandei arrancar e pensaria em outra coisa. Nisso eu já tinha comprado uma borracha a metro. Olhei, pensei, medi... voilà! Só cortar as rebarbas internas e colocar. Na moral, não tem outra alternativa melhor! Não passa uma gota d´água, veda o porta-malas por inteiro e faz todos felizes! Só fazer com capricho.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
Rebarbas do porta-malas lixadas e preparação para pintura

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.
Pintura das laterais e borracha instalada


O projeto de um motor aspirado, relativamente forte e com uma boa potência foi abortada em detrimento de outras partes e prioridades que tivemos que assumir. A reforma do nosso escritório, o re-início da reforma da minha casa, a viagem de final de ano dos meus pais... tudo isso foi motivo para reduzir custos no projeto do motor da Gorete. Vamos colocar pra rodar. Quando este 1.500cc quebrar, faremos coisa melhor, com mais tempo, paciência e grana. Que o carro rode com estilo e depois que rode forte. Amém!

Neste interim comecei a procurar peças para colocar o carro para funcionar. Em conversa com alguns amigos de fórum, optei por alterar o velocímetro original, que na Gorete já estava sem o ponteiro, sujo e com os plugues completamente deteriorados. Encomendei com um amigo de São Paulo a aquisição de um velocímetro original dos Alfa Romeo da década de 70~80 que me foi entregue dia 04/12 em mãos. Eu parecia criança com brinquedo novo... Esse velocímetro serviu de chave para abrir outras portas e conseguir arrancar alguns trocados do bolso do meu pai para a aquisição de um novo marcador de combustível, uma sinaleira (no Fusca, as luzes são embutidas no velocímetro. Como coloquei o do Alfa, perdi as luzes) e um conta-giros. Ainda estou procurando, mas os que mais se assemelham com a grafia do velocímetro são os instrumentos da Cronomac, linha Street com aro preto e fundo preto. Preciso disso até o término da elétrica.

.:run4fun:.
.:run4fun:.


A Gorete foi para o eletricista direto e já foram adquiridos novos faróis RCD/Inovox com lâmpada de seta embutida (tirei as setas dos pára-lamas, lembram?) e aros de faróis em plástico (peças temporárias, vou substitui-las assim que encontrar as de metal em bom estado e a preço honesto). O funileiro/pintor tinha umas peças antigas, originais, em ótimo estado guardadas na oficina. Um dia estava pegando as peças do Fusca que não seriam utilizadas e encontrei um par de lanternas do Fuscão "tricolores" com arinhos, borrachas e corpos zerados!

- Edu, essas peças são de que carro?
- Rafael, essas peças eu tenho elas desde a outra oficina que eu tinha. Comprei para um carro que estava reformando, o dono retirou o carro antes de terminar, deixou as peças e vou guardando... pode pegar se quiser.
- Quanto quer nelas?
- Nada! Leva logo isso daqui que eu já tava era pra jogar no lixo!

Já estão instaladas e funcionando! Fui no início desta semana no eletricista para saber o que precisaria e lá estavam as lanternas instaladas, piscando reluzentemente... coisa linda!

Hoje (10/12) o mecânico ligou:
- Rafa, preciso de um carburador.
- Ué... tá no motor. Não desmontei nada, só a ignição que tá numa sacolinha...
- Não pow... preciso de um carburador novo! Esse que tá aqui tá uma merda!
- Tá zuando?!
- Sério... não presta mais, só pra tirar peças.
- Qual é?
- Um Solex 30.
- Quanto saiu um bicho desses?
- Na casa dos R$ 270,00
- (Ui!) Putz! Já se vão meus manômetros...
- Como é?
- Nada não... essa grana era pra comprar uns acessórios.
- Bom, não vai adiantar manômetro se não tem motor pra medir...
- Susse. Vejo aqui e te mando.

Aqui perto do escritório tem um ferro-velho que eu nunca fui. Resolvi arriscar e ver no que dá. CARALHO! Tem muita coisa aqui! Encontrei umas rodas de Santa Matilde 7,0x14" com furação 5x112 (Opala), umas Scorro Dragster 7,0x15" com furação 5x112 (que achei feias...), bancos Procar em estado lastimável, mas com boa estrutura... boas coisas, mas talvez eu seja pobre demais ou muito muquirana. R$ 800,00 num jogo de rodas 14" que precisam de uma boa reforma é muito dinheiro...

Esse mês a grana acabou, meu celular bichou, esqueci a câmera em casa e por isso não tenho tantas fotos desta vez, mas tenho certeza que virão surpresas na suspensão e freios.

.:run4fun:.


Estou na caça de um jogo de rodas 17" bacanas. Até encontrei algumas legais com pneus, mas o povo só quer em dinheiro e à vista... daí complica!

Pow, confiem em mim! Não vou dar calote em ninguém!
huahuahuahuahuahua!!!

Vamo que vamo!

Abraços!

::VW Fusca'71 RustedLive::

"Vão se foderem" os que acharem que este blog virou um reduto aircooled. Não vai ser sempre assim, mas bons projetos que acompanho há tempos e, de uma forma ou outra, acabo me envolvendo, inevitavelmente acabarão vindo para estas páginas...

Logo quando conheci a turma do RatVolks, conheci também a galera do RustedLive. Lá se vão mais de quatro anos isso. Um dos carros que menos me chamavam atenção era o Sedã'71 de Rodrigo Berghetto, pois dentre alguns rebaixados, mais antigos, rats propriamente ditos e alguns envenenados, o dele não me apresentava nada demais. Na minha ignorância, era mais um Fusca rebaixado sem grandes pretenções.




A história data justamente da aquisição do carro. Este Fusca sempre pertenceu à família de Rodrigo. Comprado em 1971 por seu bisavô, o carro foi utilizado ininterruptamente até 1994, quando este senhor veio a falecer, deixando entre outros legados o Fusca. Pulando de mão em mão entre os familiares, aos poucos o Fusca foi deteriorando-se, perdendo peças características de época e alguns detalhes. Em 2003 chegou às mãos de Rodrigo que decidiu deixá-lo o mais original possível (não era mesmo da minha laia) e levou o Fusca para uma boa reforma. Funilaria, pintura, mecânica, elétrica... e o Fusca'71 voltou às mãos de Rodrigo zerado.













"De uns anos pra venho mantendo ou tentando manter esse padrão mais old school. Original e baixo, com umas rodinhas legais. De modificações visuais externas não são muitas. As mais visíveis são as rodas. Prefiro fazer modificações internas e de performance no momento" - declara ele.

Foi aí que comecei a abrir meus olhos para este exemplar. Quando a galera do RustedLive diz que vai andar baixo, não é aquele "baixo" que estamos acostumados. É BAIXO mesmo! Para isso o eixo da suspensão dianteira foi encurtado em 8cm, recebeu duas catracas para regular a altura e trabalha com amortecedores de Chevrolet Chevette. Na traseira foram utilizados facões reguláveis e amortecedores dianteiros da picape Chevrolet D-20. Ainda assim, Rodrigo não está satisfeito e já executa o projeto de um novo quadro, mais curto e possivelmente com mangas de eixo rebaixas da Empi para melhorar o conforto e acertar o off-set das rodas que ficaram mais para fora do que as utilizadas anteriormente.










As rodas que equipam o exemplar vieram de um Santa Matilde (semelhantes às Gasburners que equipavam os Porsches) de medidas 6,0x15", montadas em pneus dianteiros 185/55 e traseiros 195/55. "Talvez também mande as Santa pra reforma, pra virarem umas gas (5x130). Elas estao refuradas para 4x100, coisa comum aqui em Curitiba, infelizmente." - diz Rodrigo. Completando o visual externo, um par de lâmpadas de xenônio de 8.000k iluminam os caminhos deste Sedã'71 nas quentes noites frias de Curitiba ao som estridente do escape 4x1.






Rodrigo substituiu o motor 1.500cc original por um 1.600cc com kit Torque, cabeçotes trabalhados, alimentados por uma dupla de carburadores Solex 32 e comandos de válvulas 2ag utilizados nas últimas Kombis a ar. O câmbio tem coroa e pinhão com relação 8x33, original dos Fuscas 1.500cc. A alavanca de câmbio foi substituida por uma Scat modelo Drag Fast que deixou os engates mais curtos, precisos e macios. Se ficou bom de andar? Veja o vídeo:






O interior original ostenta o painel imitando madeira Jacarandá intocado. Nem mesmo o espaço destinado ao rádio foi violado. A forração interna foi completamente substituida por carpete creme, tornando todo o conjunto muito bem resolvido e harmonioso. Um termômetro de época está ao lado do velocímetro e um conta-giros mantêm Rodrigo atento às trocas de marcha. Yeah! Old is cool!










Outro carro para o uso diário? Que nada! "O carro é meu automóvel diário. Uso ele todo dia, vou pra todo local com ele e nunca me deixou na mão. As viagens com ele são inúmeras, de diferentes distâncias, desde ir para a praia (200km), até rodar o estado (2000km)".

Hoje em dia comparo o Sedã'71 do Rodrigo como a Maitê Proença. Vai ficando véio (o Fusca, hein?!) e cada vez melhor!

Abraços!