::Subaru Impreza GT::

"Conhecimento é o tipo de coisa que você leva para o caixão. Podem tirar sua liberdade, seus vícios, maus hábitos... mas o seu conhecimento ninguém tira!" Um ex-professor meu dizia sempre que seu conhecimento era o que ele possuia de mais valioso e, como nunca fora ganancioso, disceminava ao mundo para que todos pudessem compartilhar do pouco que sabia e do tanto que tentava aprender.

Sempre gostei bastante destas palavras e sempre busquei estar perto de pessoas que pensam da mesma maneira. Em um projeto, quando a mesma premissa é seguida, não existem segredos ou dados que não possam ser revelados quando o proprietário do veículo em questão abre seu "livro de histórias" para que todos os interessados possam compartilhar de seus sucessos e dificuldades.



Proprietário de um belo Subaru Impreza modelo GT ano 1998 na cor branca desde 0km, Fabiano Rudnick, proprietário da revenda multimarcas F1 Automóveis e usuário do fórum RacingArt resolveu montar em seu exemplar um carro de experiências, mas com um propósito definido: Track Days. O modelo escolhido conta com um amplo histórico de vitórias nos campeonatos de rally mundo afora e diversos atributos que o levaram a tais feitos, além de consagra-lo como "projeto dos sonhos" de Fabiano.

Preparado pelas mãos do proprietário que detém bastante conhecimento acerca dos motores boxer e das modificações empregadas no modelo nipônico dotado de tração integral devido à horas devorando material literário acerca do assunto e muitas dores de cabeça na montagem de seu Subaru Impreza GT, Fabiano aposentou o motor 2.0 original e partiu para um shortblock STI de 2.5L (EJ257). Trata-se de um motor boxer de quatro cilindros e 16 válvulas montado com peças de ótima qualidade. Os pistões e anéis são forjados da CP Performance enquanto as bronzinas e bielas são originalmente forjadas da linha STI da própria Subaru. Algumas peças foram mantidas originais do motor EJ20H e outras do EJ257 criando um mix resistente e interessante. Dentre elas estão o virabrequim do motor 2.5, o volante do motor 2.0 e a bomba de óleo que trabalha com pressão entre 1,5 ~ 6,8kgf/cm2. O cabeçote do motor EJ20H foi trabalhado pela empresa FF Racing e teve o diâmetro de suas câmaras aumentado dos 92mm originais para 99,5mm, dutos ampliados, válvulas de admissão e escape originais com trabalho nos ângulos para causar o efeito "vortex" com sedes modificadas e equalização das câmaras. Todo o trabalho rendeu mais de 20% de fluxo, que pode parecer pouco, mas como o cabeçote original já era dotado de uma boa preparação originalmente, estas modificações foram necessárias principalmente para a adequação ao novo bloco. Utilizando junta de cabeçote original dos STI e comando de válvulas do GT, as outras peças para o fechamento do cabeçote são originais, "trancadas" por prisioneiros ARP.











O motor trabalha com uma taxa de compressão de 8,8:1 que ficou perfeita para a adoção da turbina IHI VF39 trabalhando com pressão de 0,9 até 1,3kgf/cm2 controlada por uma boost controler Blitz modelo SBC ID-III e outra de prioridade da Fuel Racing, rendendo ao Subaru Impreza ex-GT uma potência de 314cv (medidos no equipamento GTech a 0,8Bar de pressão na turbina) alimentados por bicos PowerEnterprises de 800cc que recebem álcool (E85)de uma flauta Fuel Racing, que por sua vez é alimentada por uma bomba de combustível Walbro 255lph sob pressão de 2,9 ~ 3,2kgf/cm2, medidos por um manômetro de pressão do combustível antes da flauta e controlado por um dosador Weber. O módulo de injeção é o original Unisia JECS 9S reprogramado pelo experiente Jorge Raviola para os novos parâmetros da injeção e tipo de combustível. O ar admitido percorre os dutos do coletor original devidamente retrabalhado para a adoção de um corpo de borboleta de maior diâmetro, sendo resfriado por um intercooler frontal da MacImports que reproduziu uma cópia dos modelos APS para carrocerias GC8 com um inlet pipe da Perrin, enquanto os gases de exaustão percorrem os coletores do escape e uppipe em aço inox da GTSpec e seguem pelos canos de 3" em inox moldados pela Sicap, terminando em um abafador RTech modelo OV3. Todo o sistema de ignição permaneceu original, apenas contando com a substituição das velas para modelos da NGK de Iridium (BKR7EIX). O platô de embreagem é um modelo de 950 kPa da Ancona e o disco é da mesma marca contando com seis pastilhas para assegurar o acoplamento do motor com o câmbio de relações definidas por Fabiano e confeccionado pela empresa Sapinho. A refrigeração do motor fica por conta de um radiador com 5mm a mais de espessura, uma válvula termostática ZeroSports e controle independente das ventoinhas.

A suspensão é composta por molas japonesas da marca Tanabe modelo GF210 da linha MaxPerformance com buchas ALK Whiteline em poliuretano e amortecedores KYB modelo AGX com quatro regulagens na dianteira, enquanto a suspensão traseira utiliza as mesmas molas Tanabe GF210 com bieletas maciças RTech e amortecedores KYB modelo AGX, estes com oito regulagens, assegurando um exímio comportamento de pista ao Impreza GT. O Subaru conta ainda com um anti-lift kit da Whiteline e um kit completo de barras de amarração da carroceria confeccionadas pela Cusco composta de barras anti-torção superiores e inferiores tanto na dianteira quanto na traseira, evitando qualquer torção indesejada. Os coxins dos amortecedores KYB são os mesmos utilizados nos Subarus STI e o alinhamento segue o padrão da renomada preparadora Prodrive.









As leves rodas OZ, linha Racing, modelo Superleggera de medidas 7x17" além de belas são bastante resistentes e foram revestidas por pneus Toyo modelo Proxes4 de medidas 205/45-17", travadas por parafusos da própria OZ Racing e com pitos de calibragem da 949Racing. Estas rodas sobrepõem o conjunto de frenagem composto por um kit Stoptech com discos de 328x28mm prensados por pinças forjadas de quatro pistões, utilizando pastilhas Hawk Blue na dianteira enquanto na traseira estão discos de 295mm da RacingBrake com todo o sistema de sendo alimentado através de mangueiras do tipo aerokip.






A carroceria impecavelmente branca em conjunto com as belas rodas OZ Racing pediam por um pouco mais de agressividade para se manter atualizada, então Fabiano tratou de encomendar alguns adereços estéticos, porém funcionais para que a nova potência do Subaru pudesse ser apreciada por aqueles que apenas poderão olhar. No local do baixo aerofólio original agora habita um belo e imponente Seibon em fibra de carbono modelo RB5 com sua lateral pintada na cor da carroceria para amenizar a tonalidade escura da fibra, enquanto no pára-choque dianteiro um spoiler OEM STI IV TypeR foi adicionado ao conjunto para maior captação e direcionamento do ar para o intercooler e sob pára-choque traseiro está um underguard de diferencial e um extrator do modelo STI. Fabiano ainda possui guardado um scoop da MRT Performance modelo STI VII a ser instalado. O conjunto ótico foi completamente substituido por um kit cristal modelo MY00, inclusive com repetidor lateral cristal. A iluminação fica por conta das lâmpadas PIAA "Plasma Blue".




















O interior já completo de fábrica recebeu novos acessórios e manômetros para o completo monitoramento do motor. No gauge pod originário da Subaru Forester sobre o painel central estão agrupados os manômetros da BeastRacing que indicam a pressão, temperatura do óleo e um pirômetro. Estes manômetros foram personalizados sob encomenda e suas luzes são verdes para não destoarem da iluminação do painel. Na coluna "A" um gauge pod da MRT Performance abriga um solitário manômetro de pressão do turbo da Shutt enquanto uma discreta PenLight da BeastRacing avisa a hora certa da troca de marchas quando o ponteiro do conta-giros chega aos 6.700Rpm, cortando o giro aos 7.100Rpm. A mistura ar/combustível é monitorada por um AFR UEGO da Fueltech. O banco semiconcha original segura bem mesmo em curvas mais fechadas e o volante original da Momo oferece boa pegada para uma condução esportiva. A sonorização é composta por um CD player original Subaru/Alpine e falantes nos locais originais.












Um belo carro para ser apreciado depressa quando visto ao vivo, mas é possível deleitar os olhos com mais calma nesta matéria através das fotos de Karla M.K. Rudnick, esposa de Fabiano. Os acessórios, as rodas, os spoilers e aerofólios... cada detalhe deste Subaru foi pensado exaustivamente para que o exemplar englobasse em um único ponto a performance e a beleza. Um carro muito bem tratado e com algumas das melhores peças do "universo Subarístico".

Abraços!

::VW Passat CC - The Unveiling::

Que a Volkswagen é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, todos nós já sabemos. Que o Passat CC é o novo objeto de desejo dos VW Fans, até quem não é apaixonado pela marca deseja um também.



Bebendo da mesma fonte da Mercedes Benz CLS, os projetistas da VW resolveram que o Passat abandonaria de vez o paletó e a gravata para usar um jeans descolado e uma camisa social com mangas dobradas e estrategicamente desabotoada. Ao invés de um carro sóbrio e sisudo, um veículo com linhas fluidas e cativantes. Apesar de apresentar-se como um sedã e possuir as características quatro portas que denotam a carroceria, o conceito de coupé integra a carroceria dado as linhas fluidas, mais leves e cativantes que a da versão sedã. Assim concebe-se um CC (Comfort Coupé), que apesar da grande beleza, não ficou alheio aos dotes de Adam Woodhams, de San Jose-CA/EUA.





Já em seu quarto VAG (um A4, um Golf e um A3), Adam seguiu à risca a cartilha da boa personalização e tem feito de seu Passat CC um dos mais belos exemplares desta casta. Dotado de um motor de quatro cilindros, 2.0L, 16 válvulas, turboalimentado, capaz de gerar 200cv @ 207lbs-ft de torque, Adam logo tratou de presentear seu novo VAG com alguns quitutes e diversas outras perfumarias.

Da Neuspeed vieram os tubos da pressurização, C.A.I. e coletor. Da mesma empresa o CC recebeu os coxins do motor em poliuretano. A pressurização recebeu um espaçador para a válvula blow-off da Forge. Da A&L veio um down pipe de 3" em aço inox com eliminador do catalizador adaptado à tubos de 3" em toda extensão do veículo. Foram utilizados dois abafadores em inox da Magnaflow, sendo um deles com saída/entrada de 3" e outro mais ao final do conjunto com entrada de 3" e duas saídas de 2,5" terminando em duas saídas de escape de 3,5". O acerto do conjunto ficou a cargo da Singh Autosports, que em seu 2° estágio de preparação rendeu mais 30cv extras ao motor 2.0L. Conservador, mas eficiente.








Para controlar a cavalaria extra, além de agragar mais esportividade e visual ao Passat CC, a suspensão original deu lugar a um jogo de coilovers da H&R com ajustes personalizados e recebeu barras estabilizadoras da mesma marca na dianteira e na traseira para evitar as inclinações excessivas. A cambagem traseira trabalha com 3,5° negativos para melhor acomodação das belas rodas forjadas da DPE modelo ST-10 de 8,5x20" e desing côncavo made order. As rodas são calçadas por pneus Toyo T1R's de medidas 235/30-20" que estão sob constante vigilancia do TPMS - Tire Pressure Monitoring System que avisa ao condutor quando um dos pneus está com calibragem inferior à programada ou furado. As rodas DPE ST-10 de 8,5x20" recobrem enormes discos de freio ventilados na dianteira de 355mm da Rotora confeccionados em duas peças, slotados e perfurados prensados por pinças vermelhas de quatro pistões também da Rotora. Os discos traseiros são Rotora slotados e perfurados mas seguem as especificações originais do modelo com pinças originais pintadas de vermelho. As linhas do fluido Motul DOT5.1 são em aço inox e garantem uma frenagem segura.










Para completar a personalização externa a grade frontal foi pintada de preto e o emblema da montadora recebeu pintura em prata acetinado. As capas dos retrovisores foram pintadas em preto fosco, bem como os indicadores de direção. As lâmpadas de sinalização foram substituidas por modelos com LEDs âmbar juntamente com as lâmpadas de iluminação de placa, estes brancos da Ziza. Do modelo Gold Coast vieram o spoiler dianteiro com detalhe em preto fosco, as saias laterais e o aerofólio instalado na tampa do porta-malas. A iluminação dos faróis é composta por um kit xenon de 6.000k nos faróis principais, lâmpadas alógenas de 3.000k nos faróis de neblina e indicadores de seta. O visual arrebatador ficou ainda melhor.










No já completo inteiror foram adicionados pedais em alumínio e dead pedal das versões R36 da montadora. Um short shift kit da Neuspeed reduziu em 40% o curso de engate para trocas do câmbio de seis marchas, aliado à um encurtamento da alavanca feito por Adam. Um manômetro Dëfi mostra a pressão de funcionamento da turbina e foi instalado ao lado da coluna "A", ao lado do painel de instrumentos. A iluminação interna perdeu suas lâmpadas e ganhou placas de LED. A unidade central do sistema sonoro original é bem completa contando com tela de 7" com touch-screen, Mp3 player, disqueteira para seis discos incorporada, navegador e diversas outras utilidades. Ao todo são dez auto falantes da Dynaudio Premium espalhados pela cabine (quatro tweeters, duas midranges e quatro woofers) recebendo sinais de um amplificador de 600w com processador digital. À unidade central foi acoplado um cabo auxiliar para adapção de um processador de iPods que recebe os sinais de vídeo de um iPod Nano recheado com clipes musicais do gosto de Adam.






Com um curriculum destes é fácil entender a enorme apreciação dos usuários de VAGfóruns pelo mundo afora acerca do belo Passat CC 2.0T de Adam. Um carro com um belo desenho, dotado de uma criteriosa personalização e com extremo cuidado aos detalhes.

Abraços!