"Puma: o privilégio autenticamente brasileiro". Com esta frase a Puma estampava os cartazes e banners da época do lançamento do Puma GTB.
Diferente de todos os modelos já lançados pela marca até aquela data, o GTB era um coupé 2+2 (dois adultos na frente e, no máximo, 2 crianças atrás) fabricado em fibra de vidro (assim como os outros veículos da marca), porém o motor VW a ar fora abandonado. Em seu lugar entrou um GM 250-S de Opala/Caravan de 6 cilindros em linha com comando no bloco, 2 válvulas por cilindro e 4.093 cm3. Um carburador de corpo duplo DFV alimenta o sistema gerando 171cv @ 4.800Rpm e torque de 32,5mkgf @ 2.600Rpm, que, aliado ao peso do conjunto de 1.215kg faz deste Puma um brinquedo bastante interessante.
O exemplar das fotos é um 1979 reformado com muito esmero e critério. Todo o carro foi raspado até a fibra para poder sanar os pontos amassados e posteriormente pintado de Vermelho Tornado. Essa cor era original dos VW's da época. Todos os detalhes do carro estão impecáveis e muito da restauração foi feita com o carro no local para a re-construção de algumas peças. Na restauração, o assoalho foi completamente nivelado retirando as “costelas de vaca" e foi revestido totalmente com uma manta termo-acustica (emborrachada), depois foi posto um feltro por cima desta manta e aí sim o carpete. Não passa mais a caloria do motor para dentro do carro e você só escuta o som do escapamento. Ficou excelente!
A sonorização fica por conta do toca-fitas TKR mod. 150-M “cara preta” original que saia da linha de montagem da PUMA com 2 auto-falantes Selenium Predator 160W, 2 tweeters T80 Selenium 180W e 2 mini tweeters Leson, enquanto na traseira existem 2 sub-woofers Selenium Bass 250W e 2 tweeters T80 Selenium 180W. No porta-malas foi acomodada 1 caixa selada de 9,5 litros com um subwofer Selenium Storm de 430W modelo 8SW4.
Fugindo um pouco da restauração e partindo um pouco para a personalização, as 2 únicas coisas que não estão originais são os bancos dianteiros e as laterais de porta. Os bancos são da marca Recaro com regulagem para a perna e as laterais de porta foram modeladas em fibra exclusivamente para este carro, com porta treco, puxador, descansa braço, trava, tudo revestido em couro natural preto e carpete de ótima qualidade (não é forração). “Nem a original de fabrica vinha tão bem acabada por dentro e no porta-malas como ele (o tapeceiro) fez” - declara o proprietário.
As rodas originais de 14" foram aumentadas para 15", sendo que as dianteiras foram alargadas para 8″ e as traseiras alargadas para 10″ para comportar 4 novos pneus Cooper Cobra.
Um carro que marcou gerações e ainda hoje desperta diversos aficcionados por modelos antigos. Um exemplar que deixaria a garagem de qualquer mortal mais bonita.
Durante toda a produção dos Pumas GTB's, apenas 701 unidades foram produzidas. Hoje em dia os clubes especializados buscam catalogar as unidades restantes na tentativa de resgatar um pouco da cultura automobilística do país.
Abraços!
Nossa muito show esse Puma, muito bem feito. Patabés pela matéria.
ResponderExcluirMuito legal mesmo ... esse nacional merece muito destaque ...
ResponderExcluirUm abraço,
excelente, da prazer de ver,o restaurador fez um trabalho magnifico, um carro como este merece o proprietário que tem parabens tambem para o fotografo, eu acho que é o próprio.
ResponderExcluirricardo
Um belo exemplar...certamente um ícone entre os esportivos verdadeiramente nacionais...parabéns pela matéria...a propósito, antes de escrever a matéria, voce anda no carro?
ResponderExcluir@ Hernani: Aqueles que tenho a oportunidade, faço questão.
ResponderExcluirE ai Ricardo ? Agora deixei a GTB nervosa, ta com um 4.4 preparado de 250 CV e um som de competição, lanternas traseiras novas, farois de xenon e totalmente revisada prá rodar para qualquer lugar do Brasil e inclusive no transito de SP no verão sem aquecer.
ResponderExcluirUm abraço,
Vagner
Simplesmente maravilhoso!!!!
ResponderExcluirmuito bonita a Puma. Tenho uma igual que esta em preparação, podemos trocar algumas ideias sobre o que foi feita nesta puma
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