Adquirido "sem querer, querendo" por Fábio Rodrigues Souza (Fábio Bola, do UnoClub), este Uno pertencia a um senhor, que, certamente teve uma impressão um tanto confusa de Fábio. "Achei um Escort Hobby lindo e estava afim de pegá-lo. Aí, um amigo meu me falou que um 'véio' estava vendendo um Uno 1.6R. Eu sempre fui fanático por este carro. Fui lá prá olhar e qdo cheguei no local vi a jóia. Nem olhei direito e já fechei negócio. O 'véio' ficou até pensando que eu era doido. Me falou assim: 'Meu filho, anda no carro primeiro!!!' Eu falei que nem precisava."
Empolgado com sua "loucura", Fábio logo tratou de adaptar o raro modelo ao seu gosto. O hack de teto foi extirpado, as rodas originais do Uno 1.6R MPi de aro 5,5x13" foram diamantadas e ganharam as calotinhas centrais, trocou-se as forrações dos bancos e mandou dar um polimento para reavivar a cor vermelha.
Equipado com o bravo motor Sevel (argentino) de 1.581cc capaz de desenvolver 88cv @ 5.600Rpm com um torque de 13,7Kgf/m @ 3.250Rpm com o uso de um carburador de corpo duplo . Essa potência aliada ao baixo peso de 868kg torna a dirigibilidade deste carro um verdadeiro prazer aliando conforto e esportividade na medida certa. Capaz de acelerar de 0 a 100km/h em apenas 10,98 segundos atingindo a velocidade máxima de 166,8km/h. Considerado um "verdadeiro esportivo" para a época.
Equipado com suspensões independentes tanto na dianteira quanto na traseira, ainda hoje o Uno exibe uma estabilidade invejável até mesmo a projetos mais modernos. Com a preparação pretendida por Fábio, certamente ficará ainda melhor.
Ainda não está como o proprietário deseja, ainda existem detalhes fundamentais a serem feitos como lanternar e pintar o teto (o rack deixou os seus buracos), mandar o martelinho de ouro no carro inteiro, trocar o capô que está amassado, trocar os faróis, setas e grade, preparar a suspensão para rebaixar ainda mais e parar a puladeira, trocar os pára-choques que estão trincados e manchados, refazer as faixas laterais inferiores das portas e laterais (estão ruins e os adesivos estão tortos), pintar novamente a tampa traseira, arrumar o tecido dos bancos (passageiro e motorista), dentre outros micro-detalhes que passam completamente desapercebidos aos olhos de quem admira o carro, mas que deixam o dono deste 1.6R completamente pirado.
Já bem equipado, porém mal tratado pelos proprietários anteriores, este Uno deve estar vivendo seus dias de glória sabendo que agora está nas mãos de alguém cuidadoso e apto a zelar de verdadeiros esportivos nacionais.
Após todas as modificações e reformas, este Uno 1.6R ainda deverá receber uma turbina para melhorar ainda mais sua performance, sofrendo assim, outras modificações estruturais.
Um carro raro, esportivo de verdade e carismático, que volta a viver seus dias de glória.
Abraços a todos.
Alias muito show esse UNO sou muito fã principalmente de UT mais esse está muito concersado apesar de poucos detalhes !!! Alias sempre aparece uma joias raras aqui em MG territorio desse UNO !!!
ResponderExcluirEi cara eu tenho um uno desse, e nota 10 e esta inteiraço. Vinho, com teto solar, vidros eletricos, trava, rodas magnesio muito chique se interessar no fazemos negocio.
ResponderExcluirai bela uno.... aqui em nova friburgo RJ é terra de unos boladas.... eu tenho um uno 1.6r mpi cor amarelo muito foda!!! tem 120cv botei um SUPERCHARGER e ficou muito bom. antes dava de final uns 170km agora bera uns 200km ta o bicho!!! VALEU!!!!!!! abraços!!!!!
ResponderExcluirolá fabio,sou [lelo] wesley de juiz de fora minas gerais,também tenho um uno 1.6R prata 1994/1994com manual,com dir.teto solar,ar cond,ar quente,mto novo,com rodas 14 do palio 1.8R o carro era de um senhor,e estava parado a 3anos,é um carro mto lindo,motor argentino,eu também sempre sonhava em ter um, hoje graças a DEUS,meu sonho foi realizado,essa linda do uno 1.5R ao 1.6R,até hoje chamam mta atençãoembreve vou colocar as fotos dele na net...é isso ai vc esta de parabéns,concerve esta realidade,pq vale mto...um forte abraço...
ResponderExcluirTAMBEM TENHO UM UNO MODELO CS E ESTOU DEIXANDO ELE NO ESTILO DO 1.6 JA TENHO TODAS AS PEÇAS PARA MODIFICAR A PINTURA É NOVA SÓ FALTA MONTAR E COMEÇAR A DESFILAR PELAS RUAS UNO É UM CARRO TODO MUNDO PAGA PAU QUANDO VE UM BEM FEITO PARABENS
ResponderExcluirMUITO CHIQUE TAMBEM TENHO UM UNO VOU DEIXAR NO MESMO ESTILO DO 1.5R TODO MUNDO PAGA PAU PRO UNO É UM CARRO MUITO ESTILOSO PARABENS
ResponderExcluirei cara,tenho um desse preto,,,otmo carro,,,,,,o seu é filé
ResponderExcluirtamben tenho uno 1.6r 1990,estou a proucura do forro de banco original,luciano
ResponderExcluirAconteceu o mesmo comigo por incrível que pareça também ia comprar um Scort comentei com um amigo ele me falou de um uno Vermelho quando vi Era um UNO 1.6R eu também comprei e estou com ele até hoje é por incrível que pareça tem o mesmo final de placa...1600.
ResponderExcluirQuando eu tinha 11 Anos tive um de Brinquedo agora tenho um de Verdade. Só quem tem sabe o quanto e prazeroso ignorar um sinal de luz ...Valeu depois posto fosto dele no Blogger