Este coupé da BMW é um carro para momentos especiais. Para aqueles momentos de stress extremo onde a única coisa que pode ser feita para aliviar a tensão é acomodar-se num banco semi-concha, girar a chave no contato, ouvir o belo motor e acelerar em pistas lisas.
Compartilhando o mesmo motor de seis cilindros em linha de 3.246cc utilizado na versão M3, este motor sai da fábrica sediada na Carolina do Sul (USA) já com uma pitada "Motorsport", gerando originalmente 330 cv @ 7.900Rpm e 37,2 mkgf de torque @ 4.900Rpm num carro que pesa menos de 1.500Kg. Só para que se registre: O conta-giros marca até 8.000Rpm. Praticamente se cola o ponteiro quando se pisa com mais ganância no acelerador e, como um verdadeiro esportivo, a patada é forte. Imagine quando se propõe a aprimorar...
Não era bem a proposta deste exemplar, mas sempre tem espaço para um spoiler mais aerodinâmico, uma peça mais leve, umas rodas maiores para abrigar discos de freios gigantes... até que se tem a oportunidade de acelerar sem preocupações em um autódromo e se sente a falta de um "empurrãozinho" extra.
Primeiramente entrou em cena o extrator traseiro confeccionado em fibra de carbono no lugar do spoiler traseiro original. Depois foi a vez de melhorar a captação do ar para o grande motor E46 Ao contrário do que pode parecer, o dono não estava buscando estética. Tanto é que logo após instaladas, as peças receberam pintura na cor do veículo juntamente com as grades dianteiras. Externamente ainda se notam as belas rodas herdadas da BMW M3 CSL de 19" e a nova altura com que roda. Com um kit de suspensão regulável específico para as Z4 Motorsport, é possível alterar a altura, cambagem e dureza dos amortecedores.
Com um pacote estético tão bonito, chegou a hora de cuidar do "coração". Ainda em fase de montagem e acertos, esta BMW Z4 M recebeu um kit de supercharger da ESS Tuning configurado (por enquanto) para girar a apenas 0,3Bar. O kit composto de compressor, coletor de admissão e intercooler mal fora instalado e já deixou sua marca. Com pouquíssima pressão já aumentou em cerca de 10% a potência do motor, registrando em sua primeira passagem pelo dinamômetro 360,91cv, deixando seu proprietário bastante satisfeito.
Um belo carro em fase de aprimoramento. Dado o zelo e carinho com que o proprietário trata seu Z4, não é de se surpreender que daqui a alguns meses esta BMW retorne a este blog apresentando números bem mais interessantes.
Lembrando que esta Z4 M ainda anda com o miolo do motor original, ou seja: Nada de peças internas especiais forjadas ou preparadas para a sobrealimentação. Ainda...
Grande abraço a todos.