::'85 BMW E28 535i - The Zombie::

Para os apaixonados por carros, ao adquirir um veículo, logo vem à mente diversos e diversos tipos de personalização, um jogo de rodas diferenciado, alguns acessórios que poderiam ter vindo de fábrica e tantos outros detalhes que deixam o carro com a cara do proprietário.



Mike Burroughs viajou de Nashville, no Tenesse/EUA até a Carolina do Sul para poder trocar seu BMW 325i ano '89 por um modelo mais antigo, porém completo: um BMW 535i ano '85, isso em Novembro/2007. O 325i estava muito íntegro, mas o grande desejo de Mike era um Série 5 e viu neste 535i uma ótima oportunidade para um projeto diferenciado de personalização. Equipado com um motor M30B34 de seis cilindros em linha, de 3,4L, capaz de gerar 182cv, o 535i não sofreu modificações visando performance, mas não demorou muito para que o grande sedan Série 5 recebesse as rodas Borbet Type AS e uma suspensão coilover da Ground Control. Faltavam detalhes, mas e daí?! Eram apenas detalhes...


A antiga 325i de Mike




A BMW 535i com as rodas Borbet Type AS


Não demorou muito e as Borbet sairam de cena para entrarem as HRE modelo 504s que são bem parecidas com as clássicas BBS modelo RS. As HRE eram de medidas 9,5x17", off set -9mm na dianteira e 10,5x17", off set +5mm na traseira. Com pneus de largura inferior às talas das rodas, uma pitada a mais de estilo foi adicionado ao projeto de Mike que, a partir deste momento, resolveu radicalizar seu projeto.

O capô sofreu uma lixação completa e aplicação de produtos químicos para que a "essência" de seu material fosse afetada pela ferrugem. O resultado é um capô completamente enferrujado, apenas com o emblema da marca bávara íntegro. O pára-choque dianteiro foi substituído por um modelo standart com a base verde e, no teto foi instalado um hack confeccionado por Mike.





Não durou muito tempo, mas chamou atenção. Mike adquiriu outro capô pintado de preto, pintou o pára-choque, retirou o hack do teto e descolou novas rodas BBS RS198s douradas de 18". O carro praticamente foi transformado, pois, como num passe de mágica, deixou o desleixo e a atitude para tornar-se novamente um sedan praticamente original... que não demorou muito para trocar novamente de rodas, desta vez as BBS RZ's de 17" pintadas de lima fosforecente. Assim como por aqui, a moda de rodas coloridas chegou e passou rápido. Logo o 535i já estava novamente com as HRE's.









E "tinha uma pedra no caminho, no caminho tinha uma pedra...". Bem, não era exatamente uma pedra, mas Mike envolveu-se num acidente que culminou em um pára-lamas e capô amassados, uma porta e uma coluna "A" danificadas, afetando levemente a estrutura do 535i.



Seria o fim de um projeto, correto? Mas Mike não deixou-se abater com este pormenor e fez com que muitos puristas pelo mundo torcessem o nariz. Lembra-se do processo de "enferrujamento" do capô utilizado nas primeiras personalizações deste exemplar? Pois bem... ele tomou conta de toda a carroceria, exceto o teto, recebeu novamente o hack, perdeu alguns detalhes a mais e as rodas BBS RS198's de 18" receberam polimento e cromo, perdendo a coloração dourada.























Loucura, insanidade, insensatez??? O adjetivo não passa de um simples elogio. Mike não está preocupado com isso. Curte seu carro assim e aproveita bastante todas as suas particularidades. Recentemente fez uma viagem para visitar um amigo a mais de 500 milhas de distância e os poucos problemas que ocorreram foram um superaquecimento devido à um solenóide da bomba de combustível quebrada, bomba de combustível travada, dois pneus traseiros que acabaram suas partes internas dado à excessiva cambagem e um escapamento furado de tanto raspar no asfalto.

Mike e um amigo construiram um reboque compatível com a altura do BMW e este recebeu também um par das belas BBS modelo RC198's.





O amigo Renan Porto indicou-me o tópico da viagem de mais de 500 milhas a bordo desta BMW 535i e deixou-me embasbacado com as diferenças que norteiam a personalização pelos EUA. Mais do que simplesmente personalização, muitos destes americanos seguem verdadeiros estilos de vida pautados em suas "crenças automotivas".

Como lí: "Lifestile que nenhum dinheiro paga."
Só para passar um tempo com alguns amigos...

Grande abraço!

13 Acelera!!!:

  1. que dó... respeito o cara, pq também tenho um gosto duvidoso...

    Mas confesso que meu coração ficou ligeiramente cortado... ai...

    ResponderExcluir
  2. Se a cada 500 milhas meu carro desse metade desses problemas eu colocava fogo nele.

    PS: Achei o resultado final de extremo mau gosto...pra mim ela toda preta estava show

    ResponderExcluir
  3. Putz... de boa, o carro estava legal todo preto, depois ficou horrivel com a ferrugem! E outra, custava ter arrumado a coluna e o para-brisa?

    Realmente, tem caras com gosto duvidoso, huahahahahaha!

    ResponderExcluir
  4. dou valor em personalizações assim, tem que ter muita coragem e dinheiro
    o cara mandou bem, só não gostei da coluna q ele n arrumou =\

    ResponderExcluir
  5. PELOS COMENTARIOS, NOTA-SE QUE O DONO CONSEGUIU SEU OBJETIVO:
    TER UM CARRO COM UMA PERSONALIZAÇAO UNICA E QUE CHAMA A ATENÇAO!( MESMO QUE SEJA POR UM GOSTO "ALTERNATIVO")

    ResponderExcluir
  6. show mas muita loucora fazer isso numa Bmw... mas gosto é gosto

    abração a todos!!! e bela postagem!

    ResponderExcluir
  7. Tá ... já que ninguém vai perguntar ... qual é do alicate de pressão preso no arame???

    E quando a ferrugem começar a abrir buracos na lataria?

    ResponderExcluir
  8. Muito legal saber que existem pessoas malucas com seus carros como eu aduhsaduhsad ;D
    Nossa cara achei muito legal a sua postagem ficou otima!
    E esse topico da BMW ficou SHOW D+ adorei conhecer mais sobre outros RATs que não são VOLKS ;DDDD

    ABRSSSSSSS

    ResponderExcluir
  9. Também tenho essa mesma opnião sobre a ferrugem!
    Acho que ela pode abrir Buracos,

    ResponderExcluir
  10. pra quem modificou o carro tantas vezes, parece que o rapaz ai nao tem estilo nao, espera só que logo ele mete pintura nessa bmw!

    e sem falar no tal do alicate...sem noçao msm!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  11. O que pode ter acontecido ai é uma revolta que todos temos qdo equipamos carros chega um momento que enche o saco pois acontecem certas situações que estragam o carro e ficamos P da vida! Comigo caiu um galho de arvore na capota de minha saveiro e parte do teto e acabei tirando a capota e deixei o teto amassado e que se dane!!!Esse lance de ficar encerando carro pra ficar brilhante feito espelho e depois um doido de 1000 com 70 prestações afunda seu carro e já era o espelho!!saca!!!

    ResponderExcluir
  12. Com certeza de gosto duvidoso, mais ainda assim dá de 10 a 0 em muito tunning com luzinhas piscantes que tem por ai.. lembrou bastante os Hot Rat, acredito que se encaixe nessa categoria.. parabens pelo projeto e pela coragem do dono.

    ResponderExcluir
  13. É como diz o nome PERSONALIZAÇÃO por isso que ficou bom pro gosto dele e para o meu que compartilho dele, aprovado e diferente do jeito que tem que ser.

    ResponderExcluir