O Fiat Uno 1.5R de Fernando Kfouri, da Racer Preparações, parceiro do CUB - Clube do Uno Brasil, apesar de já ser uma versão esportiva com um bom motor, não satisfez seu proprietário e recebeu boas melhorias. A primeira foi a troca do "bom motor" para um ótimo Sevel 1.6L turboalimentado com mais de 300cv. Logicamente toda esta cavalaria não veio sem alterações mais profundas e entraram em cena os pistões e bielas forjados da Iasa utilizando anéis Cofap. O cabeçote de oito válvulas foi profundamente aprimorado com novas e maiores válvulas de 39,5mm para a admissão e 33mm para o escape com molas Sky, com novos ângulos, polimento e maior fluxo. O comando segue as designações da Racer Preparações e recebeu a denominação de modelo "02". A junta do cabeçote foi desenhada pela Racer Preparações e ajuda na taxa de 9,8:1, ideal para um turbinado.
A alimentação fica por conta de uma central eletrônica FuelTech que controla o sistema de injeção e ignição que recebe o combustível jorrado por quatro bombas Bosh em uma linha de 3Bar com dosador LP. O coletor de escape é um SPA acoplado a uma turbina Master Power de medidas .48/.50 regulada por uma wastegate SPA atuando a 1,8Bar, liberando a pressão extra por uma válvula de prioridade também da SPA. O Uno conta ainda com trocador de calor ar-água para deixar o ar admitido ainda mais denso.
A ignição conta com um módulo MSD 6AL com bobina e cabos de velas da mesma marca para não deixar faltarem faíscas para o motor. As velas são as NGK 8EGV e o distribuidor peramaneceu original. O corte de giro está regulado para 9.500Rpm com shift-ligth acendendo às 8.500Rpm. A transmissão conta com câmbio de cinco marchas, com suas relações modificadas para melhor pegada nas arrancadas e recebeu ainda embreagem com platô e disco Displatec.
Todo o sistema de suspensão foi re-feito pela Racer Preparações e conta com amortecedores, molas, batentes e buchas próprios para competições. O sistema de freios dianteiros agora é do Fiat Palio 1.6 16v e os traseiros permanecem originais. As rodas utilizadas são da Girus de medidas 6,5x15" na dianteira e 6x15" na traseira acomodando pneus 195/55-15" e foram pintadas de vermelho para combinarem com as faixas laterais semelhantes à versão 1.5R e alusivas à versão Abarth. O pára-choque dianteiro não conta mais com os faróis de neblina e teve sua grade modificada para melhor admissão do ar.
Externamente o Uno conta ainda com a grade dianteira do Uno Turbo com o escudo da Abarth à direita e todo o conjunto de alargadores laterais da versão 1.5R
Internamente o Uno conta com bancos concha da Lico com cintos de segurança da San Marino homologados. O volante é da marca Lotse, linha Maxx Competition com 350mm de diâmetro e o painel conta ainda com manômetros para monitoramento da pressão do óleo, combustível e turbo da Cronomac, enquanto o tacômetro é da AutoMeter, linha Cobalt.
Um carro que promete vir forte nas competições de 201m em São Paulo e que demonstra que não está para brincadeiras. O bom-senso já diz para não cutucar a onça com uma vara mais curta que suas pernas...
Grande abraço!