::Nissan Sunny B13 & Watanabe F8::

"Got Swap?" A frase em inglês logo me veio à cabeça assim que ví as fotos de um Nissan Sunny. Um veículo relativamente antigo, sem graça, careta, quadrado e sem qualquer pretenção de performance. Seria um desafio encontrar algum com um motor um pouco melhor, umas rodinhas bacanas, baixo, bem tratado e... enfim encontrei!

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Dentre vários, uma foto me chamou atenção em uma galeria. Era uma foto teaser onde aparecia um pedaço da roda, um pedaço do pára-lama e um pedaço do capô (este escuro, quase preto). Difícil foi encontrar o carro completo pois o proprietário só postava fotos neste modelo, mas nada que fosse impossível.

Encontrei um tópico onde Melvin mostrava com clareza sua nova aquisição: Rodas Watanabe F8 polidas de medidas 8x16" com off-set de 25mm. As rodas pesam cerca de 8kg cada e apesar de não serem das mais leves, pesam menos que muitas outras "moderninhas" por aí e não combinariam tanto com o estilo Old JDM deste Sunny. Calçadas por pneus Azenis 215/45-16", ficaram esticados, mas sem excessos e casaram perfeitamente com os aquilo que o proprietário desejava: Visual arrebatador. A julgar pelos comentários decorridos no tópico, ele acertou em cheio!

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Mas não foi só um jogo de rodas que transformou o pacato Sunny com seu motor original GA13DS de quatro cilindros em linha, 1300cc capaz de gerar míseros 79cv num carro chamativo e apreciado. Na verdade, as rodas foram as últimas alterações até o momento. Com um capô completamente em fibra de carbono com capas de travas no mesmo material, a pintura vermelha ganhou um destaque ainda maior pois a peça, assim como a tampa do porta-malas no mesmo material, não receberam pintura e hostentam a beleza da fibra e seus enlaces. O pára-choque dianteiro agora é da versão GT-S, já com spoiler integrado e recebeu de brinde, a compania de dois faróis de neblina tanto para iluminar, quanto para agregar ainda mais apelo visual ao Sunny.

Lembram do motor original de 79cvs? Deu adeus há tempos. Antes mesmo da chegada do atual. Anteriormente este carro andava turbinado, mas após uma quebra, Melvin resolveu deixá-lo atual e aspirado. Um moderno SR20VE NeoVVL entrou e tomou conta do cofre do motor, contando com a ajuda de alguns componentes extras para melhor trabalho. Este motor Nissan é a resposta da marca para os "giradores" VTec da Honda e contam com tecnologias bastante semelhantes. NeoVVL significa Nissan Ecology Orientated Variable Valve Lift and Timing. Utilizando o mesmo conceito de duplo comando de válvulas váriáveis, o sistema da Nissan é um pouco mais aprazível pois entra em funcionamento mais cedo e entrega torque e potência a rotações mais baixas quando comparado ao sistema da Honda.

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Este SR20VE instalado no Sunny de Melvin é da primeira geração e trata-se de um motor de quatro cilindros em linha, 2.000cc de deslocamento que desenvolve 187cv @ 7000Rpm com um torque de 145lb @ 6000Rpm. Ligado a um câmbio automático CVT de 6 marchas, este motor recebeu ainda um filtro de ar ARC em espuma instalado após um CAI que busca o ar na parte mais fria: uma caixa acoplada logo atrás o faról esquerdo. Um jogo de menor grau térmico é que promove a centelha para a explosão na câmara amplificadas por um módulo Crane HI-6. Melvin estima que seu Sunny esteja rendendo cerca de 210cv, mas ainda não aferiu dados pois um retrabalho da ECU e outros presentes ainda estão a caminho para seu Nissan.

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Para ajudar o belo Sunny a encarar curvas da melhor maneira possível, foi adicionada às torres de suspensão dianteiras uma barra estrutural superior, evitando inclinações e torções indesejadas. A suspensão conta com um sistema coilover da MeganRacing Street Racing Series, uma das melhores opções para quem busca o perfeito equilíbrio entre performance, mas precisa de um pouco de conforto para rodar nas ruas.

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Um prato cheio para quem gosta de um estilo clássico, mas não abre mão de confiabilidade e tecnologia.
Abraços!

1 Acelera!!!: