::Gorete e suas sapatilhas de cristal::

Eu realmente me cansei de tentar entender o porquê de coisas ruins acontecem com pessoas boas, então passei a aceitar. Não que eu seja um exemplo de caráter ou sumidade exemplar de homem, muito pelo contrário. Se quiserem falar coisas ruins a meu respeito, me chamem! Sei de assombrosas revelações acerca de minha pessoa.

O que vem ao caso é o que muitos de vocês já perceberam: A Gorete sumiu. Raramente tenho falado dela ou postado coisas sobre suas desatualizadas atualizações. Eu cansei de dar satisfação a quem não quer me ajudar. Quem precisa saber como ela está, saibam, já sabem!

Não sou de ter supertição (parece nome de super herói afro-descendente... e essa piada foi uma merda), mas parece que tudo o que eu vinha falando e planejando, dava errado. Parei de comentar, parei de esclarecer, parei de atualizar, tranquei o álbum de atualizações, deixei o blog à esmo e resolvi dar ouvidos à pessoas que sempre me apoiaram e incentivaram no projeto. Era hora de expandir para outro universo e parar de culpar os deuses por algumas das minhas mazelas, mas incrivelmente as coisas tem andado melhor.

Semana passada foi a hora de tentar resolver um dos maiores problemas do Fusca e para isso era preciso desembolsar alguma $$$. Como este ítem é algo raro na carteira de um pai de família, precisei contar as moedinhas do troco do pão durante dois meses para poder comprar um par de pneus estreitos e de perfil baixo. Como sabido, o Fusca utilizará pneus de 17" e um conjunto de 215/45 já estava montado nele, mas esta medida de pneu acabou travando a dianteira. Com isso, o carro não esterçava mais que meia volta de volante para nenhum dos lados. Manobras eram simplesmente um exercício de paciência e destreza. Tirá-la de alguma vaga levava em média umas 3 manobras entre frente/pára/ré. Ficou inviável.

Pensei bastante em algumas alternativas sobre como fazer isso melhorar e contei com a ajuda dos meus amigos Fabrizio Rosso (Floripa Boxer) e Rodrigo Beghetto (Rusted Live) na solução de alguns percauços. Obrigado de coração, amigos!

Era certo que os pneus dianteiros precisariam ser trocados, pois a altura pretendida já estava definida e agora eu precisava dar meus pulos para fazer acontecer. Pesquisei bastante e fiquei seriamente tentado a adquirir um par de pneus 185/35-17", mas ao ver fotos de alguns deles montados em rodas de tala 7,5" (sim, as Cup 1 são dessa medida) meus olhos praticamente saltaram da órbita.



Pneus 185/35-17" em rodas 7,5x17"??? Só utilizável na gringa ou pelos que tem $$$ sobrando (o que não é o meu caso)

Ficaria MUITO baixo e o risco de danificar as rodas era muito grande. Não valeria a pena. Minha primeira alternativa sempre foi a utilização de pneus 195/40-17" e com o tempo, muita pesquisa, alguns contatos e até tentativas falhas de prostituir o blog, encontrei três revendedores destes pneus aqui em Brasília/DF.

Em todos eles os preços variavam de R$ 380,00 a R$ 430,00 por cada um dos Nankang AS-1 e isso me embrulhava o estômago e fodia o bolso. Comprar via internet era mais barato, mas teria que pagar frete e montagem, dando no mesmo ao final das contas. Estava complicado, mas precisava resolver isso.

Estou anunciando um jogo de rodas no fórum do site Digus e nisso resolvi buscar junto à algumas lojas anunciantes esta medida. Minha surpresa se deu quando encontrei um anuncio de uma loja vendendo estes mesmos pneus, na medida desejada a um preço muito abaixo do verificado, inclusive via internet. Isso foi em Agosto/2012.

Sem $$$ para comprar o par de pneus e com o limite do cartão indisposto em me ajudar, foi preciso esperar e juntar moedinhas. Enfim saiu alguma $$$ e nem esperei muito para ligar novamente e confirmar se os pneus ainda estavam no estoque. Para meu desespero o preço havia subido. Infelizmente eu precisava dos pneus e mesmo mais caro, ainda estava abaixo do pedido pelas outras duas revendedoras.

Corri pra loja com o par de rodas na mala do Fiesta. Achei que encontraria uma borracharia pequena, com um pequeno estoque... e encontrei um centro automotivo bem equipado e preparado. Conversei com o vendedor tentando negociar preço e ele foi irredutível. O preço havia aumentado dos R$ 279,00 pedidos em Agosto/2012 para R$ 330,00 em cada um dos pneus.

Conversa vai, conversa vem, eu já estava concordando em pagar sem chorar mais nenhuma lágrima quando ele me diz que pode fazer um preço melhor nos quatro se pegasse os dois últimos pneus da leva antiga, pois na nova era mais cara.

- Peraê! Eu não quero quatro pneus!
- Ué! Achei que você precisasse do jogo!
- Não, cara. Só preciso de dois! É para montar na dianteira de um Fusca!
- Ah, então tá fácil! Esses daí eu consigo te passar no preço antigo. Zé, traz aqueles dois Nankang 195/40-17" pro rapaz!
- E esse valor divide?
- Poxa, cara... nesse valor, sendo só os dois não vai dar.
- Cara, são só dois, para um projeto de pai pra filho e blá blá blá (começamos a convesar sobre o projeto enquanto não chegavam os pneus).
Blá blá blá blá e até a atendente ao lado se interessou pela história. O cara conversou com o gerente (que ouvia tudo na mesa ao lado sem demonstrar muito interesse).
- Olha só, faço nesse preço em 4x.
- Ótimo! Pode mandar montar!


Pneus 195/40-17" aguardando a hora da montagem nas Cup 1


Comparando os pneus 195/40 (dianteira) com os 215/45 (que estão na traseira)


Pneu montado para a dianteira e para a traseira

Paguei feliz os R$ 279,00 pedidos por cada um dos pneus em 4x e logo depois fui acompanhar a montagem. Ficou EXATAMENTE como eu imaginei: Rodas largas, pneus finos e baixos, borda da roda saltada e um visual de deixar o papai aqui orgulhoso do visual da sua cria.

Uma outra coisa que me atormentava era o medo de ter alguma roda empenada, trincada por dentro ou com alguma avaria mais séria. Felizmente não tinha nada com elas! Só precisam de um bom banho de tinta (preta) para ficarem zeradas, pois a pintura ainda é original e possui alguns ralados.

Abraços!

7 Acelera!!!:

  1. Eita que a Gorete tá se embelezando cada vez mais! Passos lentos, porém firmes!

    Parabéns, por mais esta aquisição!

    Acompanhando sempre!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. parabéns cara! tá ficando show a gorete. tive o mesmo problema com minha moto. toda vez que anunciava uma modificação algo dava errado. deixei pra falar depois de feito. graças a Deus tá dando certo!

    ResponderExcluir
  3. Rafa, parabéns pelo projeto do fusca!

    Acompanho seu blog diariamente, principalmente a parte dedicada à Gorete.

    Nossos projetos de vida, seja a aquisição de uma casa, um emprego novo ou, no seu caso, a montagem de um carro personalizado, são complicados e trabalhosos. Mas os percalços e tropeços servem para que valorizemos ainda mais nossas conquistas.

    Seu projeto , acredito eu, resultará em um fusca de muito bom gosto. (Estou na torcida e acompanhado!)

    Um toque: Às vezes um passo atrás nos dá mais segurança para prosseguirmos.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Hhahah ai sim animal! Parabéns ai por mais este degrau alcançado forte abraço!
    TIAGO CARBRITUS

    ResponderExcluir
  5. "...assombrosas revelações acerca de minha pessoa..." Cara mantenha o blog...vc escreve muito...e parabens pela Gorete e deixa os "zoio" gordo pra lá...Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Olha, o fusquinha tá ficando ajeitado.

    Mas que fiesta é esse que vc mencionou no texto? Por acaso vc vendeu o siena?

    Abs,

    Roberto.

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse post foi um tapa na cara dos zoio gordo. Continue atualizando o Blog. Você escreve bem pacas e gosto de quando você faz os posts sobre o andamento da Gorete.

    ResponderExcluir