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::Gorete - minha amante gastadeira::

Tenho atualizado muito pouco o blog por conta da demanda de trabalho. Graças a Deus tenho tido MUITO trabalho e pouco tempo. Isso não quer dizer que o projeto da Gorete tenha ficado parado, pelo contrário.



Desde a ultima postagem sobre ela aqui, muita coisa aconteceu, mudanças de trajeto, foco no trabalho, matérias e matérias para o Jalop, família (SEMPRE!!!) e diversas outras prioridades sempre me tomavam a atenção e talvez pelo cansaço ou mesmo preguiça, o blog foi ficando. Mas não morreu. Passei a mandar algumas matérias para a galera do Dirty Kids Crew, com os quais me identifico bastante. Apesar da distância e resolvi dar mais atenção aos amigos reais do que aos virtuais. Muito tempo na frente de um PC nos tira isso, FATO!

Enfim, chega de blá, blá blá que (graças a Deus), temos muito para conversar, afinal, agora o carro é meu!

:: O INTERIOR ::
Após ganhar o carro do meu pai, junto dele veio uma verba extra para o interior. Ainda ficaria faltando a suspensão, mas nessa meu disse que eu teria que me virar, afinal, ele não concordava com nenhuma idéia minha acerca deste ponto e ele tinha outras prioridades.

Chegou a hora de definir EXATAMENTE como seria o interior (depois de um belo jogo de rodas, essa é a parte que mais me importo num carro). Já tinha os bancos de Civic e os bancos traseiros de Fusca, então precisava definir qual o material utilizar e sua cor. Para os bancos, escolhi o courvin Vermelho Turin com costura simples, enquanto para o assoalho a escolha recaiu para o Carpete Boucler Vermelho Turin. A mesma cor (em courvin) cobriu todos os forros, enquanto o teto recebeu tecido do tipo pintadinho e o mesmo se estendeu pelas laterais traseiras. Tudo vermelho, igual penteadeira de puta.

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O interior foi montado, mas não gostei do acabamento dado ao carpete. O burro aqui não sabia que o fusca não tem carpete por debaixo do assoalho, então ficou cheio de recortes. Assim que ela estiver andando, eu mesmo vou recortar, levar para o tapeceiro costurar e colar o novo carpete, além de acertar alguns detalhes do interior que não ficaram ao meu gosto, pois como ele fez à domicilio, nem todas as ferramentas que ele precisava eu tinha ou ele trouxera.

O volante que está nela é horrendo! Dá nojo de pegar nele. É velho, sujo e exala um cheiro de graxa/gasolina toda vez que toco nele. Pro final de semana, quando se está sujo e coberto de graxa, sem problemas! Mas e quando precisar sair com ela para um local mais "arrumado"? Complicado... O volante Shutt (por sorte) não serviu, então eu o vendi. Era muito moderno e não combinaria com o projeto. Tive dó de vendê-lo pois foi o primeiro presente automotivo que ganhei do meu pai. "Vão-se os anéis, ficam os dedos!"




Até meu pai que era contra o interior vermelho, curtiu. Minhas filhas acharam lindo e a patroa também. É bom quando agrada.

Como resolvi fazer boa parte das coisas por minha conta e risco, lá fui eu nos finais de semana acertar alguns detalhes. Pintar retrovisor interno, apertar e desapertar parafusos, pintar peças... devagarinho foi tomando forma.

Pintei o retrovisor interno que estava zuado pracaralho e o mesmo voltou a ficar pretinho. Coisa linda de papai! Lavei os pára-sol e depois mandei uma pasta limpa-tudo que deixou-os zerados.

Desmontei a alavanca de câmbio pra pintar tb e passar a chapinha pra cima do carpete (ví esse detalhe no tópico dos GFKs no The Samba). Desmontar foi moleza. Foda foi tirar toda a craca que estava encrustada na alavanca e chapinhas. A borracha foi moleza. Limpador multi-uso e uma bucha deixaram com cara de novo. Pintei a carcaça, a chapinha e os parafusos... ficou tudo uma merda! Escorreu, esbranquiçou e http://www.blogger.com/img/blank.gifcagou a porra toda. Lixei tuuuuuudo de novo e dei uma "sujada" de tinta, secou e depois apliquei uma camada, outra, outra e outra... foram umas 5 demãos no total. Ficou zero.

Na hora de montar, inverti a chapinha e apertei demais os parafusos e o câmbio travou. Falei da merda que fiz no Facebook e o Rodrigo (do GermanLookos) me deu a luz. Afrouxei e fui apertando na medida que a alavanca mexia.

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Comprei maçanetas e puxadores novos, mas a máquina do vidro o do lado do motorista ficou torta. Fui inventar de mexer e quebrei uma chave alen lá dentro. Vou ter que trocar a máquina de vidro.



Substitui o conduíte do cabo de abertura do capô que, finalmente, pode ser aberto para vermos se estava tudo bem. Abasteci, e troquei até o cabo de aço. Agora tá uma maravilha, mas vou precisar de um talento do funileiro para deixar tudo no lugar novamente, pois precisa soldar.


Conduite novo

Resumo:
*Alavanca de câmbio zeradinha só precisando de regulagem
*Retrovisor interno pintado e pára-sóis (é assim msm? o.O) limpos e re-instalados
*Conduíte do cabo de abertura do capô substituido e cabo novo instalado
*Capô desalinhado e travado novamente (mas agora eu sei abrir)
*Dois parafusos quebrados e pára-choque torto

E assim ela ficou após 10 meses parada, sem uma gota d´água para banhá-la:




Caráter, confiança e honra são coisas que dinheiro nenhum compra. Vou repetir aqui uma frase que coloquei no Facebook:
"Obrigado Deus por ainda me permitir confiar nas pessoas e ser tido como alguém confiável. Que minhas filhas herdem o dom de cativar as pessoas e não cultivem inimizades."


Após a montagem do interior, o próximo passo era a suspensão, mas ainda haviam alguns detalhes que precisariam ser sanados e com o tempo passando, algumas coisas foram aparecendo e as oportunidade pareciam voltadas para mim. Verdadeiros presentes de Deus.


:: OS PRESENTES ::
Para quem não conhece o clima de Brasília, eu explico: Aqui não existem estações do ano. Existe a "Chuva pracaralho" e o "Calor páporra". A época do calor acabou e começam as chuvas. Mas é MUITA chuva!

Numa dessas, estragaram algumas telhas aqui em casa e eu tive que subir no telhado para resolver. Eis que no sótão... o que eu encontro???




A mala está em muito bom estado. Precisa de alguns pequenos reparos, mas nada demais. Vai ficar no porta-malas do Fusca com algumas ferramentas e peças sobressalentes que todo fusqueiro deve ter (correias, lanterna, chaves, alicates...)

# Volante
Estava sem um tostão na conta e com muita vontade de comprar um volante de madeira para o Fusca. Desde o início foi meu sonho. Como o Shutt não serviu, vendí-o para poder me capitalizar. Encontrei no Mercado Livre um volante bom, bonito e barato, mas meu bolso estava raso. Foi então que conversando com alguns amigos no Facebook conversei com o Robson Scheiwe (Rob666 do RatVolks) e pedi para que ele comprasse pra mim, no cartão, que eu o pagaria. Era um volante bem bacana, na medida exata para o projeto. Ele falou que compraria, mas não no cartão. Pagaria via depósito e que depois eu o pagasse. Fiquei atônito! O cara nunca havia me visto, só trocavamos idéias sobre carros via internet... ele não precisava me ajudar ou confiar em mim, mas ainda assim o fez. Naquela semana eu vendi o Shutt e transferi a $$$ pra ele. A frase citada alí acima fez sentido agora, né?!

Ao Robson: Meus mais sinceros agradecimentos por esta enorme ajuda na realização de um sonho. Tua confiança, amizade, presteza e bondade foram de grande valia para mim. É ótimo saber que sou tido desta maneira e que a representação de meus atos inspiram confiança. Muitíssimo obrigado, cara!

Então o volante chegou:




Eu não sei o modelo ou qualquer outra informação além daquelas que vejo. Já busquei no google e o máximo que encontrei foi um anúncio de época no Clube do Puma. É um volante confeccionado em duralumínio com aro de madeira e tem um frisinho preto em volta, na parte da frente do aro. O miolo do acionamento da buzina é plástico e está completinho. Veio com um cubo de alumínio também. A madeira está em muito bom estado, firme, sem folgas, ligeiros desgastes, marcas que o tempo não consegue apagar. O miolo devia estar zuado e o vendedor jogou uma (porca) demão de spray prata pra ficar bonito na foto, mas estou polindo-o para ficar como novo.

# Banho
Depois de mais de 10 meses sem um banho, a pintura da Gorete passou de Branco Cristal para Poeira&Pó.






Alguns detalhes apareceram, mas serão sanados quando ela estiver andando. Assim facilita minha vida e a dela. Onde moro é roça, então ficar buscando peças sempre que aparece uma coisinha ou outra me quebra as pernas. Vai ficando tudo anotado. Compro durante a semana e no final de semana dou um jeito de arrumar.

# Escapamento em inox, freios traseiros a disco e quadro da suspensão dianteira encurtado
Foi assim: Depois de muito conversar com o Robson sobre muitas coisas, apareceu um anúncio onde o irmão dele e um amigo estavam com uma empresa especializada em produzir peças de suspensão dos Fuscas, Brasilias, Variant... A empresa fica em Pomerode/SC. Situaram-se geograficamente??? Eu moro em Brasília!!!

Ocorre que no dia 04 de Dezembro de 2011 rolou o 4° PomerVolks, um encontro de VWs a ar na cidade de Pomerode e o amigo Rodrigo Berghetto, do grupo RustedLive, de Curitiba iria para lá. No dia 10 de Dezembro de 2011 iria rolar um Track Day em Brasília e uma galera de Curitiba viria correr e traria seus carros, dentre eles a Kombi do Plautos.

Combinei com o Robson os detalhes da suspensão para ele gerenciar por lá a confeccão da mesma. Suspensão de pivô, catracada, encurtada em 3cm, já com as molas prontas e bracinho de direção curto. O quadro ficou pronto e durante o evento foi entregue para o Rodrigo Berghetto que o levaria para Curitiba, aos cuidados do Plautos.

Logistica acertada, conversa vai, conversa vem, ele perguntou como andava meu projeto de Fusca e DO NADA ele vira e manda:
- Cara, tenho aqui o antigo escape do Fusca. Tive que fazer outro pois não tava dando vazão o suficiente para o motor, daí mandei fazer outro completo de 2,5". Vou levar pra você.
- Quanto?
- Quanto nada! Presente!
- ...


Fiquei sem palavras. Um escape completo de 2" em aço inox, usado por uns 2.000 km, sem abafador, sem nada. NOVO, LISO!!! Caralho...

Daí agradeci imensamente e aceitei o presente. Conversa vai, detalhes de projetos são discutidos, dicas são passadas, pitacos são dados e ele manda outra:
- E freios? Vai fazer o quê?
- Nada ainda. O motor é original e vai ficar assim até eu zerar ela pra depois fazer um bom motor aspro/nitro ou turbo. Ainda não sei.
- Vou te levar também um jogo de disco pra traseira.
- Orra! Blz! Quanto?
- Presente!

CARAAAAAAAAAAAAAAALHO!!! Eu mal poderia esperar pelo desembarque daquela Kombi aqui no quadradinho goiano! Meu quadro, discos de freios e escape?!?!?! PQP!!!
No sábado rolou o Track Day e estava tudo lá!

.:run4fun:.
Este é o escape que ganhei do Plautos. Tá completinho e só preciso confeccionar uma ponteira e um abafador (ou cano direto). Assim que ela estiver andando, vai ser a primeira coisa que vou providenciar, pois o meu é o original e não vai durar muito.

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Esse é o jogo de freios a disco para a traseira. Discos, pinças, pastilhas, suportes e flexíveis. Os discos mal foram utilizados e ele trocou os dele para disco ventilados na traseira com pinças Willwood. Esses meus são com pinças de Golf e discos sólidos da Fremax Tuning de 280mm.

.:run4fun:.
Esse é quadro de suspensão dianteira confeccionado pelo pessoal da Gamby Suspensões, de Pomerode/SC (acertei agora, putos! hauhauahuahuahua) que me deram um grande apoio!



Neste interim, comprei um jogo de pastilhas Bosh com o Diego (Pomarola) que está no escritório da sogra dele até hoje (faz mais de um mês), mas já passei para o motoboy daqui da empresa pegar lá. Não vou agradecer ele demais pois isso é uma bicha escrota que fica com o cú piscando sempre que conversamos.

# O quadro completinho, com soldas bem feitas, encurtadinho, catracado, pintado... ZERADO!
# Pedaços do escape com junções e soldas perfeitas! Sem estrangulamento e com um brilho sinistro!
# Discos de freios, que para minha surpresa vieram ainda com pinças originais VW/Audi, com as pastilhas e suportes. COMPLETO!

Quando comecei o primeiro texto sobre esse carro o tema eram "duas carteiras, quatro mãos e duas esposas nervosas". Agora são várias mãos, vários corações, uma carteira, duas crianças felizes, várias dívidas e uma esposa possessa!!!

# ODG RaceTach 5" GenII
Falei que não iria mais gastar nada, mas aí me aparece isso. Entro no HotCampinas e lá está o Bruno Zanca vendendo o conta-giros. Penso com meus botões: "Esse conta-giros personalizado, com uma pintura branca e um grafismo old style vai ficar TOP! Bati o martelo!



Tem mais coisa vindo, mas vou esperar chegar pra poder contar.
Por hoje já deu. São 05:15AM e eu tô acordado há mais de 26H seguidas.
Só não queria deixar esse 2011 encerrar sem qualquer registro de atualização.

2012 é um outro ano e vai ser ótimo! Trabalho, trabalho, trabalho...
Vou fazer a Gorete andar e fazer muitas coisas boas para minha família!

De resto? Um ótimo ano para todos os que ainda acompanham o blog e colocam fé nos projetos!

Que o ano de 2012 seja ÓTIMO PARA TODOS!

Grande abraço!

::Yamaha SR500 Cafe Racer::



Se você vive toda sua infância em meio a hot rods e custom bikes, dificilmente conseguirá se desvencilhar de um futuro repleto de peças, lixadeiras, máquinas de soldas e soluções inusitadas (alma de um build car/bike). Assim aconteceu com Jay Larrossa Lossa, que hoje nos brinda com um belo exemplo de Cafe Racer baseado em uma Yamaha SR500 1978.



A forma de construção empregada por Jay Lossa é extremamente simples e segue friamente os preceitos de uma Cafe Racer: Nada de adjetivos, apenas velocidade. Com a mentalidade de que menos é mais, esta SR 500 foi tomando forma de uma maneira bastante simples, eficiente e funcional. "É de longe a melhor motocicleta já fiz." - declara Jay.




A moto ficou completamente lisa e limpa. Nada está ali ao acaso ou sem necessidade. A única concessão estética foi deixada ao pára-lama dianteiro (cortado e preso ao garfo por um suporte artesanal) e listras sobre o tanque e rabeta pintados em vermelho para destoar da pintura branca.



As rodas vindas de uma RD400 receberam a inserção de discos Brembo na dianteira e traseira. O garfo de suspensão dianteira e pedaleiras vieram de uma Suzuki GSX-R, enquanto a balança traseira foi feita na Lossa, em alumínio.




O farol agora é preso às bengalas por suportes da Tommaselli e teve sua carcaça recortada para receber o suporte do contagiros, agora sobreposto e bem à vista do piloto. O tanque de combustível veio de uma rara motocicleta Benelli, mas o bocal de abastecimento foi substituido por um modelo feito pela Lossa. A rabeta foi confeccionada na empresa de Jay, em aço e recebeu uma lanterna com LEDs embutida. O nível dos detalhes espanta!




O motor foi completamente revisado e recebeu um novo carburador Mikuni Flatslide de 36mm. As molas de válvulas foram substituidas por outras de maior carga para evitar a flutuação em altos giros, enquanto bielas e pistões novos da White Brothers foram instalados para deixar o motor completamente novo denovo.

Um filtro de ar cônico da K&N instalado logo abaixo do banco, moderniza o conjunto e admite ar limpo para o motor. O escape foi completamente confeccionado pela Lossa e possui ponteira em cone de alumínio, enquanto uma fita térmica protege as pernas e o motor do calor excessivo.



Então chega de blá, blá, blá, pois Cafe Racers dispensam apresentações e criam vontades irrecusáveis. Assista quantas vezes puder o vídeo de Rick Bedenbaugh, intitulado "Solus", e desfrute um pouco da sensação de uma pequena volta sobre uma das obras primas da Lossa.




Matéria originalmente postada no Jalopnik