Em postagens anteriores, eu disse que Fuscas seriam constantes neste blog e eu não estava brincando. Longe disso aqui virar um blog específico, mas a visita constante a fóruns, sites e blogs relacionados ao besouro, me fazem ter contato mais íntimo (pegou mal...) com os mais diferenciados modelos e suas respectivas formas de personalização. Nessas andanças encontrei um exemplar que há tempos me chamava atenção, mas aguardei pacientemente para que a proposta para esta matéria pudesse ser feita.
Antes de adquirir seu '63, Matheus Batisteti (o Cabelo do Grupo RustedLive) possuia um exemplar ano '84 devidamente baixo e equipado com rodas do Golf VR6 de 17", mas nunca esteve satisfeito e sempre procurou por um modelo da década de '60 pois nesta década a profusão de detalhes era bem maior do que nos modelos mais novos. Depois de muita pesquisa, encontrou o exemplar que ilustra esta matéria em uma cidade a 100km de distância de Curitiba. "Pelas fotos pude perceber que se tratava de um Fusca com vários ítens originais, tais detalhes que eu gostaria que tivesse. Nariz de placa, tampa traseira, Saia "H" traseira, tanque, frente quadrada, rodas fechadas originais, motor 1200cc, bancos com estrutura original, ignição ao lado do cinzeiro, pisca fino, entre outros detalhes". Pela descrição de Matheus, a lista dos ítens observados era grande. "Lógico que não é fácil encontrar um carro com todos os detalhes, até por quê, devido aos valores, encontra-se, mas com preços abusivos, ao meu ponto de vista". diz Matheus.
Após ver o carro "às cegas" durante a noite, Matheus não pensou duas vezes e fechou negócio numa terça-feira. Como haviam questões burocráticas de transferência, ficou de buscar o carro no sábado. "Foi a semana mais longa que ja passei. O sábado não chegava nunca!" Assim que amanheceu o final de semana, Matheus caiu na estrada e levou o '63 rodando para Curitiba/PR.
Não demorou muito para a turma do RustedLive cair pra cima do '63 e torná-lo merecedor do adesivo que recobre o vidro traseiro. Reconhecidos por andar absurdamente baixos pelas ruas da capital Paranaense, os membros do grupo não perderam tempo e trataram de se reunir para encurtar o quadro de suspensão dianteira em 7cm de cada lado, instalar duas catracas, regular os facões traseiros e deixar o belo '63 ainda mais vistoso.
O fraco motor 1200cc e a caixa de câmbio foram retirados e guardados. Em seus lugares entraram um motor Tork (AS41) 1600cc a álcool vindo de uma Kombi '98 e uma caixa de câmbio com coroa e pinhão de relação 8x33. Mas o motor não entrou original e antes passou por uma leve preparação. Os cabeçotes foram retrabalhados para a remoção das rebarbas de usinagem comuns a estes modelos, um trabalho de melhoria de fluxo nos dutos e um rebaixo de 2mm. As válvulas receberam molas duplas com maior carga para suportar o levante do comando Federal Mogul 294x284°. Com o uso de pistões planos de 85,5mm a taxa de compressão ficou em 10:1. O motor Tork é alimentado por um par de carburadores Solex 32mm e o escapamento é um 4x1 com abafador, onde a curva tem 2,5" para não estrangular o motor.
A carroceria ganhou retrovisores Albert Swan Neck nas extremidades dos frisos e belas rodas Empi 5Spokes de 15" com pneus 175/55-15" na dianteira e 195/65-15" na traseira. O conjunto ficou tão harmonioso que arranca olhares e suspiros pelas ruas da bela capital, mas por mais belo que esteja, para Matheus ainda não está bom. As rodas Empi já estão procurando um novo dono, uma vez que o '63 já está rodando com clássicas, raras e "tão belas quanto" rodas Fitipaldi 15" com pneus 155/60-15" na dianteira e 195/65-15".
Ainda com as Empi 5Spokes
Aqui com as Fitipaldi 15"
As fotos clicadas pelo amigo Vinicius Cannata e do arquivo pessoal de Matheus revelam as belas formas do VW Fusca '63. Enfim, a espera valeu a pena. Ver este exemplar com os Alberts e as Empi 5Spokes foi de derreter os olhos. Com as "Fiti" ficou ainda melhor. Um verdadeiro clássico nacional.
Abraços!
Antes de adquirir seu '63, Matheus Batisteti (o Cabelo do Grupo RustedLive) possuia um exemplar ano '84 devidamente baixo e equipado com rodas do Golf VR6 de 17", mas nunca esteve satisfeito e sempre procurou por um modelo da década de '60 pois nesta década a profusão de detalhes era bem maior do que nos modelos mais novos. Depois de muita pesquisa, encontrou o exemplar que ilustra esta matéria em uma cidade a 100km de distância de Curitiba. "Pelas fotos pude perceber que se tratava de um Fusca com vários ítens originais, tais detalhes que eu gostaria que tivesse. Nariz de placa, tampa traseira, Saia "H" traseira, tanque, frente quadrada, rodas fechadas originais, motor 1200cc, bancos com estrutura original, ignição ao lado do cinzeiro, pisca fino, entre outros detalhes". Pela descrição de Matheus, a lista dos ítens observados era grande. "Lógico que não é fácil encontrar um carro com todos os detalhes, até por quê, devido aos valores, encontra-se, mas com preços abusivos, ao meu ponto de vista". diz Matheus.
Após ver o carro "às cegas" durante a noite, Matheus não pensou duas vezes e fechou negócio numa terça-feira. Como haviam questões burocráticas de transferência, ficou de buscar o carro no sábado. "Foi a semana mais longa que ja passei. O sábado não chegava nunca!" Assim que amanheceu o final de semana, Matheus caiu na estrada e levou o '63 rodando para Curitiba/PR.
Não demorou muito para a turma do RustedLive cair pra cima do '63 e torná-lo merecedor do adesivo que recobre o vidro traseiro. Reconhecidos por andar absurdamente baixos pelas ruas da capital Paranaense, os membros do grupo não perderam tempo e trataram de se reunir para encurtar o quadro de suspensão dianteira em 7cm de cada lado, instalar duas catracas, regular os facões traseiros e deixar o belo '63 ainda mais vistoso.
O fraco motor 1200cc e a caixa de câmbio foram retirados e guardados. Em seus lugares entraram um motor Tork (AS41) 1600cc a álcool vindo de uma Kombi '98 e uma caixa de câmbio com coroa e pinhão de relação 8x33. Mas o motor não entrou original e antes passou por uma leve preparação. Os cabeçotes foram retrabalhados para a remoção das rebarbas de usinagem comuns a estes modelos, um trabalho de melhoria de fluxo nos dutos e um rebaixo de 2mm. As válvulas receberam molas duplas com maior carga para suportar o levante do comando Federal Mogul 294x284°. Com o uso de pistões planos de 85,5mm a taxa de compressão ficou em 10:1. O motor Tork é alimentado por um par de carburadores Solex 32mm e o escapamento é um 4x1 com abafador, onde a curva tem 2,5" para não estrangular o motor.
A carroceria ganhou retrovisores Albert Swan Neck nas extremidades dos frisos e belas rodas Empi 5Spokes de 15" com pneus 175/55-15" na dianteira e 195/65-15" na traseira. O conjunto ficou tão harmonioso que arranca olhares e suspiros pelas ruas da bela capital, mas por mais belo que esteja, para Matheus ainda não está bom. As rodas Empi já estão procurando um novo dono, uma vez que o '63 já está rodando com clássicas, raras e "tão belas quanto" rodas Fitipaldi 15" com pneus 155/60-15" na dianteira e 195/65-15".
Ainda com as Empi 5Spokes
Aqui com as Fitipaldi 15"
As fotos clicadas pelo amigo Vinicius Cannata e do arquivo pessoal de Matheus revelam as belas formas do VW Fusca '63. Enfim, a espera valeu a pena. Ver este exemplar com os Alberts e as Empi 5Spokes foi de derreter os olhos. Com as "Fiti" ficou ainda melhor. Um verdadeiro clássico nacional.
Abraços!