Links

::VW Fusca '66 - Zezinho::

"Já não sinto mais saudades tuas,
Meu amor já não te pertence mais.
Joguei fora todas suas roupas sujas
No meu armário, elas já não cabem mais.

Troquei você por outro
Achando ser melhor assim
Mergulhei na desilusão
Um ledo engano de 'amor sem fim'

Tentei te resgatar
Você não estava mais lá
Agora existe outro ainda melhor
Para a dor do teu amor curar."
Por Rafael Souza




"Eu possuia um '74 todo verde, ai reformei todo ele menos assoalho pois gastaria mais R$ 400,00. Resolvi trocar o Fusca por um Uno '89 com interior em curvin e tal. Muito bonito o Uno. Dei R$ 2.400,00 na troca e peguei o Uno. Pior coisa que fiz na minha vida! Na primeira semana, só de elétrica foram R$ 560,00. Dai então só saudades do meu Fusca. Resolvi vender o Uno e comprar um novo Fusca pois decidi que pra mim, só Fusca mesmo. Achei esse '66 a venda e vendi meu Uno para o rapaz que me vendeu o Fusquinha e hoje é nosso grande xodó!". O depoimento de Luiz Cláudio Bento, morador de Blumenau/SC expressa um pouco do seu amor por Fuscas e desilusão com outros veículos. Confesso apaixonado por VWs a ar, Bento que é ativo participante do grupo Käferfreunde e proprietário do "Zezinho" (carinhoso apelido dado ao Fusca '66), já passou por desilusões e não pensa adquirir um watercooled, independente da marca. Além deste '66, na garagem de Bento ainda habita uma bela Kombi'68 amarela com pintura em dois tons.






Adquirido em 2006, o VW Fusca '66 pertence à segunda série lançada naquele ano, quando as montadoras ainda não haviam sido viciadas em lançar veículos num ano como se fossem modelos do ano seguinte. O veículo foi adquirido quando o proprietário anterior o estava reformando. Pintado em dois tons na cor vermelho monarca poliéster com as laterais inferiores em branco pérola, o Fusca'66 ficou assim até o ínício de Janeiro/2009, quando Bento resolveu mudar completamente o visual, conferindo-lhe um ar tanto quanto peculiar...

O Fusca foi completamente pintado na cor preto Cadillac, recebendo novos emblemas de buzina e profundas alterações na suspensão. Uma das primeiras providências foi encurtar o quadro dianteiro em 3cm de cada lado, instalando catracas para regular a altura. O copo dos amortecedores dianteiros foram cortados para não rasparem nos braços da suspensão. Bento estava contente com o novo visual de seu xodó, mas ainda não era feliz. Sob a má influência dos integrantes do grupo, em Janeiro/2010, cedeu à tentação e cortou mais 3cm de cada lado do quadro de suspensão dianteiro, chegando ao total de 12cm de encurtamento total. Uma pequena alteração na torre dos amortecedores foi necessária para continuar com os mesmos. Na traseira ainda não foram feitas modificações, mas Bento já encomendou os facões reguláveis e novos amortecedores de picape Chevrolet D20. Ainda sem concluir todas as alterações, Bento já solicitou a regularização de documento do veículo para poder viajar, passear, ir aos encontros... sem problemas com a lei.

As rodas utilizadas são as originais do Fusca, mas na dianteira possuem tala 4,5x15" montadas em pneus Kumho de medidas 155/60-15", enquanto na traseira as rodas são de medidas 6,5x15" montadas em pneus Michelin 185/65-15". Foi instalado ainda um jogo de calotas cromadas de viajem, presas entre a roda e o cubo que completaram o visual arrebatador.









No interior forrado em curvin branco, não existem muitas modificações, mas as que já foram feitas melhoraram bastante a condução. Uma alavanca Drag Fast da Scat ajuda na troca de marchas e um pedal de acelerador do tipo roller sofre sob os pés de Bento que pretende repaginar em breve o interior com uma nova forração na cor vermelho Turin. Um teto ragtop, rodas BRM e mangas de eixo rebaixadas também estão nos planos, mas "tudo a seu tempo", esclarece Bento. Em 2010 o Zezinho ganhou apenas frisos no painel... por enquanto.




Um dos destaques na comemoração do Dia Nacional do Fusca 2010 em Curitiba/PR, onde vários grupos integrantes do fórum RatVolks reuniram-se para celebrar, o Fusca'66 de Bento recebeu diversos elogios e apreciações.

Abraços!

12 comentários:

  1. Parabens pela materia ,muito boa as fotos espero um dia o meu verdao ser digno de uma materia dessas ...
    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria Rafa, ficou show! Eu tive o prazer de conhecer o "Zezinho", o Bento e sua esposa durante o evento de CTBA. O carro é como está descrito na postagem e o cara é gente fica pra caramba. Prova do que eu estou falando está na última foto. Estique os olhos à direita e irá me ver na Brasa laranja. Valeu Rafa e Bento. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o Fusca. Eu só não o rebaixaria (tanto, pelo menos), mas gosto cada um tem o seu. Fiquei curioso sobre essa Kombi amarela... será que rola uma matéria?

    ResponderExcluir
  4. Nosso amigo zezinho ta ficando famoso com sua maquina! Parabens Luiz! Merecida materia desse seu lindo Fusca!

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo: A Kombi amarela é original. O Luiz utiliza ela pra carregar material da empresa dele.

    ResponderExcluir
  6. isso mesmo... direto an estrada nao tem nada de diferente... quem sabe quando eu utilizar para hobby ela mereca hehe pois mudará definitivamente :D (6) ,,, valeu os coments pessoal... grande abraco

    ResponderExcluir
  7. Bonitao o fuca ! Com um milha amarelo ia ficar mais top eu acho...

    ResponderExcluir
  8. Show o FUCA, o ví no forum streetsampa...
    fico imaginando ele com umas RANDAR 17"....meu jesuis...

    ResponderExcluir
  9. fala bob.... nao achie nada relacionado ao pretinho la no SS :>(

    ResponderExcluir
  10. parabens pela matéria e parabens pelo fusca Luiz!

    ResponderExcluir
  11. SEM COMENTARIO MUITO LINDO MUY HERMOSO TU FUSCA

    ResponderExcluir
  12. tenho um igual, parecido tem como me passar mais informação pra mim fazer igual kkkk fiquei com inveja

    ResponderExcluir