::Fiat Tipo Sedicivalvole 2.0 16v::

Se as coisas boas da vida passam rápido, é melhor todos comprarmos um Fiat Tipo Sedicivalvole. Calma, não estou desmerecendo nenhum outro esportivo da década de '90, mas dentre os concorrentes (Ford Escort, Chevrolet Kadett e VW Gol/Golf GTI, nenhum deles teve sua fama tão bem ostentada como o Fiat Tipo. Já explico...



Em dezembro de 1994 a Fiat resolveu trazer para o Brasil a versão esportiva de seu hatch médio, até então disponível apenas na versão 1.6 e 2.0 de oito válvulas. Equipado com um motor 2.0L de 16 válvulas capaz de gerar 137cv (amansados devido à legislação brasileira, pois a versão italiana gerava 148cv), o Tipo Sedicivalvole (dezesseis válvulas em italiano) acelerava de 0 a 100km/h em meros 9,8 segundos e atingia a velocidade final de 207,6km/h, o que o tornava "o carro a ser batido".




Oferecido nas versões de duas e a raríssima quatro portas, o Tipo "Sedici" oferecia outros adereços estéticos que salientavam seus dotes esportivos. Com saias laterais exclusivas, o hatch recebeu um jogo de frisos vermelhos que percorrem toda a extensão dos spoilers laterais e pára-choques dianteiro e traseiro. As lanternas traseiras eram completamente vermelhas para harmonizar o visual e o suporte de placa na tampa recebera a mítica inscrição que denominara a versão: SEDICIVALVOLE. Internamente, bancos reclináveis Recaro com ajuste milimétrico na regulagem do encosto, volante em couro, painel com manômetro de pressão e temperatura do óleo, velocímetro marcando até 260km/h e diversos outros mimos necessários para uma condução verdadeiramente esportiva.

Mas sempre irão existir aqueles que não se satisfazem com "mais do mesmo", então Marcelo Jardim resolveu que seu exemplar teria algo a mais. Marcelo instalou em seu Tipo as molas da versão 1.6L que foram trabalhadas, substituiu as rodas originais por modelos Abarth Speedline originárias do Fiat Stilo Abarth de medidas 7,0x17" calçadas com pneus Toyo Proxes1 na medida 205/40-17", retirou o símbolo da montadora da grade dianteira que conferiram ao veículo um ar ainda mais esportivo e os faróis receberam lâmpadas de xenônio de 6.000k. O motor não recebeu modificações, apenas um filtro de ar esportivo e um abafador em aço inox da R-Tech.






Internamente os bancos Recaro ganharam a companhia do volante Momo de origem dos Sienas/Palio Week Sport. Da mesma marca vieram ainda as manoplas de câmbio, freio de mão e pedaleiras. Ao lado do painel de instrumentos, Marcelo instalou um hallmeter e shift-ligth da ODG, juntamente com manômetros de pressão do combustível e manovacuômetro da Cronomac. Para os momentos de relaxamento, Marcelo providenciou uma unidade central Pioneer DEH-P 8880BT ligada a dois amplificadores: um Rockford Fosgate 4.6X para tocar os dois aut-falantes de 4x6" no painel instalados nos locais originais e quatro triaxiais Pioneer modelo TS2150 ("capacete") no tampão traseiro, e um Audio Art 100HC par os dois subwoofers Bravox Premium de 12" e bobina dupla instalados um em cada lateral do porta-malas.





Apesar de tantos atributos e potencial para upgrades, a versão Sedicivalvole foi sumariamente recharçada por pura falta de informação e ignorância dos consumidores, pois apenas a versão 1.6L sofreu recall para previnir o super-aquecimento do óleo da direção hidráulica, que em alguns casos causaram incêndios e deturparam a imagem deste belo esportivo.

Abraços!

32 Acelera!!!:

  1. Um Mille esticadinho :D uehueue

    Belo Post! So retiraria o film e cuidaria de detalhes para deixar esse raro esportivo ainda maaaais bonito.

    Abraços!

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  2. Tenho um Fiat Tipo Também...
    mas o meu é 1.6

    já tive Turbo e Suspensão a ar

    procurem no youtube "Fiat Tipo Suspensão a ar"

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  3. adoro esse versão do tipo, o problema que até hoje não encontrei um digno que compra... pq quase todos estão largados as traças :(... sou um entusiasta dos esportivos da década de 90 acho que vai ser muito dificil os brasileiros viverem felizes com vários esportivos (de verdade) andando pelas vias. ainda bem que meu Rmpi me encontrou pra cuidar dele se não ele hj poderia ter um fim lastimável!

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  4. Rafa, bela matéria, não so essa, mas todas do seu blog!
    Você está de parabéns, mas nessa matéria tem um errinho, o sedice também tem a versão 4 portas, só que é muito rara de se ver!
    Abraços

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  5. ola, muito bom, bonito e perfeito, estou procurando um para comprar se tiver interesse em vendelo, me avise.
    grato!

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  6. Obrigado a todos.

    Diego, obrigado pela dica! Já corrigido!

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  7. AEE!! Finalmente apareceu o Fiat Tipo que eu tanto pedi, implorei para ver no blog. Muito bom. Esportivo bem no estilo que gosto. Rebaixado, com rodas grandes e sem muitas modificações externas. Perfeito. Parabéns pelas fotos e pelo post.
    Abraço.

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  8. Legal o Tipo do Celo, sei o quanto ele curte este carro! Um amigo meu tinha um (1.6) na época e adorávamos o quanto esse carro fazia curva, além do visual q até hj é atual e aerodinâmico, e com soluções curiosas p/ alívio de peso, como por exemplo a tampa traseira de fibra (q poucos sabem)!
    Ficávamos sonhando então com esta versão Sedici, ainda melhor de curvas e com um motor à altura!
    Parabéns como sempre pelas belas matérias Rafa!
    Fabiano(loguei como anônimo pois deu algo errado com minha conta google)

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  9. Sonho de consumo um desse... Na verdade nos anos 90 tenho varios...

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  10. Belo carro, consegui encontrar um hoje, único dono, todo original. Praticamente sem nada pra fazer, só as revisões de cautela. Manual do proprietário e nota fiscal. Tapeçaria em perfeito estado. Simplesmente uma raridade, merecia placa preta.Compartilho com vcs o gosto por este legitimo esportivo italiano.

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  11. E aí pessoal!
    Belíssimo carro!
    Só gostaria de fazer alguns comentários... os bancos deste modelo não são os Recaro, são os originais esportivos. Os Recaro no Sedicivalvole eram opcionais e vinham com as bordas pretas, não eram inteiros cinza, e tinham a inscrição "Recaro" no encosto, como de praxe.
    Outra coisa, a tampa traseira é em plástico injetado e fibra, mas não pelo peso, pois ela é tão pesada quanto uma de lata... a intenção era evitar aprodrecimento, visto que o vácuo trás toda a sujeira para a tampa. Tanto que carros hatch vem com limpador traseiro pelo mesmo motivo: essa sujeira que se acumula em viagens ou simplesmente por andar na chuva. Se pesquisarem, vão inclusive achar menções sobre essa preocupação com o apodrecimento no fato de que a carroceria deste carro é toda galvanizada, deixando o mesmo, aliás, bastante pesado.
    Este carro é sensacional, sou apaixonado por ele! Já tive um 1.6 e agora tenho um Sedicivalvole, que levei 8 anos para encontrar, do jeito que queria: preto, com teto solar e bancos Recaro.
    Grande abraço a todos!
    SUCESSO!!!

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  12. Fábio, muitíssimo obrigado pelo esclarecimento!

    []'s!

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  13. Bom..tentei postar antes, mas algo deu errado..e não consegui.
    Em primeiro lugar, obrigado ao Rafa pela matéria. Ficou belíssima.
    Sim, o carro que eu sempre quis está comigo..mesmo tendo várias coisinhas para fazer, eu tenho o carro que eu sempre quis. Desde a época do seu lançamento.
    Não comecei a mexer na mecânica dele ainda..deve ganhar ups fortes, assim como nos freios e na suspensão. De pouco em pouco, ele fica como eu desejo..
    Obrigado pelos comentários..e, não. Não vendo.

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  14. este carro é o melhor e mais bonito q ja vi, nunk tive um esportivo desses mais desde quando ele foi lançado eu era loko nesse carro + e raro um desse jeito...
    parabens pelo carro

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  15. Parabéns pelo carro!Dá gosto de ver um carro que infelizmente não é mais fabricado, mas que esmaga vários carros novos!
    Eu também tenho um Tipo 2.0 16v sed.prata com rodas do Estilo aro 14" porém é 4 portas,esta em ótimo estado, todo original(exceto rodas), o unico defeito é a pintura do capo que está queimado do sol.
    Já pesquisei mas não encontrei nenhum 4 portas deste modelo.
    Abraço e parabéns!

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  16. Bah cara posso falar muito bem desse carro,eu tive um sedicivalvole,cabeçote espremidão,escapamento dimensionado des e coletor de admissão,filtro,e chipe,era puro veneno,era um foguete tinha que ser forte para encostar do lado quem vem há porto alegre pergunte sobre o tipo branco tem videos na net era zero era de uma mulher comprei direto dela era unica dona,mais tive que vender,vejo ele seguido,já tentei comprar de volta mais o dono dis que não vende que pena.

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  17. Cacete cara que fiat tipo é essa velho??? POSSO TE FALAR COM 100% DE CERTEZA É A MAIS BONITA QUE EU JA VIA EM TODA A MINHA VIDA !! PARABÉNS CARA TENHO UMA 1.6 IE A 2 MESES MAS SE FOSSE FACIL COMPRAR UMA DESSE MODELO CONCERTEZA ERA ELA QUE IRIA COMPRAR!! O PROBLEMA É QUE AQUI NO RIO TIPO JA É DIFICIL DE COMPRAR INTEIRA AINDA MAIS UMA DESTE MODELO REALMENTE É RARIDADE!!!

    EULER COSTA TIPEIRO RIO DE JANEIRO!!

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  18. Amigo ..tava procurando um carro pra comprar ..vi até alguns e gostei do Fiat Tipo ..procurei varios no ML pra comprar mas uns nao encaixava no preço outros muito ruim...derrepente encontro este Site , fiquei espantado com seu Tipo..loko D+...ai fui em um estacionamento ver uns carros , quando vi ....um TIPO 2.0 16V SEDICEVALVULE prata..nao esta tao bonito quanto o seu mas espero deixa-lo bem parecido ..a senssaçao d puro veneno...o carro é realmente show de motor Parabéns pelo seu.

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  19. Tive um igual, prata cristal, 94/95, teto-solar, top...melhor carro que tive ate hj, meu colega tinha um tempra, imagine.... cansei de carro manco, meu proximo sera o Golf Gti 180 black rulles!!!

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  20. oi galera toh finalizando a primeira parte do projeto sedici cabecote passado na banca comandos 288 pistoes
    importados e maiores injecao reprogramavel e outras muitas coisinhas mais ,agora em abril ja vai estar nas ruas e pistas de PORTO ALEGRE .Ja tive um 1.6 com cabecote com uns tapinhas e comando 288 sem chip nem porra nenhuma e tocava o horror nos sedicis o meu sedici e verde aqui em porto nao conheco outro

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  21. AI PESSOAL,TUDO BLZ
    SOU LUCAS E SOU MAIS UM QUE LUTA PELO FIAT TIPO,POIS TENHO UM TIPO 95/96 2.0 SLX IMPLACAVEL UNICO DONO
    85555 KM ORIGINAL, E OLHA SÓ É BAITA DUM CARRO COM MOTOR 2.0 142CV MODIFICADO Ñ TENHO PALAVARS MAIS É ISSO AI.SERIA BOM QUE VIESSE PARA O BRASIL A NOVA VERSÃO DO FIAT TIPO QUE JA ESTA RODANDO NA ITALIA NOSSA IA MATAR MUITOS.

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  22. parabens pelo 16v. belissímo.
    também tenho um 2.0 16v da mesma cor e caracteristicas, com 90mil km, todo original salvo as rodas, que diamantei.
    as suas fotos me inspiraram a colocar umas rodas 15. me ofereceram umas do stilo schumacher...
    para os q admiram esse icone, e ter noção da força do nosso carro, este final de semana um jetta tsi 2011 e um civic si, em viagem na br 290, em direção ao uruguai, não superaram os 210 e comeram poeira. imagina os donos, tomando rodas de um carro velho, 95 , em valor que não passa de 10% dos deles. é o segundo 2.0 16v que possuo,vendi o primeiro, um preto, me arrependi, o procurei para recompra, e acabei encontrando o prata, integro, inclusive com os aerofólios originais. hj esta na garagem por 5 anos, como segundo carro, já tendo recusado inumeras ofertas, muitas no semáfaro. digo, quem tem um bom, nao vende, se tornou uma raridade. andre - porto alegre, rs.

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  23. eu tenho um tao novo quanto esse em mg (varginha) sul de minas esse seu nao e o unico e pode ter sertesa que esse e zero o unico defeito e de nao ter teto

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  24. Lindo o seu tipo;tenho um sedici ha uns 10 anos, otimo carro, so me preocupo com a possivel falta de peças. Pretendo continuar com ele por um bom tempo.

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  25. Belo carro, estou vendendo o meu SEDICIVALVOLE, está anunciado no www.mercadolivre.com.br o carro está em Brasilia/DF, TODO ORIGINAL.

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    1. Olaa.. ainda esta com o carro ?? qualquer coisa c estiver com o carro ainda e estiver enteressado em vender me manda um e-mail leandro.araujo18@yahoo.com.br.. obrigado

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  26. LIDO CARRO, EU FINALMENTE ACHEI UM EM EXCELENTE ESTADO E VOU REALIZAR O SONHO DE TER ESSA "MÁQUINA" NA MINHA GARAGEM. PARABÉNS PELO LINDO CARRO!
    ABS
    MARCOS

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  27. Eu tenho um desse Tipo sedicivalvole ano 95 2.0 16v prata todo original, estou qrendo vender e estah em bom estado de conservação, se alguem estiver interessado me add no msn...vlw...
    heitor_menezes15@hotmail.com

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  28. FINO CARRO TENHO UM 1.6 QUERO REFORMALO TODINHO E COLOCAR MOTOR E CAMBIO DO STILO DUAL LOGIC

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  29. Muito bom!! quase tudo jah foi dito de bom desse carro. Tive um, vendi, comprei de volta e estou reformando, eh um vermelho, muito raro, talvez a cor que menos tenha saído. Na época era caro q custava novo 30mil obamas, enquanto o 1,6 era na faixa de 15mil obamas. Que em lembre, os 95/95 tinha air bag opcional, e o volante em vez de 4 raios tinha 3. Eles foram importados na época q o dolar passou de 0,90 pra 2,00..... ficaram encalhados no porto, e a Fiat depois socou goela abaixo um por revenda que micaram pelo preço..... O Tipo foi revolucionario em muitas coisas, aleh do que jah falaram acima, vinha com sub frame diant e tras o q explica virar tanto. Quanto a desempenho, não ficava atras de calibra e vectra GS1...o TIPO sedicivalvole ATROPELAVA ELES!!! acho q os 137cv declarados era fake pra pagar menos imposto, pra mim era 148 cv, e potencia e torque numa curva muito boa, nao era potencia fake que soh chegava no limite de giro, por isso q andava tanto.
    grande abraço a todos os tipeiros!!! ahh, o meu vendi com 210mil km, e tava zero!!! agora q comprei d evolta nao sei quanto q tem pois indica 76mil km....

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  30. tenho um sedicevalvole,anda de mais.só quem tem sabe

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