"Fuck off the puritans". Apesar de bastante agressivo e incorreto, creio que a frase expressa bem o sentimento de cerca de 99,9% das pessoas que acessam este blog (os 0,01% são os que acessam pela primeira vez e não gostam do conteúdo). Expressa também o sentimento de algumas pessoas na década de '50, quando a Porsche desembarcou seus primeiros modelos nos Estados Unidos e os puristas achavam um verdadeiro sacrilégio modificar modelos que beiravam a perfeição. Não demorou muito para que os irmãos Emery surgissem àquela época com seus Porsches 356 bastante de modificados. Estes "bastardos" recebiam o nome de Outlaws.
Apesar de tantos olhares de reprovação, mas com muitos outros de admiração, os Outlaws sempre foram muito apreciados e fizeram muitos jovens da época sonharem em montar bólidos baseados nestes modelos. Alguma semelhança dos os dias atuais?
Pelo sim, pelo não, a verdade é que Fred Veitch, de Colorado Springs/USA, sonhou com um só seu e sabendo que um amigo havia comprado um exemplar para servir de doador n restauração de outro 356 na década de '80, insistiu durante anos para que o que sobrou do 356 fosse vendido a ele, mas o amigo relutava. "Meu amigo David Jacobs usou o carro como doador para a restauração de um 356 na década de 80, em seguida, abandonou-o ao lado de seu celeiro. Por vinte anos eu tentei comprá-lo e ele não quis vendê-lo. Então, em 2002 ele deu à minha esposa para o nosso 25º aniversário de casamento", diz Veitch e o que seria um presente de grego tornar-se-ia um dos mais belos 356 Outlaws.
O projeto logo recebeu o nome de Gesetzloser, que é a gíria alemã para "sem lei". Nada mais apropriado. O Porsche 356, chassi n° 51608, ano 1953 foi encaminhado para a oficina de um amigo de Fred, que durante sete anos cuidou de cada detalhe, peça, acessório e pormenores, sempre sob a supervisão criteriosa do proprietário. Apesar dos 50 anos de idade, a carroceria não estava demasiadamente deteriorada, mas precisava de algumas peças novas e de um meticuloso trabalho de funilaria para poder honrar o belo desing. O capô dianteiro foi substituido por outro confeccionado em fibra de vidro, enquanto o traseiro recebeu uma peça moldada em alumínio. A carroceria foi completamente lixada, jateada e as partes irrecuperáveis e enferrujadas foram trocadas e recuperadas apenas com moldagem em aço e solda. A parede corta-fogo dianteira foi deslocada para frente para acomodar detalhes do novo interior e a parede corta-fogo traseira invadiu o local dos bancos traseiros para que o novo motor pudesse ser instalado. O túnel da transmissão também foi modificado para a instalação da nova caixa de marchas e foram instalados suportes para amortecedores nas caixas de rodas. Foram confeccionados novos braços para a suspensão dianteira, mais curtos, baixos e em formato de caixa (retangulares) para mais resistência. A soleira das portas foi confeccionada em aço inox e, do mesmo material, foi confeccionado o tanque de combustível alocado no porta-valise. Uma roll cage (gaiola) de três pontos confeccionada em titânio foi instalada logo atrás dos bancos dianteiros e no mesmo material foram moldados novos pára-choques dianteiros e traseiros. Ainda nesta etapa, Fred escolheu instalar duplas lanternas com LEDs e modificar os limpadores de pára-brisa para cima do vidro, como nos primeiros VWs da década de 50.
Com a funilaria completamente pronta e os detalhes decididos, o 356 foi encaminhado à pintura e lá recebeu a cor Azure Blue, modificada com uma maior quantidade de pigmentos pretos para deixar o Porsche com uma tonalidade mais sombria e diferenciá-lo de alguns originais nesta cor. Então alguns acessórios puderam ser instalados e os novos vidros selaram o interior. Os vidros laterais traseiros foram confeccionados em lexan e neles foram feitas saidas de ar, como nos modelos de competição. Faróis auxiliares instalados ao lado das barras de impulsão (pára-choques) e os faróis principais receberam lâmpadas de xenônio. Fred solicitou a confecção de dois badges com a inscrição "Gesetzloser" para o painel e traseira.
O interior recebeu um banho completo em couro e tecido alemão. Os pedais de competição com dois cilindros-mestre para equalizar a distribuição da frenagem foram instalados e os reservatórios deslocados para o lado do tanque de combustível. Os bancos em concha GT modelo Bomber Jacket foram forrados em couro e o volante de madeira original Porsche fazem par com a manopla de câmbio confeccionada em titânio. Os manômetros do painel foram modificados, revisados e auferidos para o novo sistema de rodagem e foram adicionados novos manômetros de temperatura de óleo e pressão do turbo.
SIM!!! Já que era para ser um "fora da lei", para quê manter o motor aspirado? Ao motor VW boxer Type 1 refrigerado a ar, com medidas internas de 82x90,5mm (2.100cc), foi adicionado um turbocompressor com baixa pressão afim de tornar os passeios do Sr. e Sra Veitch ainda mais emocionantes. Foi escolhida esta base mecânica por ter suas paredes internas mais espessas e aguentar bem a maior pressão de trabalho. Os sistema de injeção instalado é um CB Performance e gerencia todo o funcionamento do motor. As mangueiras de água, combustível e os conduites de óleo são todos em malha de aço inox. Uma ventuinha de Porsche 911 foi instalada para auxiliar na refrigeração. O motor recebeu ainda um reservatório de cárter seco para reduzir a temperatura do óleo lubrificante, confeccionado em aço inox e as tampas dos corpos de borboletas foram usinadas em alumínio. A embreagem agora conta com acionamento hidráulico.
A suspensão conta com amortecedores Koni nos quatro cantos. Os freios são a disco sólidos e perfurados nas quatro rodas de diâmetros de 12,5" na dianteira e 10,5 na traseira, com pinças Wilwood de quatro pistões na dianteira e dois na traseira presos por suportes da Porsche. Os novos braços da suspensão dianteira receberam uma barra estabilizadora incorporada de 19mm para impedir que a cambagem da roda externa à curva atinja um grau positivo em curvas. A chapa de aço que forma as torres da suspensão dianteira original foi substituida por outra mais espessa, pois não existe barra anti-torção superior e, desta forma, pode-se aumentar a rigidez estrutural do 356. Na suspensão traseira o Porsche recebeu uma barra estabilizadora confeccionada em titânio de 19mm, uma barra anti-torção de 30mm e um compensador de cambagem da Skimants com feixe de duas lâminas para ajuste e manter o 356 alinhado e seguro mesmo nas curvas mais fechadas. As rodas utilizadas no "Gesetzloser" são as que equipavam originalmente os Porsches 993 e 964 da década de '90, perfuradas para alívio de peso e deixando o Porsche 356 com um estilo ainda mais 'Glöckler Race' e são calçadas com pneus Kuhmo Ecsta de medidas 195/50-16".
Pesando 760kg e com potência de 204cv, o 356 "Gesetzloser" apresenta uma relação peso/potência digna de muito carro esportivo atual. Sua dirigibilidade extremamente direta e crua faz com que o exemplar se desenvolva bem em qualquer traçado ou reta, mas o que Fred gosta mesmo é de passear com sua esposa a bordo deste "fora da lei".
::Wallpapers::
Sou apaixonado por "build threads" e sempre que posso acompanho diversos deles. O único problema é conseguir sintetizar todo o projeto em um post leve, não-cansativo, com as fotos corretas, descrevendo ao máximo as modificações, sem perder o norte da matéria... mas confesso que já estava sentindo falta de ver um destes projetos concluidos e poder relatá-lo por completo.
Espero que gostem.
Abraços!
Apesar de tantos olhares de reprovação, mas com muitos outros de admiração, os Outlaws sempre foram muito apreciados e fizeram muitos jovens da época sonharem em montar bólidos baseados nestes modelos. Alguma semelhança dos os dias atuais?
Pelo sim, pelo não, a verdade é que Fred Veitch, de Colorado Springs/USA, sonhou com um só seu e sabendo que um amigo havia comprado um exemplar para servir de doador n restauração de outro 356 na década de '80, insistiu durante anos para que o que sobrou do 356 fosse vendido a ele, mas o amigo relutava. "Meu amigo David Jacobs usou o carro como doador para a restauração de um 356 na década de 80, em seguida, abandonou-o ao lado de seu celeiro. Por vinte anos eu tentei comprá-lo e ele não quis vendê-lo. Então, em 2002 ele deu à minha esposa para o nosso 25º aniversário de casamento", diz Veitch e o que seria um presente de grego tornar-se-ia um dos mais belos 356 Outlaws.
O projeto logo recebeu o nome de Gesetzloser, que é a gíria alemã para "sem lei". Nada mais apropriado. O Porsche 356, chassi n° 51608, ano 1953 foi encaminhado para a oficina de um amigo de Fred, que durante sete anos cuidou de cada detalhe, peça, acessório e pormenores, sempre sob a supervisão criteriosa do proprietário. Apesar dos 50 anos de idade, a carroceria não estava demasiadamente deteriorada, mas precisava de algumas peças novas e de um meticuloso trabalho de funilaria para poder honrar o belo desing. O capô dianteiro foi substituido por outro confeccionado em fibra de vidro, enquanto o traseiro recebeu uma peça moldada em alumínio. A carroceria foi completamente lixada, jateada e as partes irrecuperáveis e enferrujadas foram trocadas e recuperadas apenas com moldagem em aço e solda. A parede corta-fogo dianteira foi deslocada para frente para acomodar detalhes do novo interior e a parede corta-fogo traseira invadiu o local dos bancos traseiros para que o novo motor pudesse ser instalado. O túnel da transmissão também foi modificado para a instalação da nova caixa de marchas e foram instalados suportes para amortecedores nas caixas de rodas. Foram confeccionados novos braços para a suspensão dianteira, mais curtos, baixos e em formato de caixa (retangulares) para mais resistência. A soleira das portas foi confeccionada em aço inox e, do mesmo material, foi confeccionado o tanque de combustível alocado no porta-valise. Uma roll cage (gaiola) de três pontos confeccionada em titânio foi instalada logo atrás dos bancos dianteiros e no mesmo material foram moldados novos pára-choques dianteiros e traseiros. Ainda nesta etapa, Fred escolheu instalar duplas lanternas com LEDs e modificar os limpadores de pára-brisa para cima do vidro, como nos primeiros VWs da década de 50.
Com a funilaria completamente pronta e os detalhes decididos, o 356 foi encaminhado à pintura e lá recebeu a cor Azure Blue, modificada com uma maior quantidade de pigmentos pretos para deixar o Porsche com uma tonalidade mais sombria e diferenciá-lo de alguns originais nesta cor. Então alguns acessórios puderam ser instalados e os novos vidros selaram o interior. Os vidros laterais traseiros foram confeccionados em lexan e neles foram feitas saidas de ar, como nos modelos de competição. Faróis auxiliares instalados ao lado das barras de impulsão (pára-choques) e os faróis principais receberam lâmpadas de xenônio. Fred solicitou a confecção de dois badges com a inscrição "Gesetzloser" para o painel e traseira.
O interior recebeu um banho completo em couro e tecido alemão. Os pedais de competição com dois cilindros-mestre para equalizar a distribuição da frenagem foram instalados e os reservatórios deslocados para o lado do tanque de combustível. Os bancos em concha GT modelo Bomber Jacket foram forrados em couro e o volante de madeira original Porsche fazem par com a manopla de câmbio confeccionada em titânio. Os manômetros do painel foram modificados, revisados e auferidos para o novo sistema de rodagem e foram adicionados novos manômetros de temperatura de óleo e pressão do turbo.
SIM!!! Já que era para ser um "fora da lei", para quê manter o motor aspirado? Ao motor VW boxer Type 1 refrigerado a ar, com medidas internas de 82x90,5mm (2.100cc), foi adicionado um turbocompressor com baixa pressão afim de tornar os passeios do Sr. e Sra Veitch ainda mais emocionantes. Foi escolhida esta base mecânica por ter suas paredes internas mais espessas e aguentar bem a maior pressão de trabalho. Os sistema de injeção instalado é um CB Performance e gerencia todo o funcionamento do motor. As mangueiras de água, combustível e os conduites de óleo são todos em malha de aço inox. Uma ventuinha de Porsche 911 foi instalada para auxiliar na refrigeração. O motor recebeu ainda um reservatório de cárter seco para reduzir a temperatura do óleo lubrificante, confeccionado em aço inox e as tampas dos corpos de borboletas foram usinadas em alumínio. A embreagem agora conta com acionamento hidráulico.
A suspensão conta com amortecedores Koni nos quatro cantos. Os freios são a disco sólidos e perfurados nas quatro rodas de diâmetros de 12,5" na dianteira e 10,5 na traseira, com pinças Wilwood de quatro pistões na dianteira e dois na traseira presos por suportes da Porsche. Os novos braços da suspensão dianteira receberam uma barra estabilizadora incorporada de 19mm para impedir que a cambagem da roda externa à curva atinja um grau positivo em curvas. A chapa de aço que forma as torres da suspensão dianteira original foi substituida por outra mais espessa, pois não existe barra anti-torção superior e, desta forma, pode-se aumentar a rigidez estrutural do 356. Na suspensão traseira o Porsche recebeu uma barra estabilizadora confeccionada em titânio de 19mm, uma barra anti-torção de 30mm e um compensador de cambagem da Skimants com feixe de duas lâminas para ajuste e manter o 356 alinhado e seguro mesmo nas curvas mais fechadas. As rodas utilizadas no "Gesetzloser" são as que equipavam originalmente os Porsches 993 e 964 da década de '90, perfuradas para alívio de peso e deixando o Porsche 356 com um estilo ainda mais 'Glöckler Race' e são calçadas com pneus Kuhmo Ecsta de medidas 195/50-16".
Pesando 760kg e com potência de 204cv, o 356 "Gesetzloser" apresenta uma relação peso/potência digna de muito carro esportivo atual. Sua dirigibilidade extremamente direta e crua faz com que o exemplar se desenvolva bem em qualquer traçado ou reta, mas o que Fred gosta mesmo é de passear com sua esposa a bordo deste "fora da lei".
Sou apaixonado por "build threads" e sempre que posso acompanho diversos deles. O único problema é conseguir sintetizar todo o projeto em um post leve, não-cansativo, com as fotos corretas, descrevendo ao máximo as modificações, sem perder o norte da matéria... mas confesso que já estava sentindo falta de ver um destes projetos concluidos e poder relatá-lo por completo.
Espero que gostem.
Abraços!
Com todo o respeito...
ResponderExcluirPUTA QUE PARIU!!! Muito animal esse Porsche. Sonho total!
Parabéns pelo blog.
Rafael®
animal demais! o carro em si ja tem um design monstro!
ResponderExcluirficou lindo demais!
Ahhhhhhhhhhhh!!! Parabéns run4fun! Baita post!
ResponderExcluirCara, que tezão! Que projetaço! Ignição na esquerda, motor a ar turbo, trambulador à mostra, peças feitas em inox... Putz cara! Esse é meu norte!
Valeu Rafa! Abraço!!!!!
Fiquei com inveja!
ResponderExcluirShow de bola!
Faço coro ao amigo acima,
ResponderExcluirQue belo carro e parabéns pelo blog.
Abraços,
Roberto.
Faço par com o comentário do Rafael...
ResponderExcluirLindo Porsche !!!
te acompanho a tempos rafa, mas estou sem palavras com esse projeto, colocaram total dedicação e respeito que um 356 tem que receber, todos são unicos, e ver um não replica com esse primor, me deixa muito contente, quero ter um destes, mas a condição financeira vai me levar a ter uma replica, assim espero, abss e o blog sempre com a nata. vlw
ResponderExcluirParabéns, adoro posts sobre carros antigos e melhor, aparecendo a sua restauração/modificação...
ResponderExcluircontinue assim, o blog cada vez está melhor, parabéns mesmo...
abração
Maravilha sobre rodas...
ResponderExcluirCaro Run,
ResponderExcluirsou um aficcionado por Porsche.
Este da matéria então...
Parabéns pelo site!!!
Abraço.
Danovan (matosnovaes, UnoClub)
SIMPLESMENTE Ñ HA PALAVRAS NO DICIONARIO PARA DISCREVER A MUNHA EMOÇÃO DE LER AS MATERIAS E VER ESSAS FOTOS!!! É UMA MARAVILHA CARA VC É D+
ResponderExcluirUm dos melhores posts do blog!
ResponderExcluirprojeto Minucioso! e de muito bom gosto... so não consegui gostar dos lipadores de parabrisa, Mas o restante do conjunto ta perfeito!
ResponderExcluirparabens pelo Blog!
vlw pelo post...perfeito...esse porche é animal...muito bom mesmo...vlw!!!
ResponderExcluirObrigado a todos pelos comentários. Realmente é um carro onde os detalhes são peças fundamentais e ao mesmo tempo, não. Um legítimo outlaw.
ResponderExcluirObrigado ainda aos elogios ao blog e ao meu hobby. Mesmo sendo um "passa tempo", tento entregar a vcs algumas postagens de qualidade e conteúdo.
Obrigado a todos!
coisa rara de se ver!!!
ResponderExcluirdemorei pra visitar o blog...mto ocupado, mas sem duvida num perdi nada!!!!!!
belas materias como sempre!!!
ta de parabens!!!!!!!!1
Simplesmente perfeito!
ResponderExcluirFiquei cheio de idéias...
Maravilhoso...
ResponderExcluirObrigado! Por brindar-nos com essa linda sequencia de fotos, e principalmente de um Porsche. vlw!coutinhocarlos@ig.com.br
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