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::Honda Civic '89 EF SI Hatch::

É incrível como alguns projetos simples podem chamar tanta atenção. Enquanto alguns investem pesado para ter carros de mais de 600hps, rodas imensas e toda a parafernalha para suportar toda a potência e torção a que o novo conjunto submete a carroceria, outros impressionam pela descrição, simplicidade e uso de acessórios comuns para conseguir um visual bacana e rodagem tranquila, sem pressa, mas com estilo de sobra.




Austin Lee, de Ranchoe, Califórnia/USA hà tempos adquiriu um simpático Honda Civic EF Si branco. O carro não estava impecável, mas os pormenores a serem feitos estavam dentro do orçamento e não seria complicado fazê-lo mais "interessante". Após uma completa desmontagem para verificação de tudo o que seria gasto/trocado/melhorado, o laudo: Carro íntegro, necessitando apenas de uma retífica leve no motor e pintura interna nova. Como o motor SOHC de 1.590cc 16v (D16A6/Z2) de 110cv teria que sair do cofre, Austin aproveitou para esconder alguns fios (wire tuck), tapar passagens desnecessárias no cofre e pintar o local numa tonalidade de cinza sólido. Após a checagem do motor, a tampa de válvulas ganhou uma pintura personalizada imitando madeira, novas velas, novos cabos de velas e um coletor de aço inox.





Internamente, após o tratamento e pintura total do interior, foram instalados um novo carpete na cor vermelha e outros detalhes originais que estavam faltando, como consoles e molduras. Entratam em cena também uma barra anti-torção ligando as colunas "C" às torres de suspensão traseira, uma manopla de câmbio ARC em conjunto com uma coifa em couro da Circuit, um volante Nardi de 350mm revestido em couro com costuras vermelhas e banco do motorista deu lugar a uma réplica dos bancos da Bride qua acomodam muito bem. Há pouco tempo, uma roll cage com "I-bar" de quatro pontos foi instalada no interior. Meramente estético, mas que em caso de capotagem, dificulta o afundamento do teto.




A suspensão recebeu amortecedores ajustáveis da Function&Form e os pára-choques traseiros ostentam novamente os pára-barros (mudflaps) originais da Honda. O capô original estava com alguns defeitos e foi substituido por outro original, mas como estava enferrujado, foi lixado, pintado de preto fosco e ganhou uma capa protetora. As rodas do primeiro setup eram as Work modelo Equip 03 de medidas 7x15", com off-set de 35mm e espaçadores de 25mm para não rasparem internamente e deixarem as rodas mais próximas aos pára-lamas. Os pneus, até então, eram os Federal Tires de medidas 165/45. No segundo setup, Austin instalou as belas Axis modelo OG-San na cor Anthracite de medidas 8x15", com off-set de 25mm, instaladas em pneus 175/45. O Civic recebeu ainda um hack de teto para transporte de bicicletas da Yakima para que o proprietário pudesse levar consigo sua bike para qualquer lugar sem ter que rebater bancos, retirar encostos e barras para tal finalidade. No fim, agregou ainda mais visual ao pequeno nipônico. Este Civic EF ainda rodava com um spoiler dianteiro personalizado com inúmeros adesivos, mas num pequeno esbarrão partiu-se ao meio e foi retirado. Austin chateou-se, pois alguns adesivos foram difíceis de conseguir.

Com as Work Equip 03:














Com as Axis OG-San:






Sem muitas modificações, sem muito investimento, um belo exemplar de um carro que ainda hoje marca a história automotiva. Apesar de um certo "desleixo" proposital, o carro figura constantemente em sites/forums de carros personalizados e impressiona muitas pessoas.

Abraços!

2 comentários:

  1. muito estilozo esse niponico!simples e de bom gosto e o cofre clen da o toque final!

    Parabens!!!!

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  2. Bacana, hein... Deve ser um carro muito na mão... Grudado no chão, desse jeito!

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