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::Fiat Uno Steel Fire::

Tenho andado muito saudosista ultimamente e não poderia ser diferente. Tenho sempre encontrado nos fóruns onde acesso, diversos modelos personalizados, restaurados, turbinados, aspirados... e hora ou outra sempre me pego em devaneios sobre o que seriam dos meus ex-carros caso ainda os possuisse. Não que seriam exatamente como os carros postados aqui, mas não seriam lá muito diferentes. Observando o Fiat Uno Fire cinza steel do amigo Denys Montenegro do 272° Club, imaginei meu antigo Mille com as rodas em preto fosco...



O photoshoot desta matéria ficou a cargo do amigo Camilo Porto, o Bob, que soube retratar com perfeição os detalhes deste belo exemplar de um veículo tão popular, mas que neste caso, não passa desapercebido.

O belo Uno Fire ano 2002 sempre foi tratado com todo zelo e carinho. Externamente é possível notar que, nos mínimos detalhes, o carro acompanhou a receita de uma personalização com estilo e sem qualquer excesso. Com base em uma carroceria de duas portas e com um grande apelo esportivo, Denys providenciou a instalação de faróis de neblina, faróis principais e setas com lente lisa e grade dianteira sem o símbolo da montadora italiana. As laterais receberam blackout nas colunas "B's" e um friso vermelho acompanhando as caixas de ar, que combinam bem com os red lips ostentados pelas belas rodas OEM vindas da Palio Weekend Stile de medidas 5,5x15" pintadas de preto fosco com os novos emblemas da montadora, instaladas em pneus de medidas 195/45-15" na dianteira e medidas 185/55-15" na traseira. "Tenho ainda as 16" do Fiat Stilo pintadas de branco, mas não consigo usar. As traseiras pegam nos paralamas e as dianteiras pegam nas longarinas, acima das rodas." - explica Denys.









Como a carroceria do Uno não aceita muito bem rodas muito grandes dada sua concepção antiga, as medidas diferenciadas dos pneus entre a dianteira e a traseira possibilitaram que o Uno de Denys pudesse seguir a cartilha do clube sem maiores problemas: Rodar baixo e com estilo. A suspensão preparada pela empresa Concept recebeu novas medidas de molas dianteiras, amortecedores com maior carga, telescópio preparado e feixe de molas traseiro desarqueado. Com estas soluções, o Fiat ficou firme, estável e sem perder muito do conforto original.










Internamente o Uno Fire recebeu um volante Shutt modelo R-One e da mesma empresa ainda vieram as manoplas de câmbio New Phantom e freio de mão modelo Laser. Da Cronomac vieram os manômetros de temperatura da água, voltímetro e tacômetro instalados acima do cinzeiro. Do lado esquerdo foi adicionada uma shift-light para informar a hora exata das trocas de marcha. O sistema sonoro é comandado por um DVD da H-Buster HBD-9500 com tela retrátil de 7" ligado à dois módulos Corzus 703 que são responsáveis por empurrar um par de triaxiais nas portas, um par de 6x9"DUB da Bomber instalados no tampão e um par de subwoofers Falcon modelo FS de 12" em caixas seladas no porta-malas.





O motor recebeu apenas o incremento de um filtro de ar esportivo com CAI para buscar o ar mais frio diretamente da grade frontal e o escape é obra da Scapetito confeccionado sem os abafadores, fazendo o pequeno motor 1.0L Fire de 55cv ficar com um som bastante aprazível de se ouvir. Apesar da pouca cavalaria, é bom lembrar que este motor tem um bom torque e a carroceria do Fiat Uno é bastante leve, o que se traduz em agilidade e desenvoltura no trânsito.

Assim como tive, Denys tem muitos planos para seu Fiat Uno e em breve planeja colocá-los em prática. "As modificações no meu carro são mais de visual mesmo. Pelo menos por enquanto..." - já alerta.

Saudosismo nunca foi uma coisa ruim, menos ainda quando se observa um exemplar que marcou e deixou saudades.

Grande abraço a todos!

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