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::VW Golf Mk1 - Spirit of '76::

Nada como um coração novo para re-acender, ou mesmo presentear, um grande clássico. Contando com uma legião de fãs mesmo nos países onde não foi importado oficialmente e os exemplares são raríssimos, o VW Golf Mk1 faz sucesso. Se devidamente personalizado e apimentado, nada melhor.

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Com um exemplar ano '76 em mãos, Chad Erickson, proprietário da empresa SCI Performance resolveu seguir a cartilha "Old School" na personalização e acertou em cheio com um motor 1.8 20v Turbo. Não precisava mesmo ser completamente montado com base na velha escola de personalização.

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Mas a receita estava pronta e boa parte dos ingredientes estavam às mãos. Foi só acertar detalhes e montar um projeto equilibrado e com ótimo desempenho. O motor 1.8L de 20 válvulas Turbo recebeu diversas melhorias, entre elas o emprego do acelerador eletrônico (drive by wire). A turbina original deu espaço a uma alemã KKK modelo K03 com coletor e escape confeccionados em 2 1/2". Para resfriar o ar admitido por um CAI da SCI, um intercooler feito sob medida fez parte da jogada, juntamente com um coletor de admissão herdado de um Audi TT de 225cv. Com a ECU original do motor 1.8 20v Turbo gerenciando todo o sistema, Chad optou apenas por utilizar um REVO Immobilizer Defeat Chip, que escraviza a central, permitindo, entre várias outras configurações, que o imobilizador existente neste motor seja desativado, podendo assim alterar-se parâmetros de injeção, ignição, abertura, fechamento de corpo de borboleta... Old School mesmo só nos acessórios. No motor, uma verdadeira aula de swap e configuração. O câmbio agora é um 02J de cinco marchas com blocante Peliquin no diferencial de deslizamento limitado. Perfeito para se aproveitar o motor em médias e altas velocidades sem se perder nas saídas com falta de tração.

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As rodas são as belíssimas alemãs BBS modelo RM de 7,5x15" com bordas polidas e centro pintado na cor Bali Green, a mesma da carroceria. As rodas são calçadas com pneus Toyo T1R de medidas 195/45-15" e formam no conjunto o bom e conhecido strech. Escondidos pelas BBS's estão discos ventilados de 256mm e pastilhas Mintex com pinças de quatro pistões na dianteira, enquanto as rodas traseiras escondem um jogo completo de discos herdados de um Scirocco. A suspensão é composta por amortecedores do tipo coilovers da Bilstein com pratos para adaptação de barras anti-torção. Na dianteira Chad utilizou uma barra Eibach e na traseira uma Neuspeed. As barras de tração são modelos OEM utilizados no Scirocco 16v, mais rígidas e grossas para maior estabilidade. Com todas as modificações, o Mk1 anda cerca de 1,5" mais próximo do solo e apresenta uma estabilidade e dirigibilidade fora do comum. Ótimas para um carro de rua.

Externamente o carro foi completamente pintado na cor Bali Green, original da VW, com todos os emblemas e símbolos originais novos, extirpando-se apenas os repetidores laterais e a antena. Simples e sem adereços.

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Seguindo a ordem do exterior, o interior não recebeu muitas parafernalhas e ficou no essencial, com um leve toque de personalização. O painel fora substituido por um modelo mais novo e completo, com manômetros instalados no local destinado ao rádio, vindo de um GTi '78. O volante foi arrematado de um Porsche 911 enquanto os paineis de porta, carpetes e a sessão central dos bancos Recaro foram feitos pelo próprio Chad com um tecido quadriculado com tons em verde para combinar com a carroceria e as rodas BBS RM. O sistema sonoro segue o mesmo princípio da simplicidade. A unidade central é um Alpine (instalado no porta-luvas) que controla um subwofer JL Audio de 10" no porta-malas e um par de falantes de 5,25" nas portas.

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As fotos são de autoria do fotógrafo Kristopher Clewell, que nos brinda com duas fotos dignas de papeis de parede.
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Um dos grandes "culpados" desta matéria, é um amigo de Curitiba. Essa semana recebi via correio um envelope com um DVD. Eu já sabia o que era e o esperava desde a semana passada. Um amigo que adquirira uma coletânea de pequenos filmes sobre carros, gravou uma cópia e enviou-me. Os aficcionados reconhecerão o nome: WagenWerks. Ví o filme completo com minha filha ao colo e olhos atentos à tela. Fica a dica e o agradecimento.

Obrigado Harry!!!

Grande abraço a todos!

7 comentários:

  1. Não tem o que dizer ne, belo exemplar, bela materia, belas fotos, enxem os olhos de um bobo aficcionado por Vw ... Parabens ai Rafa teu blog eh foda

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  2. show de bola!

    Carrinho ficou lindo!

    BTW! os videos do wagenwerks são animais!

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  3. faço das palavras do renan as minhas!!!

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  4. Rafa, meus parabéns pela matéria, ficou sensacional! Agradeço pela dedicatória e fico muito feliz de saber que aproveitou o DVD.
    Que MK1 maravilhoso!
    Um abração, Rafa!

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  5. Ma home!! pare de posta esses calhanbec ai...

    tu que me mata do coração e me deixa pobre? tu acredita que tem um volante desse no ML?? bah cruel a vida de Bxero... (um golfero mal sucedido) ahhaha

    abraço guri, exelente materia!

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  6. Muito lindo o carro
    Parabens pelo blog, está sensacional.
    Abraçoos

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