Links

::Ford Transit V348 RS::

Um dos maiores avanços da medicina no século XX é um dos maiores avanços da medicina. Receber um novo coração é retornar à vida, ter uma nova chance, mudar...

A já cansada Ford Transit Express que servia de transportadora de peças da empresa Chorley Street Garage-CSG de Geoff, um inglês de Bolton - Lancashire, após mais de quatro anos de bons serviços prestados, recebera uma boa notícia: seria aposentada para receber o merecido descanso. Como a empresa de Geoff trata exatamente deste tipo de automóveis, a Transit já tinha um projeto pre-definido para sua "aposentadoria". Geoff adquiriu num leilão um Ford Focus MkI RS batido mas capaz de servir como doador de peças diversas e, principalmente, de motor.

Como era:
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Doador: Ford Focus RS
.:run4fun:.

O Focus foi completamente desmontado e todas as peças intercambiáveis foram separadas num canto. As que não eram passíveis de aproveitamento foram vendidas e algumas outras simplesmente descartadas por estarem em mal estado devido à colisão. O motor Duratec RS 2.0L de 16 válvulas capaz de produzir 215cv foi perfeitamente adaptado à Transit juntamente com a ECU e demais sensores originais, sem qualquer gambiarra. A única modificação ficou por conta do filtro de ar K&N e do escape que agora é completamente em aço inox com dois abafadores. Geoff ainda não mediu, mas espera que sua van esteja rendendo cerca de 220cv, no mínimo. A transmissão herdada do Focus RS é uma MTX-75 de cinco velocidades e apresenta uma relação notável. A suspensão dianteira é completamente do Focus RS e a Transit recebeu inclusive o sistema de freios do RS, contando com pinças Brembo de quatro pistões na dianteira e pistão simples na traseira com discos de 324mm e 280mm respectivamente. O toque final fica por conta do turbocompressor Garrett auxiliado por um intercooler que faz a notável van voar baixo nas entregas.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

Como o Focus RS foi comprado para servir de doador, nada mais certo que aproveitar ao máximo suas peças. Pensando nisso, o interior da Transit ganhou um banho de loja ao receber o volante em couro com dois tons, combinando com os bancos em concha Sparco, além de pedaleiras, manoplas de freio de mão e câmbio em alumínio confeccionadas pela Sparco. "Estava tudo no RS, apenas aproveitei o que foi possível" - diz Geoff.

.:run4fun:.
.:run4fun:.
.:run4fun:.

A Transit ganhou ainda pintura dos retrovisores, maçanetas e fechaduras na cor da carroceria, enquanto as demais peças plásticas e o novo pára-choque dianteiro receberam pintura na cor cinza escuro, quase chumbo, pois após quatro anos de labuta estavam em bom estado, mas não com uma boa aparência. As rodas que estavam no Focus também boram transplantadas para a Transit e tratam-se das leves e belas Compomotive MO1781 de medidas 8x17" que foram repintadas de branco, sua cor original.

.:run4fun:.
.:run4fun:.

Indicado em ocasiões especiais onde o paciente já não reage da forma esperada, a troca do coração velho por um novo faz tudo ficar diferente, interessante e atraente, não acham?

Isso sim é o que se pode chamar de entrega rápida.
Abraços!

4 comentários:

  1. muito louco "lobo em pele de cordeiro" hehehe

    Parabens pelo blog!!!! Cada dia melhor Abraçãooo :brat

    ResponderExcluir
  2. muito Foda .... Parabens aew Pelo Blog !!

    ResponderExcluir
  3. Adoro modificações desse "calibre".

    abs

    ResponderExcluir
  4. como disse Antonio: "-lobo em pele de cordeiro"

    de santa essa Transit so te a cara!

    ResponderExcluir