::Ford Sierra RS 500 Cosworth::

Não, infelizmente não temos o Sierra por aqui. Mais um ótimo projeto, com uma história interessante, que não desembarcou no Brasil.

Tudo começou quando perto de 1980 quando o então diretor da divisão Motorsport da Ford na Inglaterra, Stuart Turner, foi fazer uma visita à Cosworth Engineering para conversar sobre Formula 1. Numa volta pela empresa, viu um motor 2,0L de um Ford Pinto com um cabeçote que não era comum. "The head was a 16 valve unit they had developed for the Pinto destined for low-volume production for the tuning market." - disse Keith Duckworth, fundador da Cosworth e ainda sugeriu que se essa unidade fosse combinada com um turbocharger e instalado no Sierra, muito provavelmente a Ford desbancaria a concorrência dos Rovers SD1 Vitesses no Grupo A do Campeonato Inglês de Turismo.

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Assim foi feito, mas devido às exigências da categoria, 500 carros deveriam ser montado para venda ao público e a Ford teve então de construir 500 Sierras com as peças de alto desempenho para utilização "civil". A Ford fechou um acordo de longo prazo com alguns fornecedores para que as peças destes modelos pudessem ser fabricadas por mais tempo, atendendo os proprietários destes Sierras de rua e àqueles do Grupo A de Turismo. Estes foram a tornar-se o 500 do Sierra RS.

As diferenças entre as versões RS e RS 500 eram significativas, daí a grande exclusividade deste exemplar. Alguns fãs do modelo confundem a especificação com a cavalaria, mas o nome RS 500 tem a ver com a quantidade de carros produzidos para rua. A confusão é porque os carros do campeonato de turismo rendiam exuberantes 500 ~550cv de potência, mas na versão de venda ao público, foi limitado a "apenas" 224cv. As RS 500 tornaram-se o mais bem sucedido Touring Car no mundo do WTC, mas devido à uma mudança nas regras, o modelo foi abolido da competição.

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Um dos mais belos exemplares desta restrita safra é o modelo apresentado aqui. Seu proprietário, Eivind, um canadense de Norway House, mesmo estando com um impecável exemplar em mãos e com idéias diabólicas em mente, deixou de lado um pouco da história e aproveitou o outro pedaço para justificar as modificações em seu Ford Sierra RS 500 Cosworth. As rodas adotadas são as belas Compomotive CXN de medidas 8x17" que em conjunto com a suspensão coilover GAS que apesar do ar nostalgico são leves e resistentes, como convém a um carro de competição. Não que este exemplar seria utilizado para tal, mas nunca se sabe...

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A caixa de marchas é uma T5 amplamente utilizada em carros com potência exagerada, pois aguenta bem os trancos do motor, que trata-se de um quatro cilindros, de 1993cc, 16 valvulas que recebeu melhorias à ordem de pistões, bielas e camisas forjadas, turbocompressor Turbonetics modelo T4 com rotor Garret .34 para melhorar as respostas em médios a altos giros. A admissão foi confeccionada por Eivind em sua garagem e leva o ar admitido para o corpo de borboletas individual tirado de uma BMW 535. Os responsáveis por saciar a sede do motor são oito bicos injetores Siemens de 590cc (quatro em uma segunda bancada e quatro no local original) que recebem o combustível vindo de um tanque de combustível feito em alumínio. O escape é um Mongoose de aço inox de 3" e dá vazão aos gases de escape. Com os acertos de parâmetros de injeção e ignição, este Ford Sierra RS 500 Cosworth rendeu 437,5cv divididos entre as quatro rodas. Ainda abaixo dos 500cv esperados por Eivind, mas bem acima dos 224cv @ 6.000Rpm originais, sem que as modificações tenham sido findadas.

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Acertando as contas, dos 500 exemplares produzidos 392 eram pretos, 56 eram brancos (incluídos 4 protótipos) e 52 azuis. Um carro que marcou a história do automobilismo mundial e faz feliz diversos proprietários deste raro exemplar.

Abraços a todos!

10 Acelera!!!:

  1. Isso que é uma casa boa, metade dela é garagem!!!!

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  2. isso ai é só a oficina do cara. pode ver que por fora tem só o portao da garagem, mas por dentro ve que é bem maior que a largura do portao.

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  3. Pqp!
    Quando eu vi o título da matéria já fiquei animado ... Quando vi o carro arrepiei!!!

    Muito boa a matéria, parabéns mais uma vez Rafael.

    Abraços,
    Daniel

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  4. a unica coisa que ferra o visual do carro é aquele aerofólio medonho, hehe! Mas com um monstro desse debaixo do capo, não é de se admirar o tamanho!
    Animal o motor!

    (ps: será se a "casinha" não é só a garagem? talvez a casa dele seja aquela lá no alto)

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  5. ja tinha ouvido falar desse Sierra, mas depois dessas maravilhosas imagens...sem comentarios

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  6. Essas rodas BBS..........que maravilha.

    abs

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  7. Esse Sierra RS era realmente fantástico. Que belas fotos! Você que as tirou?

    Abraço

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  8. Paulo, infelizmente não. As fotos foram cedidas pelo proprietário do veículo que reside no Canadá.

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  9. podia conseguir as fotos da garagem né?!
    pra gente ter uma idéia!!!!

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