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::Smart ForTwo 451 Pulse Cabrio::

Smart. Traduzido literalmente do inglês: inteligente. Foi pensando nisso que a empresa suíssa, tradicional fabricante de relógios, Swatch e a gigante alemã Mercedes Benz resolveram unir-se para criar um carro que atendesse perfeitamente as necessidades daqueles que levam a vida em grandes centros urbanos, não andam com o carro lotado de coisas e nunca encontram uma vaga para estacionar. Estacionado de atravessado numa baliza, um Smart deveria ocupar o mesmo tamanho que a largura de um carro normal, permitindo assim o estacionamento de três Smarts no local de um automóvel. Inteligente e controverso.

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Com muitos admiradores e muitos abominadores, o Smart ganhou as ruas do Velho Mundo e da América do Norte. Cativou diversos usuários e um deles em especial fez de seu terceiro Smart um modelo único e especial com o uso de diversos acessórios e soluções bem pensadas. Kevin Lomax mora em Ingostadt na Alemanha e adquiriu seu Smart ForTwo 451 Pulse Cabrio com o pacato motor tricilíndrico com bloco de alumínio, traseiro, de 999cm3, quatro válvulas por cilindro, turbo-intercooler, capaz de gerar módicos 84 cv @ 5.250Rpm com um torque de 120Nm @ 3.250Rpm, aliado à um peso bruto de 875kg, fazem o compacto acelerar de 0 a 100km/h em 10,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 145km/h e não ficou satisfeito. Logo tratou de encaminhar o "pequeno notável" para a preparadora CS-Chiptuning dar uma re-paginada na ECU e aumentar a pressão de trabalho da turbina, fazendo com que este Smart chegue aos 120cv ainda a serem auferidos em dinamômetro.

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As rodas originais de 15" foram substituidas por modelos Momo Corse Black 7,5x17" recobertos por pneus Pirelli PZero Nero de medidas 195/40-17". Para a instalação das rodas, a furação foi modificada de 3x112 para 5x112mm com o uso de espaçadores/adaptadores de 20mm na dianteira e 35mm na traseira. Os discos de freios agora são da EBC slotados e com pastilhas da linha Green Stuf. A suspensão ganhou molas H&R que baixaram a dianteira em 15mm e a traseira em 35mm, conferindo ao Smart um visual mais dinâmico e agressivo. A tampa do bocal de combustivel agora é da RS em alumínio enquanto os faróis são os mesmos utilizados na versão fabricada pela Brabus com pestana e máscara negra. Kevin extirpou os logotipos da carroceria e pintou algumas partes da carroceria em preto para maior equilíbrio visual, tendo vista que os Smarts possuem muitas partes coloridas. Acabou aproveirando o embalo e pintou também as lanternas traseiras de vermelho.

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Internamente o Smart recebeu poucas e boas melhorias tanto no acabamento como no sistema sonoro. Da Foliatec vieram as pedaleiras agora são de alumínio e a manopla de freio-de-mão conta com acabamento em fibra de carbono. O retrovisor central foi substituido por outro com tela de TFT de 6" interligado à uma microcâmera instalada no pára-choque traseiro que é ligada sempre que se engata a marcha-ré. As luzes do painel e luzes internas dos botões deixaram de ser amareladas e ganharam um tom azulado com um trabalho de instalação de LEDs feito pelo próprio Kevin, que prometeu ainda que os plásticos acinzentados do painel receberão pintura preta metálica. O Smart conta ainda com um ScanGauge, que é ao mesmo tempo um computador de bordo, manômetros e scanner do motor instalado logo abaixo do painel. O equipamento sonoro é composto por uma unidade central Pioneer DEH P88RS e um leitor de DVD Clarion VS738, que envia imagens para reprodução na tela do retrovisor central. Nas portas estão instalados os falantes Andrian Audio modelo A165.g e sobre o painel estão os Andrian Audio A25.g fazendo o papel de tweeter, fechando o pacote HighEnd junto com o subwoofer Atomic Quantum QT10D2 de 10" com potência de 600Watts instalado em caixa dutada logo atrás do banco do passageiro. Os falantes e os tweeters são auxiliados por um amplificador de quatro canais Steg K4.01 enquanto um módulo ampire M500.1 foi ligado ao subwoofer. Um som forte e de qualidade que toca bem tanto com a capota aberta ou fechada.


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Após a conclusão do projeto, com o desagrado da Swatch que após grandes perdas financeiras e a expectativa de produção de um carro ecologicamente correto desistiu do projeto, deixou a Mercedes assumir por completo, tocando adiante. A empresa alemã apostou e sagrou o Smart como uma alternativa realmente inteligente para o trânsito caótico das grandes cidades.

Um carrinho apaixonante, com muito carisma e simplicidade que com tais aparatos não estaciona, fica exposto!

Abraços!

::Fiat Marea HLX 2.0 20v Turbinado::

“Sonho é pra ser inatingível, caríssimo, transcendental, dificílimo de obter. Senão, não é sonho, é meta!”

A frase acima descreve perfeitamente aquilo que o microempresário Luis Carlos “Júnior”, de 26 anos passava ao sonhar com um Fiat Marea.

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Mais uma matéria ao ar no site Digus.

Fique a vontade, clique, leia e comente!

Grande abraço!

::VW Passat Variant B6 2.0T Air::

Falar da minha paixão por wagons/weeks/stations/peruas, seria no mínimo redundante, mas a cada dia que passa e a cada novo acontecimento vejo nestes tipos de carros o desing e o espaço interno para minhas melhores necessidades.

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Uma das mais belas wagons existentes atualmente, ao menos na minha opinião, é a VW Passat Variant B6. Um carro completo, com amplo espaço e diversos outros atributos relativos às peruas. Contando com um motor de quatro cilindros em linha de 1.984cm3, quatro válvulas por cilindro, DOHC turbo-intercooler capaz de desenvolver 200cv @ 6.000Rpm com um torque de 28,5Kgfm @ 1.800Rpm, esta wagon é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 209,2Km/h, tudo isso é controlado por um câmbio automático de seis velocidades perfeitamente escalonado para conforto ou esportividade, bastando apenas escolher o modo de condução. Um motor moderno e bastante eficiênte em sua essência que agradou em cheio Drew Dorbritz, mas que não ficou muito satisfeito com detalhes estéticos adotados na perua pela VW.

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Drew logo tratou de pintar todas as partes plásticas aparentes abaixo dos pára-choques e caixas de ar na cor do veículo. Foi instalado ainda um abafador em inox Magnaflow com ponteira dupla e luzes de neblina dianteiras e lanternas traseiraas do modelo europeu. Entraram em cena ainda as belíssimas rodas Axis modelo Penta de medidas 8,5x19" na dianteira calçadas com pneus Nitto 555 de medidas 225/35-19" enquanto que na traseiras as rodas hostentam medidas 9,5x19" calçadas com pneus 245/35-19". O conjunto substituiu as rodas originais de 17" e agregou à wagon um visual bastante interessante, pois junto à estes acessórios, entrou em cena um ótimo conjunto de suspensão a ar pensado exclusivamente para esta VW.

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Drew forrou o porta-malas da Passat Wagon com compensados de madeira para dar um visual mais requintado ao compartimento e lá repousou o cilindro do ar comprimido pintado no estilo de velhas malas de viagens, com adesivos e costuras reforçadas, mas tudo pintado. Foram utilizadas bolsas de ar Slam Specialtics reforçadas e próprias para adaptações de suspensões para ar com mangueiras de 1/4". Os amortecedores dianteiros foram substituidos por modelos apropriados para carros preparados da KW e a bolsa de ar foi incorporada. Na traseira a bolsa é separada do corpo do amortecedor, sendo este um Koni para melhor estabilidade da perua. Um conjunto de respeito. No local onde deveria repousar o estepe, agora estão os compressores AirRide e boa parte dos equipamentos da suspensão. Foram utilizados solenóides independentes para cada roda, para que o ar não circule pelas mangueiras em curvas ou terrenos acidentados. O sistema é controlado por uma espécie de controle com display onde se vê a pressão individual das bolsas e se tem o controle sobre elas além de três memórias previamente ajustadas.

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Internamente a Wagon ganhou um manômetro do turbo instalado no local previamente destinado apenas ao seletor de facho dos faróis enquanto o seletor foi parar em um console escamoteavel logo abaixo. Um belo carro sem maiores aparatos, simples, direto e bem customizado com ótimos equipamentos.

::Recesso Paternidade::

Pois bem, alguns já sabem, outros ainda não, mas venho tornar público que a partir de hoje (16/02/2009) o blog encontra-se de recesso paternidade.

Sim, estou sendo pai novamente e agora tenho duas pimpolhas para poder administrar em casa. Logicamente elas são minha prioridade e assim que possível retornarei a postar. Creio que até o final de semana retornarei com novidades e fotos das crias.

Grande abraço a todos!

::Ford Ka Red Track Car::

Traduzido livremente do egípcio, Ka significa "alma" ou "espírito", mas convenhamos que, ao menos no Brasil e nas versões de entrada, é justamente isso que falta aos Ka's.

Lançado em 1996 na Europa, o Ford Ka lançou na Ford o estilo New Edge que posteriormente serviria de inspiração para o Fiesta e o Focus. Não foi lá muito bem aceito no início, mas devido à uma política de preços agressiva, à facilidade de encontrar vagas em grandes centros urbanos e a exonomia de combustível, logo se tornou um grande sucesso.

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Todas estas facilidades era justamente o que Richy buscava quando adquiriu seu Ford Ka. Na época, ele acabara de ser aceito na universidade e precisaria de um carro econômico e confiável. Ao longo de sua graduação, Richy presenteou o Ka apenas com um filtro de ar, escape mais livre de 2" e um leve acerto da suspensão. Nem mesmo com um jogo de rodas ele podia gastar e assim o Ka ficou por mais de cinco anos. Aquele que era um "companheiro de aventuras" estava precisando de um merecido descanso e Richy, agora formado e empregado, já tinha condições de adquirir outro carro para o dia-a-dia e manter o Ka apenas para os finais de semana. Logicamente que para um brinquedo de fim-de-semana, um Ka original não era uma boa pedida, já que em sua garagem agora repousa um belo Vauxhall Astra T8.

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O projeto foi executado de uma só vez e agora restaram apenas os detalhes e acertos finais para que o Ford Ka de Richy apavore ainda mais nos autódromos da Inglaterra. O primeiro passo foi desmontar todo o interior, retirando todo o equipamento que pudesse ser considerado lastro para o bom rendimento do Ka. Desta forma, forros de porta, air-bag, ar condicionado, bancos e demais forrações foram sumariamente excluídos. No local do volante original com air-bag foi instalado um OMP com revestimento em alcântara e o banco do piloto é um concha fixo da Cobra com cinto de segurança de cinco pontos. Os forros de porta foram substituidos por peças confeccionadas em fibra de carbono e o painel original ganhou o auxílio de um conta-giros Stack localizado na extinta saída de ar com shift light. O interior recebeu ainda o reforço estrutural de uma gaiola Sparco de seis pontos de fixação, conforme prevê o regulamento da FIA. No local destinado ao rádio, agora estão instalados uma chave geral e um acionador do extintor Lifeline, além dos acionadores externos.

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O motor Endura-E de 1.3L deve permanecer praticamente original, sendo aceito apenas alguns acessórios para melhorar o rendimento e otimizar a queima, mas sem alterações nos componentes e parâmetros internos (bielas, pistões, taxa...), já que o regularmento para a participação no Ford Fair 2008 (evento que reúne tuning, arrancada, circuito e diversão num só local) era bastante restritivo. Contando com 60cv @ 5.000Rpm e com um torque de 10,4kgfm @ 3.000Rpm, este motor abominado no Brasil leva o Ka de 0 a 100km/h em 17,03segundos e à velocidade máxima de 150,7km/h quando original, mas Richy reservava algumas modificações permitidas no regulamento e estas vieram na forma de um novo corpo de borboleta da versão 1.6 Duratec do SportKa. Um filtro de ar internamente instalado em uma caixa de fibra de carbono da CDA recebe o ar admitido por um sistema CAI. A ignição recebeu o auxílio de cabos de vela de 8,8mm da Magnecor para otimizar a queima do combustível. O cofre conta ainda com o reforço de uma barra anti-torção superior Sparco que ajuda a manter o carro sempre firme e evitar torções indesejáveis.

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Para incrementar o pacato visual do Ford Ka e auxiliar no resfriamento do cofre do motor, Richy optou por substituir os pára-choques, aerofólio e alargadores laterais pelos da versão SportKa, que conta com maiores aberturas para o cofre e passagem para o ar que passa por debaixo do carro, agregando uma melhor aerodinâmica ao subcompacto da Ford. Apesar de ser um carro que agora tem seu uso unicamente dedicado às pistas, o Ka possui dois jogos de rodas e pneus: Um para pistas secas e outro para pistas molhadas. O kit para pista seca é composto de rodas OZ Superturismo brancas de medidas 6,5x15" montadas em pneus Toyo Proxes R888 de medidas 195/50-15", enquanto o kit para pistas molhadas é composto por rodas Revolution Millenium para uso em rallies de medidas 6,5x15" cobertas com pneus Yokohama Parada Spec2 de medidas 195/50-15" que deixam o carro sempre na mão do piloto em quaisquer condições climáticas. Ambos os jogos de rodas são montados com o uso de espaçadores/adaptadores de 15mm feitos em alumínio que reduzem a furação original do Ka para 4x100 e jogam as rodas mais para fora, uma vez que o leque de opções é maior com esta furação e off-set agora adotados. As rodas dianteiras escondem um poderoso sistema de freios composto por discos de duas peças, ventilados e slotados de 285mm. Estes discos são prensados por pinças de quatro pistões HiSpec R114 com o uso de pastilhas Ferodo DS3000 e a suspensão agora é uma coilover com ajuste de cambagem e todas as buchas foram substituidos por modelos da Powerflex.

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Richy´s Ka @ Silverstone & Ford Fair'08
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Um carro de pista mas que faz aos proprietários de Ford Ka's re-pensarem bastante sobre o desempenho de seus pequenos. Um carro simples mas com uma receita bastante eficiente e com uma aderência fenomenal. Um verdadeiro Kart.

Abraços!