Carros e seus donos sempre tem histórias para contar e, particularmente, adoro escutá-las. Acompanho a tempos um dos projetos do amigo Ronaldo Gallo, um
VW Fusca 1954 que fora adquirido em 2007 sem seu detalhe mais marcante: O vidro traseiro oval. Com o tempo passando e algumas peças sendo acumuladas seja por aquisição ou por sobra de seu outro Fusca 1962, o '54 foi ganhando forma enquanto o '62 ia ficando igualmente mais charmoso.


Agora o '54 ostenta novas rodas MilleMiglia Cup3 de medidas 7,5x17" calçadas com pneus dainteiros Toyo 205/40-17" enquanto os traseiros são Michelin 225/50-17". Como a furação das rodas originais não condizia com a furação do novo conjunto, Ronaldo aproveitou a adaptação para fazer um bom upgrade e instalou um jogo de freios a disco na dianteira com pinças de Gol enquanto na traseira foram utilizadas pinças de Golf. A suspensão dianteira é de embuchamento e foi encurtada num total de 12cm e rebaixada com o auxílio de duas catracas para regulagem utilizando os amortecedores originais. Na traseira, apenas o facão foi reposicionado e os amortecedores agora são da picape Chevrolet D-20. O motor é um 1600cc de dupla carburação, escape 4x1 direto com relação de transmição à ordem de 8x31 que confere ao pequeno besouro uma boa agilidade nas ruas de Curitiba e mantém uma boa velocidade nas viagens para os encontros que participa pela região.
Recentemente Ronaldo encostou seu '54 para presenteá-lo com ítens referentes à suas origens e voltou à cena a bela janela traseira oval e as lanternas traseiras de época, devolvendo ao VW todo seu carisma de mais de 50 anos. O próximo passo são as "bananinhas" de seta laterais.



Já o Fusca '62 está na família de Ronaldo a muitos anos. "Acho que tinha uns oito ou nove anos. Meu pai usava ele com o motor 1200cc para puxar um barco de seis metros nas pescarias dele no interiorzão do Paraná. Entrava nos pastos, nas fazendas e ia embora. Foi numa dessas que aprendi a dirigir e está conosco até hoje. Passou por uma reforminha a uns cinco anos atrás e já esta precisando de outra." - Lembra ele.
O Fusca Azul Pastel utiliza motor e caixa da versão 1300cc sem qualquer modificação. Já a suspensão, assim como no '54 sofreu algumas mudanças, sendo que a dianteira foi encurtada em 6cm e rebaixada retirando-se três molas do feixe superior e outras três do feixe inferior. Na traseira apenas o facão foi reposicionado e com isso os pára-lamas ficaram bem mais próximos ao conjunto de rodas MilleMiglia Cup2 7,5x17" calçadas com pneus Toyo 205/40-17" na dianteira e Bridgestone 225/45-17" na traseira. Para adaptação das rodas foram utilizados freios a disco na dianteira com pinças de Gol, enquanto na traseira o conjunto de freio é a tambor.
Uma das últimas alterações sofridas pelo '62 foi a instalação de retrovisores Albert Swan Neck, que na verdade não ajudam muito na visibilidade, mas conferem aos Fuscas antigos um jeito muito mais clássico, fora a exclusividade.


"Meu plano é ficar com eles até o fim da vida. Pretendo deixá-los zerados um dia. Perfeição mesmo nas restaurações. Mas sem essa de parar de usar para nao "estragar". Quanto à altura, se for para alterar, com certeza não será para cima, mesmo depois de restaurados. Acho legal o estilo Rat, mas não pretendo segui-lo para sempre. Pelo menos não com esses 2 carros..." - titubeia Gallo com ar apaixonado por seus VWs.



Uma dupla que apesar da idade chama muita atenção pelas ruas, sempre rodando baixo e com estilo de sobra para roubar a atenção de muitos importados. Em companhia da galera do
RustedLive, estes dois VWs seguem "causando" na agitada Curitiba.
Abraços!