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: : [LANÇAMENTO] Fiat 500 Abarth : :

A Fiat do Brasil está de olho em uma fatia do mercado há tempos esquecida e que só agora apresenta sinais de aquecimento: a dos pocket rockets. Na Europa esse mercado nunca caiu em crise, mas por aqui já tivemos momentos mais gloriosos e menos adesivados.

O lançamento oficial do Fiat 500 Abarth ocorreu no recém reformado Autódromo Internacional de Goiânia e o amigo Gustavo Noleto foi lá para participar e trazer algumas fotos e impressões.


Pessoal, hoje tive a oportunidade de participar do evento de lançamento do 500 Abarth à imprensa que aconteceu no Autódromo Internacional de Goiânia. Na ocasião tivemos uma palestra sobre história e característica do carro. Logo após veio a hora que mais interessava a todos, vamos conhecer o pequeno notável ao vivo. Bem, eu já havia visto ele de perto no salão do automóvel, portanto já sabia o que esperar, no entanto o carro realmente consegue ser mais surpreendente ainda quando está próximo de você sem aquele monte de gente do salão.

Pois bem, tivemos tempo de olhar o carro de perto, conferir todas as diferenças em relação as versões normais, portanto hora de ir para pista guiar o carro e sentir tudo que o escorpião tem a nos oferecer. De cara já dei sorte pois o instrutor da Fiat é um amigo meu, o que já me deixou mais a vontade com o carro na pista, na primeira volta já pude começar a sentir o carro e me entender com ele, não foi tão difícil encontrar posição de dirigir, pois no dia a dia já dirijo um Cult 1.4 Dualogic. Bom, agora que já estava acomodado no carro e com o traçado mais claro na cabeça, vamos a uma volta um pouco mais rápida e aí é que realmente o veneno do Escorpião faz efeito. O pacato compacto se transforma em um hot pocket de primeira!

Com botão Sport ligado a turbina funciona com 1,25 bar de pressão e faz o motor de 1.400 cc render incrivelmente bem, os controles eletrônicos fazem os 167 cavalos do carro serem passados o asfalto com uma segurança incrível, o carro responde muito rápido as pisadas no acelerador e mais rápido ainda as frenagens. Os discos de 284 mm fazem o corpo ser segurado pelo cinto de segurança nas frenagens mais agressivas. A suspensão foi preparada pela Koni, conseguindo deixar o carro extremamente firme e gostoso em curvas sem deixar o conforto de lado.

Pude curtir o veneno do escorpião por 5 voltas, as 5 voltas mais divertidas da minha vida, diga-se de passagem, e aí volto a lembrar do quanto o carro foi surpreendente somente de ver. Agora vejo que tal sensação pode ser facilmente superada em 5 voltas ao volante do 500 Abarth. Para concluir o evento dei 2 voltas com o Dilser, piloto da Fiat e organizador do evento, ao volante, nessas duas voltas vi que tudo aquilo que eu já havia notado ao volante pode ser atenuado, uma vez que todos os controles eletrônicos estavam desligados, a volta com ele ao volante pode ser conferida logo abaixo.

No geral é isso pessoal, o carro estará nas lojas a partir da segunda quinzena de Dezembro, terá tiragem limitada a 250 carros por ano e ainda não teve preço divulgado, só nos resta esperar para apreciar o pequeno em nossas ruas.









Ficha Técnica

Motor: A gasolina, transversal, 1.368 cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial, acelerador eletrônico e turbocompressor com intercooler.
Transmissão: Manual de seis marchas à frente e uma a ré. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 159 cv a 5.500 RPM.
Torque máximo: 25,2 kgf/m entre 2.500 rpm e 4.000 RPM.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 segundos.
Velocidade máxima: 209 km/h.
Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 9,8:1.
Freios: Dianteiros a discos ventilados e traseiros a discos sólidos. Oferece sistema ABS com EBD de série na versão.
Pneus: 205/40 R17.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços transversais oscilantes inferiores, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira interdependente por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.
Carroceria: Hatch em monobloco com duas portas e quatro lugares. Dimensões: 3,67 metros de comprimento, 1,63 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,30 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cortina e um de joelho para o motorista.
Peso: 1.085 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 185 litros.
Tanque de combustível: 35 litros.
Produção: Toluca, no México.

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