Links

:: 5ª Etapa da Copa Petrobras de Marcas - Sábado 28/09 ::

Hoje rolaram os treinos livres, as classificatórias e uma das etapas do Regional de Marcas. Amanhã tem duas etapas da Copa Petrobras de Marcas e as da duas da F3 Sulamericana (é incrível como esses fórmulas são rápidos!)


Com o tempo ameno (sem aquele solzão de fritar a mente) e com um pouco de chuva no meio da tarde, os pilotos que foram para pista conheceram um pouco do circuito técnico do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Mesmo nos treinos livres houveram aqueles que foram conhecer de perto a brita do autódromo. Eu fui lá só para aquecer a lente e clicar sem pressão. As fotos de Domingo PRECISARÃO serem melhores.












































































































O circuito utilizado nesta etapa é o anel externo do autódromo, que consiste em quatro curvas para a direita e uma à direita. Apesar de simples, o trajeto de pouca extensão é bastante complexo por conta do asfalto abrasivo, da temperatura da pista que beira os 70ºC e da forma das curvas que exige concentração máxima dos pilotos para saberem onde devem frear (para não sair pela tangente), onde devem curvar (para não perder a tangente) e onde podem começar a acelerar (para não rodar na tangente).

No domingo a largada da primeira prova está programada para as 09:05 da manhã e da segunda prova para as 12:45 da tarde.

A classificação para amanhã ficou assim:

1. Vitor Meira (Ford Focus) – 1:02.638
2. Denis Navarro (Toyota Corolla XRS) – 1:02.736
3. Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS) – 1:02.822
4. Ricardo Mauricio (Honda Civic) – 1:03.036
5. Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS) – 1:03.044
6. Valdeno Brito (Ford Focus) – 1:03.122
7. Galid Osman (Toyota Corolla XRS) – 1:03.197
8. Alceu Feldmann (Honda Civic) – 1:03.227
9. Cesar Bonilha / Carlos SG Souza (Ford Focus) – 1:03.265
10. Julio Campos / Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) – 1:03.450
11. Felipe Gama (Honda Civic) – 1:03.607
12. Vicente Orige (Honda Civic) – 1:03.693
13. Thiago Marques (Chevrolet Cruze) – 1:03.938
14. Leonardo Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT) – 1:03.979
15. Fernando Nienkotter (Mitsubishi Lancer GT) – 1:04.175
16. Eduardo Rocha (Mitsubishi Lancer GT) – 1:04.697
17. Jaidson Zini (Ford Focus) – 1:05.455
18. Marcus Leão (Chevrolet Cruze) – 1:06.315
19. Renato Constantino (Chevrolet Cruze) – 1:06.825

Todos os carros da Copa Petrobras de Marcas utilizam o conhecido motor Ford Duratec de 2.0L (bloco e virabrequim) com cabeçote de 16 válvulas preparado pelo experiente hermano Oreste Berta (o cara manda bem!). Os motores completos e montados são fornecidos pelo Berta e instalados em carrocerias de carros de cada uma das montadoras (Toyota Corolla, Chevrolet Cruze, Ford Focus Sedan, Mitsubishi Lancer e Honda Civic). O câmbio é um XTrac de seis marchas sequenciais com gerenciamento eletrônico de todo o conjunto, que desenvolve 300 cv, feito por uma central Motec. A tração é dianteira e os discos de freios são fornecidos pela Fremax com pastilhas Ecopads montadas em pinças AP Racing, as rodas são OZ Racing Superturismo (fixação por porca central) de medidas 11x18" e os pneus são Pirelli PZero. Sim, pimpolhos, infelizmente não são utilizados motores equivalentes de cada uma das marcas para seus chassis, mas os carros são bastante equilibrados entre sí e esta era a aposta.

Num texto a quatro mãos, feito com o amigo Leo Nishihata, para o Jalopnik em Junho de 2011 e contando com fotos do amigo Conrado Saltini, levantamos alguns questionamentos acerca da modalidade ( A Copa Petrobras de Marcas por de dar certo? ).

Amanhã tem corrida!
Fiquem ligados!

Um comentário:

  1. Cara...na boa...
    Mto massa ver tudo assim de perto e diria até fazer parte....A gasola/etanol nas veias pula com certeza.
    De tudo, o que mais gostei de ver foram as joaninhas preparadas e principalmente vendo elas escoradas nas curvas...rsss
    Literalmente faz a curva no acelerador e embreagem pq freio.........Esquece!!! hehehe
    Gostei da adaptação da frente do corsa chinês nos antigos hatches duas portas! Fico mto loko e deu até vontade de fazer isso no corsinha da minha mãe (?!?!!?) aqui. Num tá lá essas coisas mas nada que uma ida no shopping tuning num resolva rsss

    Parabéns pela reportagem e fotos!

    ResponderExcluir