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::[Petição Pública] Regularização de veículos a ar rebaixados::

Muito se brinca, se fala, se comenta... mas nada acontece.

O fato é que o Art. 6° da Resolução 292/2008 emitida pelo CONTRAN é bastante clara quando diz:

Na troca do sistema de suspensão não será permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura
Parágrafo único: Para os veículos que tiverem sua suspensão modificada, deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo.

Assim sendo, é possível a regularização de todo e qualquer veículo que utilize suspensão fixa, correto? Não!
Alguns DETRANs estão se valendo de outra Resolução para boicotar o processo de regularização de veículos que não atingem a distância mínima de 50 centímetros (500 mm) da base do farol até o solo, conforme especifica a Resolução 227/2007.


Observem que a legislação é de 2007 e o legislador não atentou-se ao fato de que alguns veículos produzidos em larga escala algumas décadas antes não possuem toda esta distância do solo à base de seus farois. É o caso do VW Fusca e seus derivados que em sua altura original apresentam meros 47 centímetros de altura com base nesta medição! Quando rebaixado com o uso de mangas de eixo deslocadas (Fusca não possui molas elipticas e sim feixe de molas na dianteira) essa medida cai para cerca de 40 centímetros e é a maneira mais segura de se modificar a suspensão dianteira de um VW a ar. Considerando a fadiga do material ao longo dos anos, a redução na carga das molas, além de outras variáveis, a altura de um Fusca deve ficar em torno de 32~36 centímetros do farol ao solo.

Em alguns estados é possivel essa regularização (SP, GO, SC, RJ...) sem qualquer problema ou entrave, mas alguns DETRANs como o do Paraná simplesmente não aceitam qualquer tipo de argumento para a regularização deste tipo de veículo. O jeito é andar com carro irregular e sofrer as sanções impostas sem qualquer tipo de argumento, fora multas e demais penalidades. Para acabar com isso, uma iniciativa do RustedLive em parceria com o grupo Insano Volks e outros grupos estão mobilizando uma petição pública e juntada de documentos para a organização de um processo administrativo e até judicial para que a lei seja aplicada corretamente, possibilitando aos proprietário mais sussego ao trafegar com seus veículos.

Pede-se que quem puder apoiar, assine a petição pública:

>> Clique aqui para assinar a Petição Pública <<

Aos amigos que já possuem veículos regularizados, pede-se enviar uma cópia do documento (CRV) com as informações das alterações de características para rustedlive@hotmail.com

Vamos ajudar, cambada!
A lei deve valor para todos da mesma maneira!
O fato da inobservância aos critérios, não pode ser motivo para punimento de outros!

Um comentário:

  1. E eu que regularizei meu Gol G4, tudo certinho, quando morava em SP e nao constava a altura no CRV. Quando retornei ao RS e fui transferir a documentacao, a informação nao constava. Reclamei e pediram o laudo. Solicitei uma 2 via ao Inmetro de SP, ja que a original fica retida, que me enviou por email. Beleza. Quando fui ver, no CRV do RS continha a altura e surpresa! A altura aferida pelo inmetro era a mesma do carro original! Entrei em contato com eles e reconheceram o erro, porem eu teria que levar o carro em SP para nova avaliação se eu quisesse... enfim, paguei uma grana para fazerem besteira e ainda tirarem uma com a minha cara. Rodo hoje com altura diferente da que consta nos docs... ah, parabens pelo blog e pela Gorette, nao demora a Vitoria estara mais pertinho do chão tambem. ;)

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