Um dos grandes motivos da minha admiração por carros é a capacidade que eles tem de aproximar pessoas completamente distintas e torná-las grandes amigas. Alguns durarão por dias, outros por anos, alguns por décadas e outros levaremos pela eternidade. Se você consegue unir pessoas tão dedicadas e envolvidas em prol de uma causa, dê-lhes uma câmera na mão e muita disposição para encarar a estrada que eles lhe mostrarão o mundo sob seus olhos!
Quando conheci o pessoal da SubUrban Studio, pensei tratarem-se de pessoas de mais idade, donas de um negócio próprio ligado ao ramo da fotografia de eventos em geral (casamentos, material publicitário, festas de debutante, orgias carnais, aniversários infantis...). Talvez pela qualidade do material apresentado, das fotos dos eventos (automotivos, ok?!) que acompanhei e algumas postagens aleatórias no fórum do Dirty Kids Crew. Acontece que quando o trabalho é diferenciado, você logo percebe que não é um moleque de 16 anos com uma câmera digital na mão com uma leve noção de Photoshop. O trabalho dos caras era realmente bacana.
Conversa vai, conversa vem e começo a captar que os cotidianos não condizem com a rotina de um fotógrafo e que as pessoas envolvidas neste projeto não são sequer profissionais do ramo da fotografia. São pessoas simples, como eu e você, com seus dias atribulados e cercados de outras responsabilidades que competem a cada um, distante da fotografia, do tratamento de imagens ou de eventos automobilísticos a todos os finais de semana. Bom, pelo menos da maioria deles.
A cadelinha Topo é quem gerencia os trabalhos a serem executados pela galera. Se brincar, ela manda mais que muito marmanjo dentro da SubUrban
Indentifiquei-me muito com eles e há tempos ensaio este texto. Não por propaganda, publicidade ou exposição, mas por ter plena certeza de que muitos dos leitores se identificarão com trechos ou com o texto completo que estarão a ler.
Juntos há mais de seis anos, os amigos Alisson, Marina, Mario (Bombril), Márcio Sidrim, Rai Martins, Flávio Augusto, Daniel, Janaina e Lucas Menotti estão sempre fazendo arruaça em suas andaças pelas ruas de Belém/PA. É isso mesmo que e você leu! Não estamos falando de nenhuma cidade reconhecidamente tida como refúgio de carros bacanas, eventos automotivos alucinantes ou mesmo um autódromo de grande porte, mas Belém tem seus segredos! Os amigos já participaram de vários clubes, equipes e fóruns de internet, mas foi na oficina que Daniel mantém onde eles encontraram o verdadeiro refúgio para suas sandices e brincadeiras. Nessas andanças e convesas eles descobriram uma paixão em comum, além de carros: A fotografia e filmagem de automóveis, e nisso a galera manda bem!
Suas profissões são completamente distintas, mas a paixão por carros uniu-os de forma que estão sempre junto em madrugadas na rua fotografando carros, instalações de peças, trocando idéias sobre novos upgrades para seus carros... é um vício que não pode ser explicado. Um é free-lancer na área de TI, outro é empresário e mecânico de motos, uma é dentista, a outra é administradora... no fim, o único que ainda tem alguma coisa mais a ver com o hobby é o Bombril, que é editor de vídeos em uma rede de TV.
Dentre as viagens recentes que o grupo já fez para cobrir eventos automotivos, incluem-se:
# Arrancada em Manaus/AM
# Arrancadas em São Luis/MA
# Festival de Arrancada em Curitiba - 2011
# Campeonato Brasileiro de Drift - DS Brasil Series
- Etapa Franca
- Etapa Brasília
- Etapa Paulínea
Não estou aqui para promover o trabalho de ninguém, até porquê, nenhum deles faz isso encarando como "trabalho", apesar de fazer desse hobby algo exemplar. É um hobby que os motiva a serem sempre melhores, aprenderem coisas novas, passarem mais tempo juntos, perderem madrugadas nas ruas com tantos outros amigos falando de carros e trocando experiências, conhecendo gente de longe, visitando amigos em suas viagens... Quando se faz aquilo que se ama, a recompensa é o reconhecimento de alguém que não se espera, a criação de novos vínculos de amizade e a apreciação de trabalhos que serão imortalizados.
Quem não se lembrará do GM Corsa extremamente baixo e com rodas laranjadas da Marina que foi vendido para dar lugar a uma das mais belas BMWs E36 do Brasil? E do Opala de arrancada junto com sua BMW E36 com rodas taludas da Boyd de 17" do Daniel? Aquele Omega prata impecável do Alisson entortando na avenida? E o GM Corsa Sedan socado junto com o Opala liso do Bombril? Ah, a lenda do Subaru do Menotti também não pode ser esquecida!!!
Mas são meros objetos! Carros passaram do tema central para um assunto secundário nessa roda de amigos. Por mais importante e apreciados que sejam, cumpriram com louvor seu papel: Uniram pessoas completamente distitas e tornaram-nas grandes amigas. O que vem em conseqüência disso são frutos de respeito, tolerância e muita zoação!
Vida longa às amizades, pois elas sim são eternas!
Página Oficial - http://www.suburbanstudio.com.br/
Fan-Page no Facebook - https://www.facebook.com/suburbanstudio
Nenhum comentário:
Postar um comentário