"O Celta preto" é um daqueles trocadalhos do carilho que garante a diversão dos que conhecem o Chevrolet Celta do amigo Gustavo Oliveira, e como se não bastasse, a placa do carro ainda forma a palavra "EMO". O que mais haveria de divertido um simples Celta 1.0? Nada, não é? Não... não mesmo! É aqui que entram as influências malígnas e desajustadas dos amigos.
O carro foi adquirido completamente pelado. Sequer as travas das portas eram elétricas. Era um carro básico, simples e desajeitado, mas que serviria plenamente para o trabalho e as idas à faculdade. Aos poucos Gustavo foi instalando os acessórios: vidros e travas elétricas, pára-choques pintados, luzes de neblina, faróis com máscara negra, um novo jogo de rodas de liga leve... até que a aparência final foi ficando mais equilibrada. O carro ganhou vários quitutes, mas a coisa começou a ficar séria após a instalação do novo conjunto de suspensão de rosca que baixou a carroceria e melhorou bastante a estabilidade, mas não ficou muito bacana, por isso logo foi substituido.
Com a "má influência" dos amigos e com uma plano em mente, era hora de começar a pensar nos periféricos para que a peça principal pudesse ser recebida sem muitas adaptações e correrias. Um jogo de freios a disco slotados e ventilados de 256mm foi montado na dianteira pela Peixoto Freios com o uso de pastilhas especiais visando um desgaste menor e frenagens seguras. Uma barra estabilizadora dos modelos 1.4L também foi instalada em conjunto com um jogo completo de buchas confeccionadas em PU. Nessa época, Gustavo acabou adquirindo ainda um jogo de rodas originais da Copa Clio, aquelas Scorro leves de 15", uma barra anti-torção superior da Imohr e trocou a suspensão de rosca por um conjunto fixo especialmente confeccionado pela DownWorks para o Celta.
Com o carro bem acertado de chão, Gustavo se arriscou em seu primeiro Track Day na fazenda Capuava:
Shit happens, mas nada como um pouco mais de experiência para melhorar a tocada e largar alguns vícios. Se fosse fácil, se chamaria futebol! Pista é bem mais complicado que o dia-a-dia do trânsito e apesar da péssima experiência logo na primeira prova, Gustavo não desanimou. Pelo contrário...
A aquisição seguinte foi um motor X18XF completo, Família I, de 1.796 cm³ capaz de render 114 cv @ 5.600 Rpm. As únicas coisas que não vieram no carro foram o coletor de escape e o módulo de injeção. Para resolver estas pendências, Gustavo adquiriu um coletor 4x1 confeccionado em aço carbono de 2" pela Giba Escapes e remapeou o módulo original do veículo, inclusive elevando o corte de giro para 6.700 Rpm. O câmbio também permaneceu original e deixou o carro bastante esperto nas saídas de curva e arrancadas, mas o disco e o rolamento da embreagem agora são de Corsa de 1.6.
A instalação foi feita por Gustavo e seus amigos na garagem de casa. Algum conhecimento técnico, boa vontade, algumas pizzas e várias Coca-Colas tornaram um feriado prolongado uma ótima desculpa para montar o novo motor. O escape original foi completamente removido para a instalação de um modelo especial fabricado pela Giba Escapes com canos de 2" e dois abafadores. O coletor foi coberto por uma fita térmica de amianto para evitar que o calor do escape se dissipe pelo cofre do motor.
As rodas da Copa Clio ganharam pneus semi-slicks e ficam guardadinhas esperando algum evento, pois as que rodam diariamente são as belas rodas da Meriva SS montadas em pneus Toyo T1R. Para melhorar a pegada, o volante original foi substituido por um Lotse em alumínio com engate de cubo rápido que permite o saque do volante a qualquer momento. Um novo jogo de amortecedores foi encomendado na DownWorks para uso diário, uma vez que com o outro jogo o carro fica muito duro e torna o carro desconfortável e cansativo nas ruas de São Paulo.
É um carro ainda em construção, mas que conseguiu reunir diversas características interessantes em um modelo popular e mostrar que amigos não servem apenas para piadas idiotas e trocadilhos confusos. Agora, da próxima vez que fizerem uma piadinha sem graça, você tem duas opções de resposta:
1- É... vai chover!
2- Aquele que saiu no Jalopnik? Legal né?!
Daí é só escolher a que vai te deixar em maior vantagem intelectual.
O carrinho ganhou até uma FanPage para quem quiser saber a quantas vai andando o projeto. Para conferir, só clicar aqui!
Fotos: Rodrigo Romão e arquivo pessoal
top valeu rafa.
ResponderExcluirUma perguntinha??? ele trocou o motor??? essas fotos que estão ai são do motor 1000 original dele '-'
ResponderExcluirNão, é que o motor 1.8 é igualzinho ao 1.0, só muda algumas medidas internas msm, dai ele botou a capa do vhce e ficou parecendo original!
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