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::VW Gol G4 1.4 Turbo::



Quando Carroll Shelby disse suas sábias palavras: “Nada substitui polegadas cúbicas”, o mundo era muito mais bonito, potente e verossímil no que diz respeito à geração de potência por motores que ainda hoje pululam em muitos de nossos sonhos. Se fosse nos dias de hoje (com motores de baixa cilindrada, downsizing e carros sem alma), ele provavelmente diria: “É... f0d3u!”

Mas a verdade é que ainda não encontraram nada melhor para extrair bom rendimento de um motor do que cilindradas maiores. A receita é tão boa que, mesmo quando aplicada a motores de baixa cilindrada (o chamado kit stroker), rende resultados bem satisfatórios. Se uma turbina fizer parte do projeto, aí a diversão é garantida!



Esta na verdade não era a ideia principal de Celso Júnior ao adquirir um simples VW Gol 1.0 2007/2008. Ele queria apenas umas rodas legais, um som bacana e uma suspensão rebaixada, mas ao conversar com Ricardo Castro e Rubens da Nicolin Racing, a idéia inicial ganhou um acréscimo interessante: peças internas da linha VW/Audi e uma turbina complementar.

Ricardo foi o desenvolvedor do projeto, inclusive preparando o cabeçote em sede, ângulos e válvulas, enviando para Celso, que repassou todas as peças para Rubens efetuar a montagem, instalação e acerto.



A salada de peças começou com a completa desmontagem do motor. Bloco aberto, peças medidas, pistões e bielas novos... tudo disponível em bancada de concessionária. Os pistões agora são largos e possuem 70,5mm de diâmetro, enquanto as bielas vieram de um motor 1.6L (EA111). O virabrequim foi substituído por um de Audi A3 1.6L, enquanto o cabeçote EA111 ia sendo retrabalhado em suas sedes e fluxo para suprir a necessidade da nova configuração. Uma nova junta foi confeccionada sob medida e fechou a taxa de compressão em 8,5:1.



Como o projeto incluia a utilização de uma turbina, os bicos de injeção foram substituídos pelos modelos que equipam o Chevrolet Astra Flex. Para garantir a alimentação, um bico extra foi instalado na pressurização. Quem controla toda a injeção é um módulo HIS Turbo que conta com o auxílio de um dosador HPI para abastecer os bicos com álcool à vontade. A ignição conta apenas com o reforço de velas NGK Racing. A turbina escolhida foi a Spa Turbos modelo GT25 regulada por uma wastegate para libera 0,8 bar de pressão. O ar admitido é resfriado ainda mais por um intercooler de Chevrolet S10 modificado para se adaptar melhor à carroceria. O câmbio foi substituído por um conjunto completo do Gol Turbo e ganhou nova embreagem de cerâmica de 800lbs.

Meu carro está longe de se dizer que é um carro forte e/ou de competição, mas estou muito satisfeito com o desempenho que o mesmo demonstrou desde sua preparação. Suave em baixas rotações, quase próxima à de um carro original, mas quando o motor é requisitado, é possível notar a fome do pequeno lobo em pele de cordeiro.




A suspensão foi revista e passou a contar com amortecedores Fênix modelo Top SG com regulagens para facilitar o acerto. O conjunto de freios dianteiros foram revistos e agora possuem 260mm (herdados de um VW Santana), enquanto os traseiros perderam o tambor para a entrada de um conjunto a disco de 240mm (herdados de um VW Golf GTI). As rodas que equipam o modelo são originais do VW Jetta e foram calçadas com pneus Toyo de medidas 205/40-17”. Barras anti-torção e de reforço do monobloco foram instaladas para reforçar a solidez do veículo e melhorar sua estabilidade.



Ao sentar-se no banco do motorista, a visão é tomada por um enorme conta-giros Cronomac de 5”. Da mesma marca vieram ainda os manômetros da linha SportII de pressão do combustível, pressão de trabalho da turbina e um essencial hallmeter. O volante foi substituido pelo modelo que equipava a versão Rallye e possui empunhadura melhor que a do equipamento original. E um jogo de bancos em tecido do Audi A3 já foi adquirido e já aguarda instalação.

O entretenimento fica por conta de um DVD player retrátil Pioneer modelo AVH-5050 interligado à um módulo Power One, que controla um subwoofer Pioneer W308 D2 e um par de triaxiais 6x9” da mesma marca.



Montar um 1.4L com base num motor tão pequeno não foi nada fácil, ainda mais morando em Sinop/MT. Peças caras, mão de obra não capacitada, desânimo com o projeto e contratempos foram fatores que atrapalharam bastante, mas com um pouco de persistência e determinação, o projeto foi sendo concluído... ao menos nesta primeira etapa. Vem mais por aí!

::O tesouro de uma amizade::

Não sei ao certo qual o envolvimento que um simples projeto de um certo blog, de um certo rapaz pode ter na vida de cada um de vocês, mas se tem uma coisa que aprendi dentro destes (quase) 03 anos (!!!) de projeto do meu Fusca'76 é que boas amizades podem ser cultivadas mesmo à longas distâncias.

Não são poucos os exemplos que posso dar, mas enaltecer cada um dos que já me ajudaram no projeto derrubaria o altruismo de seus atos que, dentro do silêncio, faz bradar meus agradecimentos. Não me ajudaram para aparecer, mas por captarem um pouco do que este monte de lata é para mim e sua representatividade.

Hoje essa lista aumentou mais um pouco.

.:run4fun:.


Não são as rodas que tenho hoje para o projeto, mas na época o rolo das Cups ainda não tinha acontecido e eram elas as que eu almejava adquirir. No desenho do amigo Fernando Jakobovski, ela está calçada naquelas que vou quero para fazer par com as Cup1: as clássicas American Racing Salt Flats 15". Um dia, quem sabe...

Mais que um simples rabisco em uma folha de papel, tão valioso quanto um Monet ou um Picasso... um tesouro de uma grande amizade.

Obrigado pelo presente, Fernando!
=´)

::[WHITE MONDAY] Mazda RX-7::

Sabemos que a perfeição é algo inatingível, mas tem uns carros que conseguem chegar bem perto disso...

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... e são eles que fazem nossa semana começar bem!

Simbora trabalhar, negada!!!

Abraços!

::Homens, amigos... e moleques::

Preciso parar de pedir desculpas pra vocês sobre o acontecimentos da Gorete. É complicado parar para fazer um post bacana e explicativo quando se tem muita coisa a fazer, mas é preciso.

Não vou me estender demais, até porquê os últimos acontecimentos não foram muito "agradáveis" por conta da atitude de alguns babacas que se dizem "homens", mas muita coisa boa aconteceu.

Não... o Fusca ainda não está andando. Pra não dizer que ele está do mesmo jeito, agora está sobre cavaletes, no mesmo lugar na garagem da casa dos meus pais... e eu continuo comprando tranqueiras para instalar no Fusca.

ODG RaceTach 5"

Desde a última atualização chegaram mais alguns presentinhos. Em uma negociação rápida com um cara de SP, comprei um tacômetro da marca nacional ODG modelo RaceTach de 5". Desde o meu primeiro carro eu sempre quis ter um conta-giros grandão (sim, tuneiro mesmo!) com uma shift pra explodir na minha cara a cada acelerada. Fiquei na agonia para a chegada do equipamento pois foi a primeira vez que comprei algo de alguém completamente desconhecido pela internet. Mas foi tudo muito tranquilo.








Mangas de eixo deslocadas Empi (pivô/disco)

Desde que começamos este projeto eu sabia que o Fusca seria rebaixado, mas não conhecia nada sobre a suspensão deste carro e nem mesmo as peças que fazem com que muitos dos exemplares vistos pelo mundo afora rodem tão baixos. Um pouco de pesquisa, muitas dúvidas, MUITA paciência de alguns amigos e aos poucos vou descobrindo como as coisas funcionam.

Fusca não utiliza molas helicoidais como os modelos modernos. Em seu quadro de suspensão estão feixes de molas que fazem todo o trabalho. Para rebaixar um carro destes, só colocando catraca no quadro (serviço que a Gamby Suspensões fez pra mim juntamente com o encurtamento do quadro) ou utilizando mangas de eixo deslocadas. Essas mangas de eixo alteram a posição de fixação das rodas para cima, fazendo com que a carroceria baixe 2,5" (cerca de 6,35cm) em relação ao solo. Isso misturado com as catracas vai dar um trabalhinho para as empresas de pavimentação do DF. hehehehe...

Pensei em comprá-las diretamente de uma loja nos EUA, mas aí o amigo Neotti me passou um contato de um amigo da galera do sul que sempre traz peças para os Fuscas deles e conseguia um canal mais barato para a aquisição destas peças. Conversa vai, email vem, cotações feitas e mais duas encomendas feitas com o amigo Angelo (se prepara, cara! Daqui a pouco te mando outra listinha. hehehehe). Além das mangas de eixo deslocadas da marca Empi, pedi também um pedal de acelerador do tipo roller, em alumínio. Infelizmente não consegui escapar da taxação abusiva e descarada da Receita Federal R$ 207,00 só de imposto!), mas ainda assim valeu a pena. Se fosse comprar tudo aqui no Brasil, pagaria bem mais.

.:run4fun:.











Pastilhas de freio Bosch

Há mais de 6 meses eu havia comprado um jogo de pastilhas de freio Bosch com o amigo Diego (Pomarola), o mesmo que me trouxe o velocímetro de Alfa Romeo que não coube no painel. Como o carro não estava rodando, não preocupei em buscar, pagar frete, nem nada. Quando a namorada desse voltasse para Brasília, eu buscaria. Nisso passou-se este tempo todo. A peça ficou enchendo o saco da sogra dele e eu sem tempo de buscar. Então um dia ele veio pra Brasília, tomamos umas cervejas e peguei as pastilhas.








Rodas 1000Miglia Cup1 7,5x17" 5x100 ET 35mm

Quando almoço, sempre deixo o pedaço mais tenro de carne para a última garfada. É sempre assim. Com esta postagem não poderia ser diferente. O problema é que às vezes a última garfada amarga...

Não sou muito de ficar falando as coisas antes de acontecerem. FAÇO acontecer e logo depois falo. Só que quando a emoção é grande, deixo escapar algo e geralmente TOMO NO CÚ!

Rolou assim:
Um funcionário meu queria as Lambo, mas para pagar em diversas vezes. Sem as rodas o Fusca não andaria, com elas ficaria feio (admito).

Um dia desses encontrei essas rodas anunciadas num site daqui de Brasilia e mandei a proposta de troca, que foi negada. Só que o cara que as estava vendendo está de mudança e aceitava parcelar na loja o valor da compra em troca das rodas. Porra... eu não iria ficar com dois jogos de rodas lá em casa, mas poderia passar as rodas para o meu funcionário, pegava as rodas do cara, eles se acertavam na loja e eu só complementava o valor. Tá...

Tudo certo, tudo combinado para sábado passado às 10h na loja para fazermos os escambos. Eu cheguei lá às 09:30hs tamanha excitação. Levei as Lambo para desempenar e entregar elas justinhas pra não ter enchessão de saco posteriormente.

Foi dando 10:00, 11:00, 12:00... 14:00hs e nenhum dois dois FDPs me ligava ou atendiam o fone. Fui pra casa puto, PUTO, P-U-T-O da vida e já tava pensando em ligar pra loja e mandar pintar as Lambo de preto pois era melhor ficar com elas.

Lá pelas 17:00 o dono das rodas me liga: "Pow cara, tava bebasso, ruinzão... desculpaê... blá blá blá... marcamos durante a semana, ok?" Tá...
Logo depois liga o funcionário: "Pow cara, meu celular deu pau, perdi os contatos... blá blá blá..." Tá... o carinha das rodas ia me ligar e combinavamos outro dia.

Trabalhei o Domingo inteiro e umas 18:30hs o cara das rodas me liga: "Tá com tempo? Vem ver as rodas!". O lance é que era longe pracaralho! Já estava escurecendo e eu MORTO de cansado, mas durante a semana seria complicado. Lavei o rosto e sentei o pé. 30km mais tarde...

Conversamos bastante, esclareci a situação, deixei claro as condições do meu funcionário e como eu agiria. Tudo certo e o cara sentiu confiança no papo. Não estava mentindo em nada, então não haveria preocupação. Fui me despedindo e ele manda:

"Já quer levar as rodas?"

o.O
O cara nunca me viu, não deixei nem R$ 0,01 de garantia e ele já me passou as rodas.
Liguei pro meu funcionário lá na casa dele, coloquei no viva-voz e contei como tudo estava acontecendo pra ficar tudo em pratos limpos. Todos acordados, trouxe as rodas para casa e hoje acertamos todos os detalhes pendentes.

Tô feliz pracaralho!

Sobre as rodas:
Rodas 1000 Miglia (italianas) réplicas da Cup1
Medidas 7,5x17" ET 35 furação 5x100mm

Sobre os Pneus:
2 Pirelli Dragon 215/45-17" (meia vida)
2 Continental ContiSport 215/45-17" (zeradinhos)

Os que estavam nas Lambo eram 225/45-17". Agora é que quero os 195/40-17" pra dianteira mesmo!!! Possivelmente vou pintá-las de preto fosco com as bordas polidas. As rodas estão zeradinhas e não tem marcas de solda, bordas comidas... estão com algumas marquinhas, mas nada demais. O cara que me passou elas era o único dono delas (desde 2007, até com NF) e só vendeu porque agora anda de Jetta (5x112mm), além de estar mobiliando a casa.

Quase jogo a patroa pra fora da cama pra dormir com as rodas.











Tudo estava muito lindo, mas na quarta-feira combinada o dono das rodas não conseguiu se desenrolar e marcamos para o sábado. Uma postagem no Facebook demonstrava o que tinha rolado... é, deu merda:

Ser homem é, antes de mais nada, honrar as calças que veste.
Não bater em mulher, brigar com alguém do seu tamanho... isso são coisas secundárias, mas não de menor importância.
Ser homem é ter palavra e honrá-la mais do que juras de amor eterno.
Ser homem é falar que vai fazer e realmente fazer, independente da intervenção de outros.
Ser homem é segurar as pontas mesmo quando as duas pontas da corda estão por ruir.
É poder acordar pela manhã e bater no peito, cumprindo tudo aquilo que lhe foi incubido.
Ser homem é honrar suas dívidas feitas por palavra a um amigo e jamais deixar de saldá-la, sabendo que o preço a ser pago, não é o combinado, mas a confiança, a descência, a sua hombridade moral e toda a amizade conquistada a duras penas.

Construir uma amizade, ter credibilidade, cumprir com suas obrigações... FAZER A PORRA TODA DAR CERTO QUANDO DEPENDE DE VOCÊ!!!

Prometeu? Cumpra! Tem que dar o cú, vender um rim, arrancar um braço fora pra poder fazer cumprir a sua palavra? FAÇA! Tua palavra vale mais que qualquer esforço.

Um homem sem moral, sem credibilidade é a mesma coisa que NADA!

PORRA! Será que é tão difícil ser homem?
Vai ver que é por isso que tem tanto MOLEQUE nesse mundo!


Vou reproduzir aqui o mesmo texto que postei no RatVolks, pois é muita coisa e no auge da minha revolta, foi a melhor maneira que consegui me expressar:

A negociação era entre meu funcionário, o dono das Cup1 (Gustavo) e eu.

Falei que queria vender as Lambo pra pegar umas rodas mais bacanas e o funcionário disse que queria elas. "Ok, R$ 1.500,00 na minha mão e elas são suas." - disse eu. Mas o cara tava sem $$$ e disse que quando fosse comprar as rodas, eu podia pagar que ele ia me pagando ao longo dos meses que eu parcelasse as que eu iria pegar. Inicialmente pensei nas SprintStar 4x130mm (iguais as do Berghetto) pra pegar lá pra Março/2012 pois precisava colocar o Fusca pra andar primeiro, sem gastar muito. Isso era em Outubro de 2011! Tá, tudo bem. Descontar ia ser moleza.

Chegou em Janeiro de 2012 e o Gustavo apareceu num site aqui de Brasília anunciando as Cup1. Endoidei!!! Fiz a proposta de troca e ele negou pois estava saindo da casa dos pais para morar só e preferia vender para comprar cama, fogão, armários... mas disse que poderiamos ir numa loja, ele comprava algo no valor das Cup1 e eu dividiria o pagamento em quantas vezes a loja aceitasse. Falei que tinha um funcionário querendo minhas rodas e perguntei se ele aceitava que o outro entrasse na jogada. Aceitou.

Armei todo o esquema BONITO! Iriamos um dia na loja que o Gustavo escolhesse, eu pagaria minha parte a vista e o funcionário se virava com o parcelamento do valor acordado das minhas Lambo. Tudo certo, tudo ok. No dia combinado levei as Lambo para desempenar pra entregar tudo certinho para o funcionário pra não ter enchessão de saco posterior. O Gustavo não apareceu e o funcionário deu uma desculpa pra lá de deslavada. Já fiquei cabreiro com os dois. Isso era um sábado.

No Domingo a tarde o Gustavo me liga e chama pra ver as rodas. LOOOOOOOOOOOOONGE pracaralho, mas como a semana ia ser corrida, fui lá. Conversei TUDO e TODOS os detalhes da negociação e liguei para o funcionário na hora para confirmar que estava tudo certo. Estava...

O Gustavo confiou e ofereceu que eu levasse as rodas. Agradeci imensamente pela confiança e nem R$ 0,01 eu deixei de garantia. Só palavra. Marcamos para o próximo final de semana para acertar as contas na loja da escolha dele, às 11:00hs e o funcionário ficou de acordo.

No sábado, 09:30hs o FILHO DA PUTA do funcionário me manda um SMS pedindo inúmeras desculpas e dizendo que não conseguiu cheques para dividir, nem cartão para parcelar. POOOOOOOOOOOOOOOOORRA!!! O cara teve mais de um mês para poder agilizar tudo e me fode com isso no último momento?! VAI TOMAR NO MEIO DO CÚ!!!

Esqueci de toda a educação que meus pais me deram e liguei pra ele na hora. Minha irmã falou que eu parecia o Cap. Nascimento (Tropa de Elite) falando com o cara ao telefone:
- Você tá de palhaçada com a minha cara? Como é que você faz uma merda dessas na última hora? Isso não é coisa de homem! Isso é coisa de moleque!!! MOLEQUE, MO-LE-QUE!!! Quero minhas coisas na empresa amanhã SEM FALTA!!!
- Desculpa, cara! Vou ver se arranjo a $$$ até quarta. Mimimimi

Na moral... eu tava espumando pela boca de tanta raiva!

Desliguei e na hora liguei pro Gustavo. Pedi inúmeras desculpas e fui bem claro: Eu iria cumprir com a minha parte. FODA-SE que o FDP do funcionário não tem palavra! Eu prometi, peguei as rodas e iria cumprir com a minha parte.

Tinha uma $$$ guardada para poder arrumar o Fusca, pagar M.O., comprar peças que estão faltando na montagem... e transferi tudo pro cara.

Aprendi desde cedo que palavra de homem vale mais que dinheiro e não seria por causa de um filho da puta desses que eu iria zuar tudo aquilo que levei tanto tempo para construir. Mas que tava PUTO de ter que gastar dinheiro nesse momento com isso, ah tava.

Enfim... as Lambos voltaram, mas as Cups vão para o Fusca.

Meu pai voltou de viagem e foi logo ver as Cup... apaixonou (bom sinal!) Disse que ficariam bem legais no Fusca, melhores que as outras (Lambos).

Como as Lambos já estavam desempenadas, agora elas foram para a pintura. Mandei pintar de preto-brilhante e por estarem montadas em pneus 225/45-17" vou colocar elas no Corolla (preto) do véio pra ver como vai ficar. Vou deixar ele rodando com elas até que os pneus se acabem. Depois vejo se vendo elas, se monto outro jogo de pneus pra ficar com dois jogos de rodas, se enrolo mangueira, se taco fogo... já me passaram tanta raiva que nem quero elas por perto agora.

A Gorete não vai poder andar por agora. Me descapitalizei completamente, comprei material escolar das minhas duas filhas, tenho uma reforma para fazer e contas para pagar. Vou juntar trocados novamente para montar ela mais tarde, mas isso foi um banho de água fria. Cortou meu tesão legal!

Bola pra frete...


Agora eu tenho em casa dois jogos de rodas, um monte de peças, um Fusca parado sobre cavaletes e uma mãe ALUCINADA com a bagunça de tanta tralha na casa dela.




Rodas Lamborghini Galardo Black 7,0x17" 5x100 ET 35mm

A venda: R$ 1.700,00

Então peguei as Lambo de volta e mandei pintar de preto brilhante. Ficaram LINDAS! Desempenadas, alinhadas, balanceadas e... BLACK!!! Elas iriam para o Corolla do meu pai, mas não couberam por conta dos prisioneiros originais. Como o carro está na garantia e meu pai não abre mão disso, as Lambos estão paradas e a venda. Quem tiver R$ 1.700,00 leva elas lá de casa! Lembrando que estão montadas em pneus Pirelli e Continental de medidas 225/45-17" em bom estado.






Manômetros ODG GII 52mm - Óleo e Combustível

Ganhei-os do amigo Rodrigo do Digus.com.br, para o qual redijo matérias há quase 10 anos. Ele receberia algumas peças como forma de pagamento e pediu que eu escolhesse os manômetros que precisava. Disse que não precisava e blá blá blá, mas já estava comemorando e fazendo planos para os presentes.

Fomos na loja do amigo Eric da Retão Auto Parts e escolhi estes.



São dois manômetros (óleo e combustível) ODG GII de 52mm com fundo preto e aro prata para combinar com o RaceTach 5" e com o painel do Fusca. São zerados!!!

Inicialmente pensei em colocá-los em um suporte logo abaixo do painel, mas como meu painel não possui espaço para o rádio (é liso), acho que vou colocá-los alí no centro junto com um hallmeter.


Pedaleiras Sparco

Como tinha desmontado o Siena para vender as peças ao carinha lá, pedaleiras e barra anti-torção superior foram retiradas. As pedaleiras Sparco eu desisti de vender e vou colocá-las no fusca quando for instalar o pedal roller do acelerador, daí já desmonto, pinto os pedais, furo, instalo as pedaleiras e monto o roller.




Era pra levar a Gorete pra oficina essa semana, mas ao ligar lá para agendar o dia, uma péssima notícia: vou ter que aguardar mais alguns dias até que folgue um pouco mais de espaço por lá. Com o carnaval, o número de revisões aumentou muito e a oficina está lotada. Como é meu tio que vai montá-la e eu preciso encaixar minha agenda de trabalho (para poder tirar uns dois dias de folga e cuidar dos detalhes da montagem) com a agenda da oficina, provavelmente ela só vai pra lá depois do dia 10/03. Até lá, vou arranjando mais tralha pra comprar.

Organizei minhas coisas numa das malas que tenho para compor o projeto. Ao terminar de guardar tudo, a surpresa: parecia uma caixa de pandora.





Até quando dá merda, a porra desse Fusca tem me feito feliz.

Pra espantar a zica, mau-olhado e demais coisas ruins, nada melhor que a benção e proteção divina (presente de mamãe):



Fusca não tem cara de "Gisele". Sei lá... eu associo a uma mulher magra, alta, bonita, chique, requintada... "Gorete" me parece aquelas tias gordas, engraçadas, bonachonas, que cozinham bem pracaralho, tem um papo massa e cativam pelo jeito, pela personalidade... não pelo que possuem ou por seus atributos físicos.

Foto engana pracaralho. Tem muita coisa pra arrumar ainda e, ainda hoje, tenho a leve impressão de estar salgando carne podre, pois a carroceria já apresenta algumas coisas a serem refeitas. Isso que o carro nem anda, não fica no sereno, não pega sol...

Se comparassemos um Porquinho da Índia com uma Rato, a Gorete estaria mais para uma ratazana de esgoto daquelas bem faceiras.

Abraços!

::[BLACK FRIDAY] BMW 3 Series::

Simplesmente ORGÁSMICA!





As rodas são as belíssimas Impul Silhouette C1

Ótimo final de semana a todos.

::[WHITE MONDAY] VW Voyage::

Se a sexta-feira é negra, a segunda-feira é branca!!!

O Voyage de Francis Sequinel foi tirado da concessionária em 2012 e já trocou de rodas duas vezes, além de receber alguns upgrades bacanas que realçaram ainda mais a beleza das linhas do veículo.

Antes mesmo de ser emplacado, entraram em cena as belas rodas Motegi SP5R de 18" calçadas com "ridículos" pneus 205/35-18".

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Depois de algum tempo rodando completamente "clean", as rodas foram substituidas por um jogo de belas König Feather Gold montadas em pneus Maxxis Z4S de medidas 195/40-17". Além disso, ganhou película e lâmpadas de xenon de 3.000K nos faróis de neblina.

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Mas com a diferença entre as 18" e as 17", a altura passou a incomodar e o vão entre o pneu e a caixa de ar ficou maior. Um novo acerto de molas e amortecedores deixaram o belo Voyage a contento.

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O motor 1.nada dá conta do recado, até porquê não é exigido ao limite. Para levar o pequeno herdeiro e algum material de trabalho, o Voyage faz bonito e chega bem apresentável a qualquer evento.

Abraços e boa semana!