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::VW Fuscas '59 e '69 - Diferença de gerações::

Particularmente, creci com a educação de que o irmão mais velho tem que ser o bom exemplo. Lá em casa somos minha irmã e eu apenas, mas sempre fiz questão de mostrar para ela como as coisas tem e devem ser feitas. Não que eu seja um ótimo exemplo a seguir (muito pelo contrário), mas ante ela, sempre me policiei para que minha impressão fosse a melhor possível.

Pelo jeito, este tipo de educação é seguido à risca em muitos outros lares, pois ao conhecer a história dos irmãos Márcio e Marcelo Bortolotto, de Farroupilha/RS, notei que os bons exemplos de família geralmente rendem bons frutos.




'69
Marcelo ainda frequentava a escola e seu irmão Márcio ia buscá-lo às saídas de aula quando o VW Fusca '69 Bege apareceu na vida dessa família. O carro era de uma senhora que o utilizava para buscar os filhos na escola e ao vê-lo todos os dias, Márcio acabou apaixonando-se pelo veículo.

Foram meses e meses de insistência para que a senhora vendesse o carro para Márcio. Isso em 2002 e Márcio tinha apenas 17 anos. Com algum esforço, economias e dedicação, o VW '69 finalmente foi vendido e Márcio realizou o sonho de poder adquirir seu Fusca em perfeito estado e completamente original, exceto pelos bancos e pneus.

De lá para cá o Fusca'69 ganhou diversos acessórios e hoje ostenta um belo jogo de rodas Mangels cromadas réplicas do Porsche 356. Feixe de molas e amortecedores foram substituidos por um kit de suspensão a ar que permite que o Fusca'69 rode baixo e tranquilamente pelas ruas de Farroupilha ou encare alguns obstáculos da cidade sem perder a compostura e, principalmente, sem macular intocada carroceria com raspadas e batidas desnecessárias.

Internamente o VW recebeu bancos Recaro derivados do Gol GTI forrado em couro, volante billet forrado em couro e um belíssimo teto solar em lona do tipo ragtop. A sonorização é composta por um MP3 Player Pioneer com dois alto falantes de 6" nas portas e um par de 6x9" na tampa traseira. Um hack de teto da Bulgarelli para ser utilizado com o ragtop já foi encomendado. Estilo, conforto e sol na cabeça!

O motor apresenta um visual bem limpo, sem fios expostos, sempre limpo e bem acertado. O virabrequim ganhou uma polia Empi graduada para facilitar o acerto. Da mesma marca vieram peças decoradores em acrílico. O respiro de óleo cromado dá uma sensação de limpeza ainda maior ao conjunto que conta também com a capelinha do motor 1200 de melhor refrigeração. Um kit de pistões e camisas do motor 1.600cc foi instalado em conjunto com a dupla carburação Solex 32mm, volante do motor aliviado para favorecer a subida de giro e ignição eletrônica. Uma receita simples e eficiente para assustar alguns proprietários de carros mais novos.





'59
Seguindo os passos de seu irmão e "sofrendo" com a convivência com o aircooled de seu irmão desde seus 10 anos de idade, Marcelo acabou por se render aos encantos dos Fuscas. Economizou, guardou dinheiro, juntou tudo o que podia para, assim como seu irmão, realizar seu sonho de ter um Fusca para chamar de "seu".

Após um longa peregrinação em busca de um Fusca que valesse o dinheiro suadamente economizado e só encontrar porcarias, um amigo de Marcelo deu a dica: Uma amigo de seu pai estava reformando um Fusca'59 e não tinha mais paciência para tal empreitada. O carro já estava com funilaria e pintura feitas, além de quatro pneus novos. Casava com o bolso e a vontade de fazer um Fusca único. Isso foi em 2009 e Marcelo tinha apenas 16 anos de idade.

Com o motor completamente desmontado dentro do carro, o Fusca'59 foi de guincho para a casa dos Bortolotto e lá Márcio e Marcelo montaram o motor de forma provisória apenas para tranferir e documentar o veículo, além de curtos passeios para que Marcelo matasse a vontade de dirigir um carro "seu". As peças "oficiais" do motor estão estocadas para a construção de um motor completamente novo. "Será um 1.600cc com radiador externo de óleo, cabeçotes com um trato especial, dupla Solex 32, escapamento 4x1 que é réplica idêntica de um Merged, abafador Fatboy e faremos também a suspensão a ar com amortecedores de Chevrolet Kadett GSI e manga de eixo rebaixada, que estou à procura". Nada mal para quem está começando, mas já conhece do "esquema" como poucos.

Todo o sistema de freios foi refeito e o Fusca ganhou rodas Mangels réplicas do Porsche 356 idênticas às do Fusca de seu irmão, mas com o off-set das dianteiras alterados para ficar condizente com o estilo desejado e pintadas de preto com calota central cromada. As rodas dianteiras foram calçadas com pneus Kumho 155/60-15" e a suspensão dianteira ganhou catracas e o eixo encurtado em 10,5cm, enquanto a traseira recebeu facões reguláveis.





"Quando saímos com os Fuscas todo mundo olha, param do lado, fazem sinal de positivo e dão os parabéns. Isso é muito gratificante para nós, pois as pessoas apreciam o que nós gostamos!" - diz Marcelo.

Bons exemplos, Márcio... Bom aprendizado, Marcelo!

Grande abraço a todos!

7 comentários:

  1. Muito bom o post, parabéns!

    Gostaria de saber se poderíamos fazer uma parceria. Meu blog é o Somnuscars, de uma olhada, quando puder.

    www.somnuscars.com

    Abraços!

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  2. Olá!
    Parabéns pelo blog, muito bem escrito e com imagens de qualidade.
    Visite o meu blog meufusca1972.blogspot.com
    Abraço!

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  3. Como sempre com posts!
    Não conhecia esses fusquinhas!
    O 69 tá muito bonito e o 59 também!
    Parabéns pela matéria.
    Feliz ano pra ti!

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  4. Se as pessoas já olham com alegria para um fusca bem montado e bem cuidado, olhar para esta "fusqueata de dois modelos" eh a prova que todo zelo e bom gosto aplicados têm consistência!

    Parabéns aos irmãos pelo bom gosto! :D

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  5. amigo Rafael, poderia informar a empresa que fez esse teto ragtop, tenho interesse em fazer no meu, ficaria grato com a resposta, abs e parabens pelas reportagens excelentes.

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  6. Lindo Lindo os fukão.parabens, meu sonho é ter um desses.

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