Links

::VW Gol'80 LS Turbo::

Tem quem trate carros como pessoas, inclusive aferindo-lhes personalidades, temperamentos e outras psiquês. EU assumo que participo deste grupo.

Acredito ainda que alguns carros tem sorte e o caso deste VW Gol'80 modelo LS pertencente à Alexandre Ruske segue por este caminho. Depois de ser jogado de um lado para o outro como uma lata velha, entre um amigo e outro, sendo devolvido e enxotado, o carro caiu nas graças de Alexandre. Mesmo com muitas pendências a serem resolvidas, um motor que já não rendia mais nem para moer cana em final de feira e com a lataria castigada pelos mais de 20 anos de serviços prestados, Alexandre encarou a batalha de fazer deste exemplar, um veículo diferenciado e divertido.



Instalou um jogo de rodas que estavam paradas em sua casa ocupando espaço e rodou assim por algum tempo, mas o carro precisava mesmo de um trato. Depenou seu interior e mandou o carro para um serviço completo de funilaria e pintura. Desmontadas as partes móveis a constatação: Estava pior do que aparentava. Mas Alexandre estava na chuva, então molhou-se. Trocou toda a lataria podre por peças novas e deu um belo trato no motor 1.500cc refrigerado a ar que mais vazava óleo do que o utilizava.












Com a funilaria pronta, hora de instalar o interior de volta. Tudo feito pelas mãos do proprietário que foi adaptando e instalando cada peça com calma e paciência. Apenas a parte técnica de elétrica e motorização ficou a cargo de um profissional. O motor 1500 já não poderia mais voltar e Alexandre decretou seu falecimento. Em seu lugar, um 1.600cc a ar com o "sopro mágico" de uma turbina Biagio .42/.48, operando a 0,8Bar (o miolo do motor é completamente standart) instalada sobre coletores de admissão e escape da Street Race que completaram a alegria de Alexandre. Como todo motor preparado pede alguns quitutes para funcionar perfeitamente, uma bomba de óleo Schadek com filtro de óleo de Monza ajudam a manter o motor aircooled bem lubrificado (ainda falta um radiador de óleo, mas este já está sendo providenciado). "Cavalo que anda, também bebe", então foi instalada uma bomba de combustível DPL modelo GTI com um dosador Beep Turbo que alimentam com álcool os dois carburadores Solex. A ignição foi melhorada com a adoção de uma bobina Magneti Marelli do VW Gol MI, cabos de velas NGK e velas de mesma marca modelo B8ES.





A transmissão conta com diferencial 8x33 e embreagem Displatô com disco pastilhado de 780lbs que mostrou-se perfeitamente compativel com a nova configuração de boxer turbo. Tudo muito simples, tudo muito bem alocado, tudo muito bem certinho...

Então Alexandre topou com um jogo de rodas BBS originais das BMWs 540i de medidas 7x15". As rodas já foram compradas com o serviço de refuração para 4x100mm (originalmente são 5x120mm) e Alexandre tratou de pintá-las de dourado para combinar ainda mais com o "Chaleira" (apelido do Gol). Calçou as rodas com pneus Hankook Ventus Prime de medidas 195/50-15" para uma boa aderência tanto no seco quanto no molhado e partiu para uma revisão completa na parte de freios (instalando discos ventilados do VW Gol GTI na dianteira e sólidos na traseira com pastilhas Cobreq), arrefecimento e logo um módulo 3Step da ODG entrou em cena para controlar o ímpeto do carro, juntamente com um par de lâmpadas de xenônio para iluminar as puxadas noturnas.
















Internamente um enorme conta-giros de 5" da AutoGauge foi instalado sobre o painel e um suporte ostenta três manômetros de pressão Cronomac: Óleo, Turbo e Combustível, sob ele mantém Alexandre sempre informado sobre a saúde de seu brinquedo de final de semana. O corpo vai bem acomodado sobre bancos Recaro Sport. Como "Old is cool", um enorme faról auxiliar com lente amarela foi instalado sob o pára-choque dianteiro, afinal, um legítimo representante do EuroStyle em terras tupiniquins não pode fazer feio!
















As fotos clicadas por Leandro del Santo retratam perfeitamente o suor, trabalho e dedicação empenhados neste exemplar nacional de uma tendência mundial.

Abraços!

19 comentários:

  1. Haha, muito legal o Gol, me lembrou um pouco aqueles Golfs antigos (MK1 eu acho). só achei que exagerou um pouco no tamanho do farol amarelo. As rodas ficaram perfeitas!

    Curioso é a ultima foto... bem em frente a onde está escrito HIDRONOX, se reunem aos domingos, alguns fusqueteiros... lembrei da "Gorete". rss

    Alias, só percebi que era em Curitiba devido a ultima foto, da pra ver aquela caixa d'agua enorme até da minha casa!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra ca#%&lho! Lindo! Me sinto bem vendo carros assim, prova que para o carro ser bonito não precisa ser do ano, mas ter o dono certo!!! Abs!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindão!!

    Tentarei chegar perto donível desta restauração com meu pé-de-pano aircoolado.

    ABraços!!

    ResponderExcluir
  4. Top demais a goleta..
    Conhecemos de perto.
    As fotos no alto da xv ficaram perfeitas.
    Parabens

    ResponderExcluir
  5. ta mto massa o golzinho
    otimas fotos parabens
    só pergunto:com qntos cavalos ta o boxer?

    ResponderExcluir
  6. Esse gol é um dos mais fodas que eu ja vi na minha vida. Parabéns Ruske.

    ResponderExcluir
  7. ae rafa... parabens... a materia ficou show de bola. sempre muito empenho para que nossos carros sejam mais doque meios de locomoção.

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente fantástico o Gol do Husky! Acompanhei de perto o trabalho nesse carro através do forum da Volkspage e só posso elogiar o empenho e a dedicação ao Chaleirinha!

    Zerado, estiloso e com um motor forte! Parabéns pelo empenho e bom gosto meu amigo!

    Rapha, show de bola a matéria, muito completa como sempre!

    Bill

    ResponderExcluir
  9. Que carro lindo!!!
    Muito bom gosto
    Belíssimas fotos
    PARABÉNS...

    ResponderExcluir
  10. Lindo carro! nao sou fã de carteirinha deste modelo, prefiro oqe tem o pisca ao lado do farol, mas esta PERFEITO este chalerinha!
    as fotos ficaram show de bóla!
    parabéns ao fotografo ai.. ;)

    detalhe rafa, me corrija se eu estiver falando besteira, mas este nao seria um BX ao invés do LS?

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo Blog! ;)

    ResponderExcluir
  11. que saudades do ls 84, carrinho me deu meuita alegria, meu primeiro carro! Enquanto o pessoal queria carro novo eu fiquei muito feliz em ter um carro com a mesma idade que eu tinha.
    Alias esse ai ta com um visual matador heim, turbo ainda nunca tinha visto. Meus parabens ao cuidadoso dono.

    ResponderExcluir
  12. Puts, acho muito lindo esse Golzinho ! Combinação perfeita, essas BBS são lindas.

    ResponderExcluir
  13. Ae, Husky, chegou no R4F também!
    Seu carro é lindo demais, e você me ajudou muito na construção do meu.

    @ Dan: o gol da matéria é um LS, sim. O BX não tem uma série de coisas que esse tem. Sei disso porque tenho um BX 85.

    Rafa, se prepara que daqui um tempo aparece outro desses aqui no seu blog!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos!

    @Harry: AGILIZAÊ!!!

    @Paulo Keller: As fotos são obra do Leandro del Santo - www.flickr.com/leandrobmx

    ResponderExcluir
  15. o carro ficou lindo!!!tá ótimo desse jeito,mas um AP nesse cofre iria cair muito bem!!
    parabéns

    ResponderExcluir