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::Mercedes Benz SLK w/ SLR Engine::

Bom, todos que frequentam este blog já devem ter visto o vídeo deste Mercedes Benz SLK com motor de M|B SLR "lavando" uma Ferrari Enzo nas terras de Dubai, não é?! Então não vou me deter aos detalhes da "brincadeira", mas sim, do "brinquedo".

O proprietário desta monstruosidade sobre rodas é o piloto de rali Mohammed Ben Sulayem, que de posse de uma Mercedes Benz SLK 55AMG optou por um swap que nenhum outro ser-humano com suas consultas psicológicas em dia pensaria em fazer: Adaptar o conjunto motriz completo de uma Mercedez Benz SLR Mclaren no já pequeno cofre da SLK. Lembrem-se que até para a colocação do enorme V8 de 5.5L da versão AMG a os engenheiros suaram bastante, achando que este era o máximo que poderia ser adaptado.

Sai o V8 de 5.5L capaz de produzir 360cv @ 5.750Rpm para a instalação de outro V8 de 5.5L equipado com um compressor de 617cv. "Mas era só instalar um compressor no motor original!!!" - ledo engano. As estruturas dos dois motores, apesar das aparências, é completamente diferentes no tocante a suportes, conexões e demais aparatos. A simples instalação de um compressor no motor original da versão 55AMG demandaria enormes alterações, assim Sulayem optou pelo swap. "Então, por quê um motor de SLR?" - pelo simples fato de desenvolver quase o dobro da potência original de uma SLK e o fato desta pesar cerca de 400kg a menos que uma SLR.


.:run4fun:.


Como o motor comprimido da SLR demanda uma maior circulação de água, um radiador da versão 55 foi completamente trabalhado para maior circulação de fluido em suas entradas, colméia e saída, sendo instalado logo à frente do condensador do ar-condicionado, após a entrada de ar do pára-choque frontal. O reservatório de água agora compota 10L e foram instaladas ventuinhas da versão 55AMG em conjunto com dois intercoolers para resfriar o ar admitido. A temperatura medida nos intercoolers nunca passou dos 12°, segundo Sulayem. Um projeto bem pensado e executado.

O filtro de ar foi montado sobre a bateria por dois motivos: espaço no cofre e maior captação de ar fresco. Como o motor da SLR é mais longo e seus agregados ocuparam todo o espaço dianteiro, não houve melhor opção. Ainda assim, uma nova barra estabilizadora dianteira foi confeccionada para exercer sua função e permitir acomodar tudo debaixo do capô. Tá, tá bom... quase tudo... Duas aberturas foram necessárias para que o motor 5.5AMG Kompressor pudesse estar alí. A ECU utilizada é a da SLK com diversos ajustes de abertura do corpo de borboleta, controle das ventuinhas, calibragem dos bicos injetores, ignição, mapas de combustível e muito mais. O escape é complamente confeccionado em aço inox e, segundo relatos, lembra o som de carros da Stock Car norte-americana. Este SLK/R 55AMG tem medidos 740cv com 885lbf/ft de torque, dada as alterações e acerto fino, atingindo a máxima estimada de 350km/h. Sempre é possível extrair leite de pedra...

A suspensão ganhou novos ajustes nas molas e amortecedores não revelados por Sulayem, mas em um dos pontos do vídeo é possível observar que a dianteira aponta para cima em momento pleno de aceleração. A distribuição de peso praticamente não foi alterada e segue quase o padrão que um carro desta estirpe deve ter: 50/50.

Sulayem poderia ter adquirido (se é que não tem) uma SLR, mas isso não teria tanta graça quanto andar em um carro compacto com um motor de potência absurda que te faz dar largos sorrisos de orelha-a-orelha no menor dos trajetos.

P.S.: Recentemente Mohammed Ben Sulayem adquiriu uma Mercedes Benz E55AMG e colocou nela outro motor de SLR.

Abraços!

Um comentário:

  1. Olhando assim parece até que motores de SLR são vendidos ao lado de incenso nos Emirados Árabes.

    Muitos perguntariam: Qual é a graça? À esses eu nem tento explicar o quão divertido pegar um carro compacto dando banho em superesportivos.

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